Buscar

Atividade Maria Eduarda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACOL – UNIFACOL CONTABILIDADE GERENCIAL
ATIVIDADE – BSC
Aluno: MARIA EDUARDA DA SILVA 
1. O que é Balanced Scorecard e qual sua relação com Planejamento Estratégico?
O Balanced Scorecard é um método que volta-se ao gerenciamento da estratégia das empresas, isto é, continua medindo os resultados financeiros, mas complementa-se também com medidas não financeiras resultantes de estratégias empresariais, sua relação com o planejamento estratégico fundamenta-se no fato das ferramentas que são disponibilizadas com objetivo principal de permitir que os gestores trabalhem pensando no futuro da empresa, auxiliando no cumprimento das metas organizacionais. 
2. Quais são as quatro perspectivas do BSC? Explique cada uma delas, citando um exemplo.
As quatro perspectivas do BSC são: Perspectiva Financeira, perspectiva de clientes, perspectiva de processos internos e perspectiva de aprendizado e crescimento. A perspectiva financeira diz respeito a lucratividade e o retorno financeiro, ou seja, trata dos objetivos financeiros da empresa no prazo estabelecido pelos gestores, como exemplo, pode ser o aumento das fontes de receitas. A perspectiva de clientes como o nome já diz tem como foco principal o cliente, buscando garantir que dentre o prazo estabelecido como meta, a empresa além de ter lugar no mercado tenha uma quantidade boa de clientes, como exemplo, pode ser o aumento do índice de satisfação do cliente. A perspectiva de processos internos trata da identificação dos processos que possuem mais impacto na empresa com o objetivo de direcioná-los a excelência, como exemplo pode-se mencionar o fato de tornar o atendimento ao cliente mais ágil. A perspectiva de aprendizado e crescimento, por sua vez, busca definir objetivos estratégicos que visem tornar a empresa mais capaz de realizar suas ações, como exemplo temos a capacitação dos colaboradores em uma língua estrangeira, quanto mais qualificação possuírem, melhor executarão seus trabalhos e consequetemente a empresa terá resultados melhores. 
3. Pesquise na internet duas empresas que utilizam o BSC e cite-as, indicando resultados.
Duas empresas que podem ser mencionadas que utilizam o BSC são a Gerdau e o Unibanco. Na Gerdau, o maior entusiasta da implantação do BSC é seu presidente, Jorge Gerdau Johannpeter, ele também dedica-se a buscar soluções que possam ajudar os órgãos do setor público a se desenvolverem, em uma pergunta que realizou a David Norton, um dos criadores do BSC, quando falou de exemplos de uso do BSC no setor público e resultados revertidos a população obteve a seguinte resposta da prefeitura de Charlotte na Carolina do Norte: O BSC é utilizado para unir os setores da cidade em uma única missão: Colaborar para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, onde cada uma das partes envolvidas monta seu próprio BSC baseado nas contribuições que podem dar, uma vez por ano, o BSC da cidade é publicado no jornal com um relatório do prefeito sobre o andamento do processo e os resultados são fantásticos. O Unibanco adotou o BSC há cerca de quatro anos e desde então seu uso do método passou a ser considerado como um dos mais bem – sucedidos entre as empresas do país. Em sua visita ao Brasil, David Norton incluiu o Unibanco no Hall of Fame do BSC, com quatro unidades de negócio, o desafio permanente do Unibanco é alinhar as estratégias de cada uma delas à visão corporativa.

Outros materiais