Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Exercício de Alfabetização e Letramento e Fundamento e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
1 - Como processo de leitura acessível às crianças pequenas, as histórias em quadrinhos são tão válidas quanto os livros de figuras. Dessa forma, destaca-se que as crianças, ao lerem as histórias em quadrinhos, se divertem e satisfazem a uma necessidade interior, de crescimento mental, inerente ao ser em desenvolvimento. Por ter uma linguagem simples e imagens coloridas, os quadrinhos atraem as crianças e jovens com mais facilidade. (COELHO, N.N. A literatura infantil. São Paulo: Quiron Global, 1982). Nessa perspectiva, sobre as histórias em quadrinhos e o processo de ensino e aprendizagem da língua é correto afirmar:
A - A literatura, nas histórias em quadrinhos, torna-se apenas visual e não estimula o ânimo de ler e nem a imaginação.
B - Apesar das crianças divertirem-se com os personagens dos quadrinhos, estas não devem fazer parte dos livros didáticos de língua portuguesa.
C - As histórias em quadrinhos, pela forte expressão de imagem visual, comprometem a análise oral e traz à tona uma série de dificuldades das mais variadas, entre elas a ortografia e a pontuação.
D - As histórias em quadrinhos, por integrarem a figura ao texto, auxiliam no processo de alfabetização da criança.check_circleResposta correta
E - Esse tipo de leitura deve continuar a ser recriminado pelos professores.
2 - O modelo de ensino do código escrito, centrado na mecânica da leitura e da escrita, foi, em parte, responsável pelo surgimento do chamado analfabeto funcional, aqueles indivíduos incapazes de utilizar a língua escrita em práticas sociais, particularmente naquelas que se dão na própria escola, no ensino e no aprendizado de diferentes conteúdos e habilidades. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, que modelo de ensino é este:
A - Modelo Codificador do ensino do código escrito.
B - Modelo Escola novista do ensino do código escrito.
C - Modelo Repetitivo do ensino do código escrito.
D - Modelo Tecnicista do ensino do código escrito.
E - Modelo Tradicional do ensino do código escrito.check_circleResposta correta
3 - As propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997) partem da linguagem como atividade discursiva, o texto como unidade de ensino e a noção de gramática como relativa ao conhecimento linguístico. As principais premissas para o ensino da língua materna contidas nesses documentos são: 1) o texto como objeto central do ensino; 2) a questão dos gêneros textuais; 3) a questão da coesão e da coerência de um texto; 4) o desenvolvimento da competência discursiva textual. Nesse sentido, torna-se evidente que o ensino de Língua Portuguesa deve ter como componente principal:
A - A frase.
B - A letra.
C - A palavra.
D - A sílaba.
E - O texto.check_circleResposta correta
4 - Diante dos fundamentos sobre alfabetização e letramento, sabe-se que as duas entidades possuem significados diferentes e de grande importância. Assim,o professor deve tomar alguns cuidados para envolver os alunos no processo de construção da escrita, tais como:
A - Acesso à escola do ensino fundamental, a partir dos 7 anos de idade com atividades pedagógicas educativas.
B - Criar um ambiente letrado, que a leitura e a escrita estejam presentes, mesmo antes que a criança saiba ler e escrever convencionalmente.check_circleResposta correta
C - Disponibilizar lápis, papel e livros para crianças produzirem seus textos durante o processo de aprendizagem.
D - Disponibilizar papel, revistas, materiais diversos, tesoura, cola e cartolina e deixar o aluno se expressar livremente, pois aos poucos e dentro de seu ritmo se dará a aprendizagem.
E - Proporcionar apenas na educação infantil atividades educativas como leitura de histórias, atividades lúdicas para desenvolver o processo de aprendizagem.
5 - O modelo tradicional sobreviveu durante vários anos porque demonstrava sua utilidade em uma sociedade em que as relações eram menos complexas, com grau inferior de grafocentrismo, não sendo exigido, principalmente dos trabalhadores, muito mais que o domínio mecânico do código escrito. Esse fato implica a constatação dos avanços realizados envolvendo a utilização da língua escrita nas situações em que é necessária, lendo e produzindo textos. E para essa nova dimensão da entrada no mundo da escrita que se cunhou uma nova palavra: letramento. Esta nova condição serve para designar alguns aspectos. Sendo assim, analise as asserções a seguir:
I.Esta serve para designar o conjunto de conhecimentos em práticas sociais.
II.Esta serve para designar o conjunto de atitudes em práticas sociais.
III.Esta serve para designar o conjunto de capacidades para usar a língua em práticas sociais.
É correto o que se afirma em:
A - I.
B - II.
C - III.
D - Somente I e II.
E - Todas as alternativas.check_circleResposta correta
6 - No livro Alfabetização: fundamentos, processos e métodos, a autora Veridiana destaca que, de acordo com Bregunci (2006, p.32), atualmente a organização das atividades em torno da alfabetização deverá levar em conta alguns aspectos. Considerando estes aspectos, assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )A progressão de níveis do trabalho pedagógico, em função dos níveis de aprendizagem dos alunos e da natureza das atividades, envolvendo conceitos e procedimentos pertinentes aos diversos componentes do aprendizado da leitura escrita.
( )A compreensão e a valorização da cultura escrita, a apropriação do sistema de escrita, a oralidade, a leitura e a produção de textos escritos. Dependendo do nível atingido pela classe, por grupos ou duplas de alunos, todo o planejamento poderá ser reorientado, em busca de alternativas de métodos, de materiais didáticos e de reagrupamento de alunos, sempre tendo como meta mais ampla, sua progressiva autonomia em relação aos usos da língua escrita.
( )A exposição de livros, dicionários, revistas, rótulos, publicidade, notícias do ambiente escolar, periódicos da comunidade ou do município, cartazes, relatórios, registros de eleições e muitas outras possibilidades excluem a inserção dos alunos em práticas sociais de letramento, ultrapassando formas artificiais de etiquetagem ou de treinamento da escrita em contextos estritamente escolares.
( )Durante a alfabetização, não há a necessidade do estabelecimento de rotinas diárias e semanais capazes de oferecer ao professor um princípio organizador de seu trabalho, desde que atenda a dois critérios essenciais: a variedade e a sistematização.
( )A criação de um ambiente alfabetizador, ou de um contexto de cultura escrita oferecido pelas formas de organização da sala e de toda a escola, capaz de disponibilizar aos alunos a familiarização com a escrita e a interação com diferentes tipos, gêneros, portadores e suportes, nas mais diversas formas de circulação social de textos.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
A - F F F F F.
B - F V V F F.
C - V F V V F.
D - V V F F V. check_circleResposta correta
E - V V V F V.
7 - De acordo com Smolka (1991), não se pode reduzir o processo de aquisição da linguagem escrita a fases, mas deve-se compreendê-lo como uma progressão de ações e noções. No início, o gesto; movimento comunicativo das mãos, dos braços, das pernas, da cabeça, do rosto, do corpo todo. Movimento que se apura, torna-se mais complexo na interação com os outros; vai ganhando cada vez mais sentido na imitação, na repetição, no ritual, nos jogos cotidianos das relações sociais. Depois, o jogo simbólico, o faz de conta, o imaginário feito gesto, feito palavra. A criança se movimenta, age, pensa, inventa; transforma as coisas, o mundo, cria e usa do simbólico. Depois, também, o gesto e o jogo, marcados na areia, na terra, no papel; são os primeiros rabiscos. É a produção de traçados, a exploração do movimento, a possibilidade de registro do gesto comunicativo. Aos poucos, o aperfeiçoamento desse registro e gradativamente a compreensão da diferenciação entre o desenho e a escrita. Considerandoas ideias expostas sobre a aquisição da linguagem escrita, é correto afirmar que:
A - Esses acontecimentos não devem receber atenção por parte do educador. Entretanto, é importante esclarecer que existe uma escrita convencional, que não só é usada como também cobrada pela sociedade.
B - Faz-se necessário reiterar que, na fase da alfabetização, a criança não faz uso da escrita mostrando erros na forma ortográfica por basear-se na forma fonética. Esses erros, ao contrário do que se pode pensar, não revelam imaturidade ou falta de domínio por parte do educando.
C - O ensino da língua portuguesa, durante o processo de alfabetização, baseia-se no funcionamento da língua, e iguala-se à abordagem dada em outras séries, devido ao conhecimento, característico do aluno em classes de alfabetização, quanto à escrita e à leitura.
D - Quando se inicia o processo de alfabetização a criança deverá ser inserida na norma culta da língua portuguesa, por parte do professor através da leitura e da escrita.
E - Todas as atividades de estimulação da linguagem escrita devem ser contempladas de forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, para que a criança sinta prazer em ler e escrever. check_circleResposta correta
8 - Como processo de leitura acessível às crianças pequenas, as histórias em quadrinhos são tão válidas quanto os livros de figuras. Dessa forma, destaca-se que as crianças, ao lerem as histórias em quadrinhos, se divertem e satisfazem a uma necessidade interior, de crescimento mental, inerente ao ser em desenvolvimento. Por ter uma linguagem simples e imagens coloridas, os quadrinhos atraem as crianças e jovens com mais facilidade. (COELHO, N.N. A literatura infantil. São Paulo: Quiron Global, 1982). Nessa perspectiva, sobre as histórias em quadrinhos e o processo de ensino e aprendizagem da língua é correto afirmar:
A - A literatura, nas histórias em quadrinhos, torna-se apenas visual e não estimula o ânimo de ler e nem a imaginação.
B - Apesar das crianças divertirem-se com os personagens dos quadrinhos, estas não devem fazer parte dos livros didáticos de língua portuguesa.
C - As histórias em quadrinhos, pela forte expressão de imagem visual, comprometem a análise oral e traz à tona uma série de dificuldades das mais variadas, entre elas a ortografia e a pontuação.
D - As histórias em quadrinhos, por integrarem a figura ao texto, auxiliam no processo de alfabetização da criança. check_circleResposta correta
E - Esse tipo de leitura deve continuar a ser recriminado pelos professores.
9 - O modelo tradicional do ensino do código escrito foi, crescentemente, criticado em função das mudanças ocorridas nas relações sociais, nas relações de trabalho, que passaram a exigir novos e mais complexos padrões para o exercício da cidadania, o que também envolveu os usos sociais da leitura e da escrita centrados na questão do significado subjacente ao texto lido ou produzido. Estas críticas foram resultado da criação de um novo analfabeto presente na sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde ao tipo de analfabeto que começou a ser formado a partir deste modelo de ensino:
A - Analfabeto Escritor.
B - Analfabeto Funcional. check_circleResposta correta
C - Analfabeto Leitor.
D - Analfabeto Memorial.
E - Analfabeto Social.
10 - No capítulo sobre Aquisição e desenvolvimento da linguagem, de nosso livro didático, nos é apresentado que “para a criança se tornar capaz de utilizar sua primeira língua como meio de comunicação, necessariamente, precisará passar por um processo de aquisição” (ALMEIDA, 2010, p.27). Sobre esse processo é INCORRETO afirmar:
A - A aquisição e o desenvolvimento da linguagem ocorrem na criança sem a necessidade de sua interação com sua comunidade linguística. check_circleResposta correta
B - A criança interage com a linguagem antes de chegar a escola, por meio de transformações e utilizações permitidas e exigidas nos espaços em que se insere.
C - É a escola que processará a heterogeneidade no contato com a linguagem, sendo essa ação fundamental para as posteriores relações, atitudes e crenças da criança no tocante à linguagem adquirida na escola.
D - O confronto entre a linguagem utilizada pela criança em seu contexto linguístico e linguagem do espaço escolar irá gerar desconforto para a criança.
E - O processo de aquisição da linguagem ocorre por meio da linguagem enquanto ação sobre o outro e sobre o mundo.

Mais conteúdos dessa disciplina