Buscar

Estudo Dirigido AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAROLINA DE SOUZA CARNEIRO
MATRÍCULA: 201603415602
Estudo Dirigido – Psicologia Comunitária
1) Defina representações sociais e explique a importância desse conceito para a psicologia comunitária.
Conjunto de conceitos, proposições e explicações criadas na vida cotidiana que permite às pessoas interpretar e conceber aspectos da realidade para agir em relação a eles.
2) Como o estudo científico das representações sociais pode guiar políticas públicas em comunidades?
O estudo científico promove o protagonismo social e autonomia das pessoas, dos grupos, das comunidades, isso implica no exercício fundamental do direito à liberdade. Precisamos escutar as narrativas das minorias e levá-las em conta para formular um contexto mais abrangente de análise e criar políticas públicas.
3) Com base na intervenção discutida em sala na comunidade de Muzema, apresente algumas estratégias que podem ser empregadas na prática de um psicólogo comunitário.
Interagir com os líderes comunitários e, depois, com outros moradores. Muitas práticas em Psicologia Comunitária começam nas instituições. No início das nossas atuações no posto, procuramos fazer visitas e entrevistas.
4) Ainda a partir do caso de Muzema, explique a postura do psicólogo comunitário no que diz respeito à sua entrada na comunidade e ao diagnóstico profissional.
Assumimos uma postura que valoriza o processo vivido pelo grupo e não temos uma visão que enfatiza apenas o produto. Pensamos constantemente nos diferentes movimentos e momentos que atravessamos e que a abertura para esse movimento “grupo e comunidade” é condição fundamental para seguirmos adiante.
5) Quais os principais resultados observados por psicólogos comunitários em sua prática? Relacione a sua resposta com os conceitos de autonomia, identidade e resistência.
Os resultados mostraram que os discursos das mulheres indicavam pistas de problemas compartilhados, mas que, na contemporaneidade, são vistos como algo centrado no plano individual. A valorização das falas em sua singularidade, além da não generalização de um percurso de sujeitos excluídos, impede a desqualificação da potência de sujeitos moradores das comunidades e a homogeneização das subjetividades que observamos.
6) De que maneira um psicólogo comunitário pode atuar com grupos de refugiados? Quais são as principais fontes de sofrimento desse grupo e como o psicólogo pode ajudar a reduzi-lo?
Buscar a construção de um novo cotidiano, sem negligenciar a complexidade das experiências, os modos culturalmente situados de vivenciar processos de saúde e doença, produzindo intervenções tecnicistas e estereotipadas. O desafio não reside apenas na aplicação técnica do trabalho, mas em pensar as próprias bases da Psicologia e os efeitos concretos da sua ação, entendendo o sofrimento como uma experiência social, psicológica e política.

Outros materiais