Buscar

AD2 - Análise de políticas públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Veronica Araujo Cipriano Campos
	Curso: Tecnólogo em Segurança Pública
	Matricula: 19113150450
	Polo: Belford Roxo
Questão 1.
Nossa primeira atividade será para você exercitar a compreensão do que é soberania e o que são bens públicos. A soberania como pudemos ler até aqui, pode ser traduzida, também, pela capacidade que o Estado possui em criar leis e normas. Nesse sentido normas para gerir, organizar, distribuir os bens públicos. A partir desses conceitos, escreva sobre a relação entre soberania, bens públicos e política pública e busque na mídia exemplos de exercício de soberania na formulação de políticas públicas
 
RESPOSTA: Soberania é o poder absoluto de um ESTADO/NAÇÃO, este conceito é relacionado como autoridade suprema, no âmbito de um país. É a capacidade do Estado de produzir leis e executá-las, através da soberania é concedida a população políticas públicas que são fundamentais para enaltecer esse poder soberano do Estado através de leis que os norteiam num processo civilizatório. A soberania se manifesta, principalmente, pela constituição de um sistema de normas jurídicas capaz de estabelecer as pautas fundamentais do comportamento humano. A soberania tem como característica ser una, indivisível, inalienável e imprescritível.
 Os bens públicos são todos os bens pertencentes a sociedade, podendo ser desde uma praça até um hospital, então bens públicos são bens que pertencem às pessoas de direito público que são: União, Estado, Municípios, o DF e as fundações públicas. 
 Dessa forma um exemplo de soberania na formulação de política pública atualmente é o Auxílio Emergencial, que é uma iniciativas do Governo Federal para minimizar os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus (COVID-19) para a parte mais vulnerável da população.
Questão 2.
Nessa atividade nosso objetivo é que você explore a leitura que acabamos de realizar sobre a origem das políticas públicas e os atores políticos. Nesse sentido seria importante você compreender qual o espaço que ocupa a teoria das políticas públicas e os agentes políticos principais que criam políticas públicas. Assim, como você apresentaria uma análise das políticas públicas? Quem a produz? Qual o objetivo? Qual o público alvo? Objetivos esperados?
RESPOSTA: Diante do contexto apresentado entendemos que políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos(nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. Ou seja, correspondem a direitos assegurados na Constituição.
Tem como objetivo a solução de uma determinada situação, relevante em termos coletivos que pode ser melhorada, trazendo maior satisfação ou menor insatisfação que a situação vivenciada no momento da emergência do problema, quem produz as políticas públicas são pessoas jurídicas estatais, que são aquelas que exercem funções públicas no Estado, bem como as privadas que não possuem vínculo direto com a estrutura administrativa do Estado, mas trazem demandas a ele. O público-alvo seria a sociedade como um todo, já que todas as políticas públicas têm como objetivos pontuais um impacto social grande, dessa forma esse público estará ligado diretamente ao objetivo a que a política se destina. 
O objetivo esperado é de que sane tudo a que ela ( política pública) se propõe, alcance do objetivo proposto com a efetiva implementação e que possa ter retorno social previsto em sua diretriz.

Continue navegando