Buscar

Atividade Agrário 24-03

Prévia do material em texto

RESPOSTAS – ATIVIDADE 
Os Assentamentos Contribuem para o Desmatamento?
Sim, o texto afirma que a taxa de desmatamento nos assentamentos foi quatro vezes maior, comparando-se com a taxa média de desmatamento na Amazônia, em razão do acesso de pequenos produtores aos recursos disponíveis pela reforma agrária. Por exemplo, a tabela mostra que em 1997 a taxa de desmatamento antes da criação dos assentamentos era de 15% e depois, com 139 assentamentos passou a ser 32%. 
Quais as ações governamentais procuram reduzir os impactos ambientais dos assentamentos?
	Criação dos Projetos de Desenvolvimento Sustentável, essa ação se destaca às populações que firmam o sustento no extrativismo, agricultura familiar, e outras atividades de baixo impacto ambiental. 
	Estabelecimento das diretrizes para o licenciamento ambiental de projetos de assentamento de reforma agrária como a proibição de assentamentos em áreas de florestas, obrigatoriedade de licença ambiental tanto para novos assentamentos, quanto para operação dos que já foram criados antes de 2001. 
	Criação de instrumentos legais para recuperação das áreas que foram degradadas. 
Dê sua opinião acerca das sugestões do texto para melhorar a gestão ambiental dos assentamentos de reforma agrária na Amazônia.
	Dentre as sugestões expostas no texto, acredito que as mais viáveis seriam as que tratam sobre a recuperação das áreas degradadas, bem como o monitoramento dos assentamentos no programa governamental. Contudo, penso que a criação de novos assentamentos em áreas já desmatadas, conforme sugerido no texto, contribuiria sim para o avanço do desmatamento, visto que as áreas próximas sofreriam com a exploração desses assentamentos, que se ampliariam ainda mais. Seria mais viável a recuperação dessas áreas que foram desmatadas.

Continue navegando