Buscar

Filosofia- Introducao aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filosofia- Enem-
Professora: Carol Romanazzi
MITO AO LOGOS	
O Pensamento mitológico surgiu de uma tentativa de explicar o mundo. A explicação mitologica não se baseia na razão e sustenta-se pela fé. São elementos impotantes: forças superiores, deuses, seres fantásticos...
Cosmogonia é uma caractéristica importante da narrativa mítica.
As principais narrativas mitológicas gregas estão nas Obras de Homero (Ilíada e a Odisseia) e em Hesíodo (Os trabalhos e os dias).
Os pré-socráticos 
Os primeiros filósofos são chamados de pré-socráticos. Como o próprio nome sugere, eles são cronologicamente anteriores a Sócrates. Os pré-socráticos são os primeiros a propor uma ruptura com as explicações, acerca da origem do mundo com o mito. A grande inovação desses filósofos foi utilizar a razão (logos) para observar a natureza dos seres (physis), com o objetivo de entender quais são as leis que regem o Universo ordenado (cosmo) e assim, descobrir e qual é o princípio ou elemento primordial (arché) que deu origem a todas as coisas que existem. Veja alguns. 
Tales de Mileto (624 – 546 a.C.): Para ele, a água por permanecer basicamente a mesma, apesar de assumir diferentes seria o arché, a substância primordial, a origem de todas as coisas.
Pitagoras: Uma das principais contribuições dos pitagóricos à filosofia e ao desenvolvimento da ciência encontra-se na doutrina segundo a qual o número é o elemento básico explicativo da realidade, podendo-se constatar uma proporção em todo o cosmo, o que explicaria a harmonia do real garantindo o seu equilíbrio. Os pitagóricos tiveram grande importância, portanto, no desenvolvimento da matemática grega, sobretudo na geometria
Anaximandro (610 – 546 a.C.):  o princípio primordial deveria ser algo que transcende os limites da observação, ou seja, não podia ser uma realidade ao alcance dos sentidos, como a água. Por isso, denominou o apeíron (o indeterminado), “o infinito” no tempo. Segundo ele nosso mundo era apenas um dos muitos mundos que surgem de alguma coisa e se dissolvem nesta coisa que ele chamava de infinito (apeíron). O infinito para Anaximandro é aquilo a partir do qual tudo surge e é completamente diferente do que é criado.
Anaxímenes (585 – 528 a.C.):  o ar ou o sopro de ar era a substância básica de todas as coisas. Para ele, a água era o ar condensado. 
Heráclito (535 – 475 a.C.): “Tudo flui”, dizia Heráclito. Tudo está em movimento e nada dura para sempre. Assim : não podemos entrar duas vezes no mesmo rio”. Isto porque quando entro pela segunda vez no rio, tanto eu quanto o rio já mudamos.
Heráclito entendia o mundo governado por um logos divino. Às vezes interpretado como “razão” ou “argumento”, considerava o logos uma lei universal, cósmica, de acordo com a qual todas as coisas começam a existir e todos os elementos materiais de universo são mantidos em equilíbrio.
Heráclito também nos diz que no mundo encontramos constante opostos -dia e noite, quente e frio. Sem a interação entre eles o mundo deixaria de existir. 
Obs: também conhecido como filósofo do DEVIR- MUDANÇA 
Empédocles (490 – 430 a.C.):  acreditava que a natureza possuía ao todo quatro elementos básicos. Estes quatro elementos eram a terra, o ar, o fogo e a água.
Todas as transformações da natureza seriam resultado da combinação desses quatro elementos, que, depois, novamente se separavam um do outro. 
Demócrito (460 – 370 a.C.):  todas as coisas eram constituídas por uma infinidade de particulas minúsculas, invisíveis, cada uma delas sendo eterna e imutável. A estas unidades mínimas Demócrito chamou de átomos. A palavra átomo significa “indivisível”.
Os filósofos pré-socráticos buscam um elemento, a arché, isto é, que é a origem de tudo, para explicar a própria natureza, por isso ficaram conhecidos como filósofos da physis, ou seja, filósofos da natureza.
Arché: O princípio fundamental, fundador de todas as coisas e do ser.
Logos: A razão
Physis: A natureza compreendida através do logos e surgida da arqué.
 Nunca confunda!!!
COSMOGONIA X COSMOLOGIA. 
Cosmogonia é a tentativa de explicação da natureza e da existência através do mito. 
Cosmologia é a busca da explicação da natureza e da existência através do logos, ou seja, do pensamento racional.

Outros materiais