Buscar

AV3 - Ciência Política 2021 1

Prévia do material em texto

AV3 – Ciência Política – ARA 0192 
Prof. Ronaldo Lucas
Turma 3019
Aluno(a): 
1- (UEMA 2015) – Para Thomas Hobbes, os seres humanos são livres em seu estado natural, competindo e lutando entre si, por terem relativamente a mesma força. Nesse estado, o conflito se perpetua através de gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanente. Para esse filósofo, a criação de uma sociedade submetida à Lei, na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos renunciem à sua liberdade original. Nessa sociedade, a liberdade individual é delegada a um só dos homens que detém o poder inquestionável, o soberano.
Fonte: MALMESBURY, Thomas Hobbes de. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Trad. João Paulo Monteiro; Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Editora NOVA Cultural, 1997.
A teoria política de Thomas Hobbes teve papel fundamental na construção dos sistemas políticos contemporâneos que consolidou a (o)
a) Monarquia Paritária.
b) Despotismo Soberano.
c) Monarquia Republicana.
d) Monarquia Absolutista.
e) Despotismo Esclarecido.
Resposta: D
2 - (UFMG/1996 -adaptada) Em 4 de julho de 1776 foi declarada a independência das Treze Colônias, localizadas na América do Norte. Fizeram sua independência da Grã-Bretanha redigindo uma declaração que ficou conhecida como Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Naquela declaração estão redigidas “as palavras consideradas mais potentes e consequentes da história americana” quais sejam vida e liberdade.
A partir da informação acima, pode-se afirmar que os ideais que levaram à independência americana tiveram inspiração.
a) na teoria de Estado de Jean Bodin.
b) na utopia igualitária de Thomas Mórus.
c) nas obras de John Locke e dos iluministas.
d) no pensamento de Santo Agostinho e Campanella.
e) no pensamento sobre a formação do Estado de Hobbes
Resposta: C
3 - (FMJ SP/2007-adaptada) Um dos mais importantes teóricos da revolução burguesa ocorrida na Inglaterra durante o século XVII, o filósofo John Locke, defendeu ideias que serviram de base ao pensamento iluminista e influenciaram movimentos contra o Antigo Regime na Europa. Na visão do autor, a função básica do Estado deveria ser
a) regulamentar as relações humanas, eliminando os conflitos causados por interesses divergentes.
b) controlar as ações dos homens, punindo todos aqueles que agissem contrariamente às leis.
c) proteger os direitos naturais do indivíduo, garantindo o respeito a eles por toda a sociedade.
d) manter a estabilidade da organização social, definindo as obrigações e privilégios de cada camada.
e) dirigir os seres humanos em suas escolhas, evitando disputas por questões sociais ou econômicas.
Resposta: C
4 - (UERJ/1995 - adaptado) Na Europa, após a Primeira Guerra Mundial, governos fascistas se estabeleceram como resposta à crise da sociedade liberal e apresentaram como um de seus traços comuns o seguinte aspecto:
a) suprimir de seu ideário político o conceito de Estado.
b) garantir a existência de um sistema pluripartidário.
c) respeitar os tratados impostos pela Primeira Grande Guerra.
d) negar os valores fundamentais da democracia parlamentar.
e) desenvolver uma ideologia fundamentada nos princípios do liberalismo.
Resposta: D
5 – (CESPE -2021 – adaptado) Segundo algumas das principais teorias políticas dos séculos XVII e XVIII, contrato social consiste em uma concepção que busca explicar
a) passagem do estado civil ou sociedade civil para o estado de natureza pelo assentimento dos indivíduos em renunciar à liberdade social e à posse convencional de bens e armas, transferindo-se a um terceiro, o soberano, o protagonismo do poder político.
b) a passagem do estado de natureza ao estado civil ou sociedade civil pelo assentimento dos indivíduos em renunciar à liberdade natural e à posse natural de bens e armas, transferindo-se a um terceiro, o soberano, o protagonismo do poder político.
c) a passagem do estado de natureza ao estado civil pela concessão do poder político do soberano aos indivíduos, para que estes conservem a posse de sua liberdade natural e a posse de bens e de armas.
d) a passagem do estado civil ou sociedade civil ao estado de natureza pela concessão do poder político do soberano aos indivíduos, para que estes possam lutar uns contra os outros para assegurar sua liberdade natural e a posse de bens e de armas.
e) a passagem do estado de natureza ao estado civil ou sociedade civil pelo assentimento dos indivíduos em renunciar à liberdade natural e à posse natural de bens e armas, transferindo-se a um ser ontologicamente divino o protagonismo do poder político.
Resposta: B
6 - No entendimento da Ciência Política, a soberania é um dos elementos que compõe os Estados. No sistema internacional, tal elemento significa a possibilidade de
a) igualdade entre os países, independentemente de sua dimensão ou importância econômica mundial.
b) celebração de tratados internacionais sobre com a anuência e consentimento da União Europeia e da Organização dos Estados Americanos.
c) a Organização da Nações Unidas reger a legislação dos Estados participantes.
d) um Estado impor-se sobre outro.
e) a aplicação de leis externas em território interno.
Resposta: A
7 – (ASUP – adaptado) O conceito de nação considera aspectos entendidos como subjetivos, como a ideia de identidade e a sensação de pertencimento. Assim, tal conceito é analisado sob diversos enfoques e características distintas. A respeito da concepção de nação, assinale a alternativa incorreta:
a) Dentro do território espanhol existem várias outros Estados, como a nação basca e a nação catalã.
b) Uma nação não equivale a um Estado, a um país ou a um território.
c) Um exemplo conhecido de nação sem território definido são os curdos, que habitam vários países ao longo do Oriente Médio.
d) As nações que não possuem território soberano delimitado, como os curdos e os bascos, almejam o reconhecimento de territórios. 
Resposta: A
8 – Quanto aos Elementos do Estado, podemos afirmar, de forma correta, que
a)  a População é uma reunião de indivíduos num determinado locai, submetidos a um poder descentralizado, sendo que o Estado vai controlar essas pessoas, visando, através do Direito, o bem comum.
b)  a População pode ser classificada como nação, quando os indivíduos que habitam o mesmo território possuem como elementos incomuns a cultura, língua e religião. Possuem nacionalidades, cultura, etnias e religiões diferentes.
c)  o Território é considerado um Espaço geográfico onde reside determinada população. O Território é o limite de atuação dos poderes do Estado. Não poderá haver dois Estados exercendo seu poder num único território, sendo que os indivíduos que habitam um Território estão submetidos a esse poder uno.
d)  a Soberania é o exercício do poder do Estado, exclusivamente interno. Dessa forma, o Estado deverá ter ampla liberdade para controlar seus recursos, decidir os rumos políticos, econômicos e sociais internamente e não depender de nenhum outro Estado ou órgão internacional.
e)  a População é uma reunião de indivíduos num determinado local, limitada pelo Território, através dos limites de atuação dos poderes do Estado. O Estado deverá ter ampla liberdade para controlar seus recursos, decidir os rumos políticos, econômicos e sociais, dependendo de forma externa de decisões de órgãos internacionais para exercer sua soberania.
Resposta: C
	9 – “A forma federativa de Estado é cláusula pétrea, porque a Constituição Federal de 1988 veda a possibilidade de emenda constitucional tendente a aboli-la, não fazendo o mesmo em relação à forma de governo, que constitui princípio sensível da ordem federativa, podendo ser autorizada intervenção federal no ente federado que a desrespeitar”. 
Após ler o texto responda se a afirmação está certa ou errada e justifique sua resposta.
Certo. De acordo com o artigo 60, § 4.º, inciso I, da Constituição Federal de 1988, no Brasil, a forma federativa constitui cláusula pétrea e, porisso, não pode ser abolida por meio de reformas constitucionais.
10 - O período entre guerras ficou muito marcado pela existência de regimes totalitários e outros regimes autoritários que se inspiravam neles. Os casos de totalitarismo desse período são o stalinismo, o fascismo e o nazismo. 
Quais são as características principais que determinam um regime totalitário? (cite pelo menos três).
Resposta: Culto ao líder, Censura, Supressão dos partidos políticos.
Boa prova!

Continue navegando