Buscar

2ª Avaliação - Teoria Geral da Empresa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DA EMPRESA - 2ª Avaliação
1) Sobre a Lei de Registro Público de Empresas, assinale a alternativa correta.
a) Haverá uma junta comercial em cada unidade federativa, com sede na capital e jurisdição na área da circunscrição territorial respectiva, e as juntas comerciais subordinam-se administrativamente ao governo federal e tecnicamente ao Departamento Nacional de Registro do Comércio.
b) Qualquer pessoa sem qualquer identificação ou formalidade procedimental ou processual, desde que comprovado o interesse, poderá consultar os assentamentos existentes nas juntas comerciais e obter certidões, mediante pagamento do preço devido.
c) As juntas comerciais autenticarão os instrumentos de escrituração das empresas mercantis e dos agentes auxiliares do comércio, as cópias dos documentos assentados e qualquer documento apresentados por particulares.
d) O Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), tem por finalidade supervisionar e coordenar, no plano técnico, os órgãos incumbidos da execução dos serviços de Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins e estabelecer e consolidar, com exclusividade, as normas e diretrizes gerais do Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins.
e) A estrutura básica das juntas comerciais será integradas a prefeitura de cada localidade, sendo subordinadas aos prefeitos.
Clear selection
2) Acerca das obrigações dos empresários, assinale a opção correta.
a) São obrigações do empresário e da sociedade empresária efetuar os seus registros nas juntas comerciais, manter a escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a respectiva documentação, e levantar anualmente o balanço patrimonial e o resultado econômico.
b) Os livros empresariais podem ser divididos em obrigatórios, exigidos por lei, e facultativos, não exigidos por lei, mas que auxiliam os empresários em sua atividade. Entre os livros obrigatórios, incluem-se o copiador de cartas, o livro razão e o livro caixa; e entre os livros facultativos, o livro diário, o livro de estoque e o livro borrador.
c) São dispensados do dever de escrituração os pequenos e médios empresários e as empresas de pequeno porte, na forma definida em lei.
d) As restrições e obrigatoriedade estabelecidas aos empresários e exame da escrituração aplicam-se também às autoridades fazendárias, no regular exercício da fiscalização do pagamento de impostos.
Clear selection
3) Após se aposentarem, dois amigos de infância realizaram o antigo sonho de constituir sociedade limitada. De acordo com a disciplina jurídica do contrato social da sociedade no Código Civil de 2002, constata-se que
a) O registro dos atos da sociedade dos dois amigos deverá ser feito no Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
b) O registro dos atos dessa sociedade deverá ser feito no Registro Público de Empresas Mercantis a cargo dos cartórios de registro de pessoa jurídica.
c) A sociedade deverá requerer a inscrição do contrato social no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, nos sessenta dias subsequentes à sua constituição em todos os órgãos administração pública.
d) As modificações do contrato social que tenham por objeto a quota de cada sócio no capital social podem ser decididas por maioria absoluta de votos, desde que seja proposto a participação de seus clientes na tomada de decisão.
e) As modificações do contrato social que tenham por objeto a participação de cada sócio nos lucros e nos prejuízos só serão descritas quando tiver anuência de seus familiares e nas perdas podem ser decididas por maioria absoluta de votos.
Clear selection
4) NÃO compete a junta comercial o registro relativo ao arquivamento:
a) Das alterações contratuais de qualquer natureza de microempresa.
b) Dos documentos relativos à constituição, alteração, dissolução e extinção de sociedade de advogados, qualificados como profissionais liberais.
c) Dos atos concernentes a empresas mercantis estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil.
d) Dos documentos relativos à constituição, alteração, dissolução e extinção de firmas mercantis individuais, sociedades mercantis e cooperativas.
Clear selection
5) Assinale a opção correta de acordo com a lei que regula o registro público de empresas.
a)Entre as atribuições das juntas comerciais, inclui-se, além da precípua função de executar o registro do comércio, a de solucionar dúvidas decorrentes da interpretação de leis, regulamentos e demais normas relacionadas com o registro de empresas mercantis, por meio de instruções específicas.
b) O reconhecimento de firmas, ou melhor, as assinaturas dos representante nas alterações contratuais é dispensável nos atos levados ao registro público das empresas mercantis, sendo conferidas por amostragem em acordo com as cópias das identidades autenticadas dos respectivos, salvo as procurações outorgadas por pessoas que se façam representar por outrem nos referidos atos.
c) O registro mercantil é público e qualquer pessoa, sem critério formal ou procedimental, por mera cópias simples, tem o direito de consultar os seus assentamentos desde que comprove o seu interesse e efetue o pagamento dos emolumentos devidos.
d) A junta comercial não arquivará documentos de constituição ou alteração de sociedades comerciais de qualquer espécie ou modalidade em que figure como titular ou administrador cidadão que tenha sido indiciado pela prática de crime.
Clear selection
6) No que se refere ao registro público de empresas mercantis, assinale a opção correta.
a) A junta comercial não pode negar arquivamento a documento mercantil que contrarie os bons costumes, visto que lhe cabe tão somente o exame da regularidade e formalidade dos documentos.
b) As juntas comerciais têm função coordenadora e normativa dos serviços de registro público de empresas mercantis.
c) O registro de sociedades anônimas, profissionais liberais, advogados, pode ser deferido por decisão singular do presidente da junta comercial.
d) O Departamento Nacional do Registro do Comércio tem função primordial de natureza administrativa relativa aos serviços de registro público de empresas mercantis.
e) O ato de constituição de sociedade apresentado a registro passa a ter eficácia a partir da data do despacho que o conceder.
Clear selection
7) Ragnar Lothbrok pretende atuar na área empresarial e opta pela adoção da forma de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Nessa hipótese, é correto afirmar que:
a) Essa espécie empresarial não está sujeita a inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.
b) O capital destinado à atividade deverá ser equivalente a pelo menos quarenta salários mínimos.
c) A EIRELI poderá optar pela adoção de firma ou denominação.
d) O capital deverá ser integralizado no prazo máximo de 180 dias.
e) A inscrição perante o Registro Público de Empresas Mercantis é facultativa
Clear selection
8) Com relação às disposições do Código Civil acerca do Direito de Empresa, assinale a alternativa INCORRETA
a) É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
b) Considera-se empresário todo aquele que exerce atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
c) Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capa-cidade civil e não forem legalmente impedidos.
d) A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, responderá pelas obrigações contraídas.
e) Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.
Clear selection
9) Observado as disposições do código civil acerca da teoria geral da empresa, marque a alternativa correta:
a) O representante legal por disposição do código civil, pode exercer atividade empresarial, na condição de impedido por processo judicial transitado e julgado.
b) As obrigações contraídas por sociedade limitada por representante legal no exercício da função, poderáatentar contra os seus bens pessoais.
c) A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, não responderá pelas obrigações contraídas, haja vista, a nulidade jurídica de seus atos, por ser um sujeito a quem da legislação;
d) O servidor público, assim como o menor incapaz, pode ser sócio de sociedade limitad]?9a, desde que não exerça cargo de representatividade administrativa, ou seja, podendo estes serem sócios quotista.
Clear selection
10) Sabemos que o direito empresarial é regido pelas considerações do código civil, tendo como principal sujeito o empresário e o ato formal de registro. Assim sendo, em acordo com os conhecimentos repassados em sala, assinale a alternativa incorreta: *
a) É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
b) Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e forem legalmente i8.m/pedidos conforme decisão em juízo.
c) A pessoa legalmente impedida de exer.cer atividade própria de empresário, se a exercer, responderá pelas obrigações contraídas.
d) Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.
e) Considera-se empresário todo aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Outros materiais