Buscar

ERGONOMIA

Prévia do material em texto

Leia cada item a seguir e assinale a única sentença correta sobre aspectos que estão relacionados com a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT):
i. O trabalho real pode ser normalmente reduzido à pura e simples execução de objetivos prescritos externamente, deixando o trabalhador sempre realizado.
ii. O trabalho humano é inseparável de uma dimensão social, pois implica em interações sócio-profissionais, em maior ou menor grau.
iii. As tarefas previstas requerem uma construção psicológica que implicam na identificação, na interpretação e na tomada de decisão.
 (Ref.: 202103060484)
	
	
	
	
	Os itens ii e iii estão corretos.
	
	
	Somente o item ii está correto.
	
	
	Os itens i e iii estão corretos.
	
	
	Somente o item i está correto.
	
	
	Somente o item iii está correto.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		
		Leia cada item a seguir e assinale a única sentença correta sobre Análise Ergonômica do Trabalho (AET):
i. Abre espaço para uma discussão de alternativas para solução de problemas que estão relacionados com a saúde e segurança em um ambiente de trabalho.
ii. Tem como objetivo rastrear, observar, avaliar e analisar as relações existentes entre demandas de produção e com fornecedores de matérias primas para os processos produtivos.
iii. Não está prescrita na Norma Regulamentadora 17.
 (Ref.: 202103060416)
	
	
	
	
	Somente o item iii está correto.
	
	
	Somente o item ii está correto.
	
	
	Os itens i e iii estão corretos.
	
	
	Somente o item i está correto.
	
	
	Os itens ii e iii estão corretos.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		
		Uma das grandes preocupações existentes dentro dos ambientes de trabalho é classificá-lo como salubre ou insalubre. Isto dificulta o entendimento de quais funções possuem ou não direitos sobre adicionais de serviço. Aliás, muitos trabalhadores desconhecem os direitos que possuem quando estão diante de ambientes insalubres. Por outro lado, a Ergonomia tem um foco que recai em ambientes de trabalho, procurando mantê-los ou deixá-los salubres. Tomando como base esses argumentos, analise cada item a seguir e assinale a única alternativa correta:
I. É comum o conhecimento por parte dos trabalhadores em relação aos seus direitos na área de saúde e segurança do trabalho.
II. Todo o trabalho deve possui boa iluminação e temperatura adequada, intervalos para pausas, conforme a Norma Regulamentadora 17 (NR17) do Ministério do Trabalho e Emprego, mas sem ter a necessidade de adaptação de todo o mobiliário às atividades.
III. A não observância dos empregadores para as questões que envolvem a insalubridade em ambientes de trabalho leva a um dos principais índices de afastamento laboral. Entre as consequências, podem ser destacadas as lombalgias em diferentes partes do corpo de um trabalhador
 (Ref.: 202103100077)
	
	
	
	
	Somente o item I está correto.
	
	
	Somente o item III está correto.
	
	
	Somente o item II está correto.
	
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	
	Os itens I e III estão corretos.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		4.
		A respeito da aplicação das Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NR's, em nosso país, é correto afirmar que: (Ref.: 202103060242)
	
	
	
	
	Regulamentam, mas não fornecem um conjunto de orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho.
	
	
	Não regulamentam, mas fornecem um conjunto de orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho
	
	
	Não tratam de segurança e medicina do trabalho.
	
	
	Regulamentam e fornecem um conjunto de orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança, exceto para a medicina do trabalho.
	
	
	Regulamentam e fornecem um conjunto de orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		5.
		Diante de uma situação de trabalho que provocou o afastamento temporário de um funcionário de sua atividade principal, o Ergonomista responsável precisou elaborar um documento para relatar o motivo que provocou tal afastamento. Neste caso, pode-se dizer que ele fez uso do: (Ref.: 202103060418)
	
	
	
	
	Memorando.
	
	
	Mapa de ação.
	
	
	Laudo ergonômico.
	
	
	Relatório de impacto no trabalho.
	
	
	Ficha de levantamento de acidente.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		6.
		No Brasil, a ISO é representada pela ABNT. Uma série de normas abordam conhecimentos estudados em Ergonomia. Selecione a norma que trata essencialmente da Ergonomia da interação humano-sistema. (Ref.: 202103060239)
	
	
	
	
	ABNT ISO/TR 16982:2014
	
	
	ABNT NBR ISO 11228-3:2014.
	
	
	ABNT NBR ISO 10993-12:2005.
	
	
	ABNT NBR ISO 9241-143:2014.
	
	
	ABNT NBR ISO 11226:2013.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		7.
		Leia o texto a seguir e assinale o item na sequência que contém as palavras que completam texto. Um Sistema Homem-Máquina é uma combinação operativa entre homem(ns) e máquina(s), que se complementam para executar uma determinada_______, partindo de estímulos de entrada dentro das condições de um dado_________.  (Ref.: 202103060419)
	
	
	
	
	função e ambiente.
	
	
	operação e momento.
	
	
	ação e objetivo.
	
	
	meta e resultado.
	
	
	atividade e trabalho.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		8.
		O entendimento do assunto 'organização do trabalho' é crucial para que as empresas compreendam como dividir as suas tarefas entre os seus empregados. Assim sendo, é correto declarar que a "organização do trabalho" é uma estrutura e: (Ref.: 202103060247)
	
	
	
	
	Uma alternativa para capacitar pessoas em atividades perigosas.
	
	
	Um processo de interações ambientais.
	
	
	Um processo de interações sociais.
	
	
	Um recurso que atua na manufatura.
	
	
	Uma atividade que precisa ser executada dentro de um tempo programado.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		
		A Administração Científica foi um marco para a história do pensamento administrativo, tendo como pioneiro Frederick Taylor. Muito do que buscava Taylor, na verdade, soava como contraponto ao pensamento Ergonômico. Todavia, não se pode negar que, em alguns casos, existiam pontos semelhantes entre esses dois pensamentos. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela sentença que contém uma frase que estabelece tal convergência: (Ref.: 202103060110)
	
	
	
	
	Taylor desconsiderava as suas limitações físicas, ambientais e psicológicas
	
	
	O trabalho era pensado na Administração Científica sob à ótica do trabalhador.
	
	
	Era permitido explorar o trabalhador para extrair do mesmo o máximo de retorno possível para o sistema produtivo.
	
	
	Taylor concentrou-se na busca pela otimização do trabalho, que envolvia realizar as tarefas de uma maneira mais racional e com a máxima economia de esforço físico.
	
	
	O objetivo principal era alcançar a diminuição de custos.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		
		Problemas relatados pelos trabalhadores abrem muitos questionamentos dentro das empresas, forçando a gestão do trabalho a tomar uma série de decisões que envolvem a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Assinale a única opção correta que traduz um desses questionamentos: (Ref.: 202103060480)
	
	
	
	
	Em muitos casos não existem motivos que podem justificar a insatisfação dos trabalhadores no trabalho.
	
	
	Os trabalhadores estão satisfeitos com o desempenho durante a realização de suas atividades.
	
	
	Uma firma não pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos seus trabalhadores. Isto cabe aos sindicatos.
	
	
	A qualidade de vida no trabalho é algo irrelevante, pois todas as empresas buscam sempre o lucro em seus negócios e não estão atentas aos seus trabalhadores.
	
	
	A aplicação dos conhecimentos de ergonomia aplicada poderia auxiliar na busca pela qualidade de vida dos trabalhadores.

Continue navegando

Outros materiais