Buscar

Diferenças entre a Democracia Grega e Democracia Atual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Diferenças entre a Democracia Grega e Democracia Atual
A primeira diferença encontra-se no conceito de cidadania: na Grécia Antiga apenas os homens livres, nascidos na Pólis e que tinham cumprido o serviço militar poderiam votar, de modo que a maior parte da população (mulheres, escravos, homens muito pobres, inválidos e estrangeiros não tinham o direito ao voto) não podia votar, de modo que o conceito de cidadania moderno é bem mais amplo que o conceito grego. 
Outra diferença era no tipo de democracia: para os Gregos a democracia era direta, era exercida pelos próprios cidadãos na praça pública, que falavam em nome próprio, enquanto que a democracia moderna é representativa, exercida por alguns entre os cidadãos que são escolhidos como representantes dos demais para falar na praça pública.
A principal diferença é que na democracia brasileira todos são considerados cidadãos, já lá em Atenas não apenas homens maiores de 21 anos, filho de pai e mãe ateniense e nascido em Atenas, as mulheres, os estrangeiros, menores de 21 anos e escravos não eram considerados cidadãos. A principal semelhança é que as duas são uma democracia rica e todos os seus cidadãos podem votar, lá em Atenas só o que eu falei são considerados cidadãos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes