A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
A5 de Aparelho Locomotor

Pré-visualização | Página 2 de 2

e limite inferior o cóccix. Nesse segmento, diversos ligamentos atuam para garantir estabilidade passiva, ao passo que os músculos desempenham estabilidade mecânica. Trata-se de uma estrutura extremamente importante para as atividades de vida diária. Essa estrutura desempenha funções primordiais, que são possíveis graças a um conjunto de tecidos e estruturas que atuam sincronicamente, permitindo todas as ações observadas. Para tanto, deve haver um equilíbrio mecânico entre os tecidos, para que não haja compensações secundárias.
Sobre a contextualização apresentada, analise as asserções que se seguem, referente à coluna vertebral.
I. A coluna vertebral constitui o eixo central do esqueleto humano. Entre suas funções, destacam-se: manutenção da postura, sustentação, suporte para movimentação dos membros superiores e inferiores e proteção da medula espinal.
PORQUE
II. Graças à sua arquitetura anatômica, ela concilia dois imperativos contraditórios, que são mobilidade e sustentação, possíveis graças à atuação de ligamentos, tendões e, principalmente, do condicionamento muscular.
A partir do exposto, associe os elementos apresentados e assinale a alternativa correta.
	
		· Resposta Selecionada:
	·  
· As asserções I e II são verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.
	· Resposta Correta:
	·  
· As asserções I e II são verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.
· 
	· Comentário da resposta:
	· Sua resposta está correta. As duas asserções são verdadeiras e a II é uma justificativa da I. Nesse sentido, todas as funções complexas desempenhadas pela coluna vertebral são possíveis graças à sua capacidade de conciliar dois conceitos contrários, que é garantir, ao mesmo tempo, flexibilidade e rigidez.
· Pergunta 8
· 1 em 1 pontos
	· 
	· 
	· 
	· O futebol é uma modalidade esportiva na qual a movimentação em campo requer súbita aceleração e desaceleração, com mudanças abruptas e inesperadas de direções. Tal característica torna o estudo cinesiológico do futebol um trabalho complexo, uma vez que envolve diferentes movimentos simultâneos e rápidos. Desse modo, para que o movimento adequado ocorra com máximo desempenho atlético, é necessário que o aparelho locomotor não apresente quaisquer comprometimentos que possam causar padrões compensatórios durante a prática desportiva.
Sobre o exposto, analise os movimentos articulares em membros inferiores, observados na imagem a seguir.
Fonte: neyro2008, iStock.com, 2019.
Assinale a alternativa correta a respeito dos movimentos articulares em membros inferiores.
	
		· Resposta Selecionada:
	·  
· O membro inferior direito encontra-se com o joelho flexionado.
	· Resposta Correta:
	·  
· O membro inferior direito encontra-se com o joelho flexionado.
· 
	· Comentário da resposta:
	· Sua resposta está correta! Você conseguiu associar o conteúdo apresentado nesta unidade e analisar corretamente o movimento realizado durante a prática do futebol apresentado na figura. Ainda, para responder à questão, eram necessários conhecimentos teóricos e associação para interpretar e resolver o comando solicitado.
· 
· Pergunta 9
· 1 em 1 pontos
	· 
	· 
	· 
	· Professora universitária, 54 anos, sedentária, fumante. Durante a apresentação de um show
de rua na Praça da Sé, em São Paulo, no qual estava dançando acompanhada de amigas em meio a uma grande multidão, sentiu uma sensação de choque no calcanhar direito e dor intensa. Não conseguia andar e foi necessário chamar o regate para fazer a remoção. Ela teve que ser levada a um hospital e, após o exame clínico e de realizar um ultrassom, o médico diagnosticou rompimento do tendão que insere o músculo tríceps sural no pé e indicou cirurgia de emergência para a correção da lesão.
A partir do enunciado acima responda: onde se insere o referido tendão e qual movimento a paciente ficou impedida de realizar, respectivamente?
	
		· Resposta Selecionada:
	·  
· Calcâneo; flexão plantar.
	· Resposta Correta:
	·  
· Calcâneo; flexão plantar.
· 
	· Comentário da resposta:
	· Sua resposta está correta! Para responder de maneira correta à questão, foi necessária reflexão sobre os conceitos apresentados, com interpretação adequada. Para tanto, foi requerido conhecimento teórico prévio sobre as características anatômicas do m. tríceps sural e da sua função.
· 
· Pergunta 10
· 1 em 1 pontos
	· 
	· 
	· 
	· O estudo da anatomia e fisiologia dos segmentos corporais é fundamental para a prática do educador físico, uma vez que tão importante quanto conhecer a estrutura é entender quais as características de seu funcionamento normal. A partir de então, faz-se possível a interpretação e verificação de anormalidades e disfunções e serem tratadas e corrigidas. O tórax localiza-se anatomicamente entre o pescoço e o diafragma, sendo delimitado lateralmente pelas costelas. Além disso, possui funções indispensáveis, como a proteção de órgãos vitais (coração e pulmões). Também realiza movimentos diversos, desencadeados por ritmos respiratórios.
Leia atentamente as asserções listadas abaixo, referentes à anatomia e à fisiologia do tórax, e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As costelas se articulam posteriormente com as vértebras da coluna torácica e anteriormente com o osso esterno.
( ) Superiormente o tórax se delimita com o processo xifoide, inferiormente com o peritônio e lateralmente com as costelas.
( ) Durante a fase de inspiração, o diafragma relaxa e sobe, ao passo que durante a fase de expiração, o diafragma contrai e desce.
( ) Os movimentos do tórax observados durante as fases da respiração são possíveis graças à ação das articulações e músculos do diafragma e intercostais.
Assinale, agora, a alternativa que contemple a sequência correta das respostas.
	
		· Resposta Selecionada:
	·  
· V, F, F, V.
	· Resposta Correta:
	·  
· V, F, F, V.
· 
	· Comentário da resposta:
	· Sua resposta está correta. Você compreendeu de maneira correta todos os conceitos apresentados em relação à anatomia e à fisiologia do tórax, que incluíram aspectos relacionados à localização anatômica, bem como ao funcionamento e ação muscular durante a respiração.