Buscar

relatório virtual I ( direitos humanos e cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Luterana do Brasil- ULBRA
Acadêmica: Shirly Vasques da Silva
Direitos humanos e cidadania
Relatório Virtual I
As ideias de Norberto Bobbio tem um papel importante na construção histórica dos direitos humanos, tendo em vista, que ele defende a ideia de crescimento e concretização dos direitos, enfatizando a importância da Declaração Universal dos Direitos humanos e resgatando as raízes históricas da mesma, buscando a aprovação desses direitos. Demostrando o reflexo nas constituições e as dificuldades tanto politicas como conceitos que são enfrentadas devido o novo paradigma civilizatório, a luta por os direitos continua pois não foram garantido definitivamente.
De acordo quando Bobbio, quando busca-se determinar o surgimento da declaração é necessário entender a déclaration des droists de I` homme et du citoyem, pois a mesma defende os direitos dos homens, ou seja, liberdade, segurança, propriedade e resistência a opressão, a declaração tem dois precedentes os Bills of rights e bill of right inglês, os quais segundo a opinião conceptual não tem diferença pois os homens tem direitos naturais antecedentes a elaboração da sociedade e direitos garantidos e afirmados pelo estado. 
Na opinião de Bobbio, a declaração dos direitos apresenta problemas políticos e conceptuais. O primeiro problema e a relação entre a declaração e a constituição, entre a exposição de fundamentos de direitos naturais, claro à razão e a organização do poder, proibindo e determinando aos órgãos do estado, outro problema e procede da natureza desses direitos, ou seja, afirmam que os direitos são naturais e que o estado deve reconhece-los. O terceiro problema Bobbio retrata ao modo de tutelar os direitos humanos nas práticas francesas, mantendo-se a divisão dos poderes e a pertinência de suas autonomias. 
Em relação a classificação dos direitos, Bobbio define que os direitos são classificados como: civis (personalidade do indivíduo); políticos ( participação na determinação das decisões politicas do estado); sociais ( garantia ao trabalho, assistência, saúde, estudo e liberdade da pobreza e do medo). Segundo Bobbio o individuo não é independente como pensava o Ilusionismo, pois é um ser frágil, ou seja, que não consegue se defender, dessa forma, o mesmo precisa dos direitos humanos, para ter seus direitos assegurados. 
O problema que estamos enfrentando não é filosófico, mas jurídico e, num sentido mais amplo, político. No entanto não se trata apenas em quais são os direitos, sua natureza e seu fundamento, se são considerados direitos naturais ou históricos, absolutos ou relativos, mas sim qual a maneira mais segura e tranquila de garanti-los. (ROBBIO, 1992.)
Considerando as ideias apresentadas por Bobbio, percebemos que por mais que os direitos humanos sejam discutidos, ainda é necessário lutar por eles, pois ainda não são verdadeiramente garantidos, os quais devem existir solidários, esses direitos são mais discutidos do que praticados. Os direitos não são valorizados inteiramente, mesmos a Declaração dos Direitos Humanos tornando eles universal, atualmente não é o suficiente, o que causa muitos conflitos. As ideias de Bobbio são de extrema importância pois ele defende os direitos que estão sendo construídos gradativamente, sendo assim, suas ideias trazem força para a construção histórica dos direitos humanos. 
Referências 
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. 10º ed. Trad. Calos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

Continue navegando