Buscar

Resenha do filme "Quem somos nós"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CHASSE, B.; VICENTE, M.; ARNTZ, W. Quem somos nós? EUA, Play Arte, DVD, 108 min., documentário, 2004.
Resenha do filme “Quem somos nós”
	O filme “Quem somos nós” (Chasse, et al, 2004) traz à tona questões filosóficas e científicas do universo da física quântica para a vida do seu espectador. Com um estilo diferente de um documentário tradicional, ele perpassa por uma história de ficção aliada a animações que auxiliam na conexão do espectador aos acontecimentos e aos depoimentos de uma equipe multidisciplinar que permeiam os comentários no decorrer do filme.
	Na parte ficcional é contada a história da personagem Amanda, uma mulher surda, fotógrafa, possuidora de uma baixa autoestima e usuária de medicamentos para ansiedade. Ao longo do filme, a personagem irá se deparar com diversas possibilidades de um novo recomeço em sua vida experimentando situações diferentes, novas maneiras de pensar sobre si e sobre sua realidade.
	 O filme começa com uma afirmação que passará por toda extensão do enredo onde coloca que “no começo só havia o vazio transbordando de infinitas possibilidades das quais você é uma” (ibid.). Além de um bombardeamento de perguntas filosóficas, religiosas e científicas que irão sendo elucidadas através dos comentários dos especialistas.
	Um questionamento apresentado é o que seria a realidade, uma vez que ela pode ser algo subjetivo a cada indivíduo. A forma de pensar influencia no ambiente e na realidade podendo obter uma criação de várias possibilidades, lugar onde a física quântica entra com a física das possibilidades esclarecendo que “neste novo modelo de ciência diz que o que acontece dentro de nós cria o que está fora de nós” (ibid.). A experimentação feita por Masaru Emoto nas moléculas de água submetidas ao pensamento humano exemplifica que o pensamento positivo, ou negativo, influencia no ambiente e consequentemente em nossa realidade.
	Discussões sobre neurociência, células, hormônios, átomos também são expostas no filme, sempre enfatizando que palavras, pensamentos, sentimentos e até mesmo nossa estrutura corporal possuem ligação direta com a realidade que formamos a nossa volta e com acontecimentos sobre nossa própria vida.
	O filme “Quem somos nós” é interessante e de fácil entendimento, ele trata de questões profundas da existência humana fazendo o espectador refletir sobre seu papel no mundo e sua existência.
________________________________

Continue navegando