Buscar

Discursiva de Comercio Exterior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Nas comercializações de mercadorias e bens entre países, temos severas fiscalizações nas alfândegas, Receita Federal e demais órgãos competentes, respeitando as leis de cada país. Com relação às mercadorias exportadas ou importadas, o despacho aduaneiro tem a função de verificar os dados declarados pelo exportador ou importador na documentação apresentada para o desembaraço aduaneiro. Diante do exposto, disserte sobre o Despacho Aduaneiro.
	Resposta Esperada:
Qualquer mercadoria proveniente do exterior deve ser sujeita ao despacho aduaneiro de importação realizado com base na declaração apresentada à repartição aduaneira que detém o controle sobre a mercadoria. Através do despacho aduaneiro é verificado código da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), ou seja, o código da mercadoria, como as necessidades administrativas da mercadoria perante os órgãos os governamentais responsáveis pelo comércio exterior, além da verificação da documentação observando com exatidão os dados apresentados nos processos da exportação ou importação. Após sucesso na conferencia pode se continuar com o processo de internacionalização ou nacionalização das mercadorias.
	2.
	Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países-membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente, estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial. Nenhum país passa a fazer parte de um bloco econômico de um dia para outro, pois existem etapas para formação de um determinado bloco. Disserte sobre as etapas de formação dos blocos econômicos: Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica, Política e Monetária.
FONTE: Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/>. Acesso em: 24 mar. 2017.
	Resposta Esperada:
Para que um país passe a fazer parte das etapas de formação, é preciso obedecer às etapas para o processo de junção que já estão predefinidas. Como os países não possuem as mesmas posições socioeconômicas e culturais, eles têm a necessidade do preparo para a junção.
Zona de Livre Comércio: é a etapa inicial da formação de um bloco visando à redução e à eliminação de tarifas sobre produtos comercializados entre os países-membros e das barreiras alfandegárias, ou melhor, o imposto de importação existente dentro do bloco.
União Aduaneira: é a segunda etapa de formação de um bloco. Os países-membros buscam eliminar as tarifas sobre os produtos de importação, existentes na comercialização entre si, e estabelecem uma taxa comum sobre os produtos importados de países que não fazem parte do bloco.
Mercado Comum: no processo da formação de um bloco econômico, esta é a terceira etapa, permite-se a livre circulação sem restrições de mercadorias, bens e serviços entre os países-membros, ou seja, as pessoas e os produtos não precisam de autorizações especiais e nem pagar nada para cruzar as fronteiras entre dois ou mais países que fazem parte do mesmo bloco. Uma pessoa pode trabalhar em outro país do bloco como cidadão legalizado.
União Econômica, Política e Monetária: na preparação dos países, buscando a uniformização das legislações. É a unificação das legislações econômicas e políticas, em que são padronizadas as legislações trabalhistas e de defesa do consumidor.

Outros materiais