Buscar

PROVA N1 GOVERNANÇA DE DADOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GOVERNANÇA DE DADOS É TÃO IMPORTANTE QUANTO ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA
A governança de dados funciona da mesma forma que a governança corporativa. Parece ser algo novo ou, então, que não tenha nenhuma importância para a gestão empresarial, mas é o contrário. Uma instituição tem de cuidar e tratar os dados com muito cuidado, como se fosse uma pedra preciosa. Não deve deixar de seguir às LGPD, Lei Marco Civil da Internet para que consequências negativas surjam. (BLOCK, 2020)
Os integrantes que compõe uma empresa são peças principais para uma ótima governança de dados. Conhecer seus funcionários, analisar e observar quem são os responsáveis pelo T.I, pela gestão - se são pessoas de confiança - sempre mantê-los informados, ter uma comunicação empresarial bem feita acarreta em um resultado positivo. Se atentar na interação dos funcionários torna-se essencial, pois clareia como as informações estão sendo controladas. (BARBIERI, 2020) Além disso, conforme mencionado no livro Fundamentos de segurança de informação com base na ISSO 27001 e na ISO 27002 de Julie Hintzberger, para melhorar ainda mais a governança de dados, além da empresa ter a autenticidade, ou seja, sempre se importar em manter e seguir seus valores de forma que não altere sua identidade, é preciso seguir o triângulo CIA. 
Por fim, uma empresa que queira implantar uma boa governança de dados, precisa fazer um ótimo plano de comunicação, ter um código de ética, seguir as leis que visam a proteção de dados. Vale lembrar que ter um profissional do compliancel é fundamental, pois vai ajudar a manter a ética, vai ajudar a reduzir os riscos, e acompanhar todo o desempenho de cada setor, seja T.I ou gestão. (BLOCK, 2020) (FREITAS, 2020)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARBIERI, C. Governança de dados. Rio de Janeiro: Altas Books, 2020. 
BLOCK, M. Compliance e governança corporativa. 3. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2020.
FREITAS, D. P. P. Proteção e governança de dados. 1 ed. Curitiba: Contentus, 2020.
HINTZBERGEN, J. et al. Fundamento de segurança de informação: com base na ISO 27001 e na ISO 27002. São Paulo: Brasport, 2018.

Continue navegando