Buscar

ACQA REDES_INDUSTRAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um dos principais problemas que podem ocorrer em comunicações é o ruído. Sabemos que ele se caracteriza por um sinal indesejado que altera a característica da informação, sendo essa trafegada por um meio físico e encapsulada por um protocolo. Diferencie o ruído interno do externo de um sistema de comunicação e exemplifique ruídos externos que podem acontecer em sistemas de transmissão de dados por satélite.
Resposta
O ruído limita o desempenho dos sistemas, distorcendo e degradando à informação recebida. 
OS ruídos internos aqueles gerado pelos próprios componentes. É quando a fonte do ruído pertence ao sistema de telecomunicações. Como exemplo podemos citar os amplificadores, cabos, circuitos chaveados, aquecimento dos CI’s, entre outros. 
O ruído externo é quando a fonte geradora desse ruído é externa ao sistema de telecomunicações. Como exemplo podemos citar as descargas atmosféricas, rede de energia, circuitos chaveados externos ao sistema de telecomunicações, motores de indução, ruído cósmico de fundo, ruído das estrelas (incluindo o Sol), entre outros. 
Um exemplo de ruído externo que pode afetar o sistema de transmissão de dados por satélite é o fenômeno natural da Interferência Solar. Este fenômeno, que ocorre anualmente em Março e Setembro consiste no alinhamento TERRA - SATÉLITE - SOL. 
 
Neste período, os raios solares incidem paralelamente ao eixo de apontamento da antena parabólica, causando um aumento do nível de ruído da estação e eventual degradação na recepção dos sistemas satélite. 
Lembrando que a interferência não ocorre de forma brusca, e sim de forma gradual, de modo que no dia anterior e no posterior ao período previsto pode-se experimentar alguma perturbação. É difícil também determinar se haverá queda completa do sinal ou apenas um aumento do nível de ruído.

Outros materiais