A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
TEAs_ARTES CONTEMPORANEA

Pré-visualização | Página 2 de 2

protesto ilegal, realizada em edifícios e espaços privados.  ( ) A arte urbana enfoca a relação entre a arte e a cidade, as expectativas e as expressões criativas de seus moradores.  ( ) A arte urbana se materializa através do grafite, do estêncil, de cartazes e adesivos, entre outros.  As afirmativas são, respectivamente,
F, V e V.
(IF-SP/2014) “Seja para demarcar um território, criticar o sistema, expressar ideias e sentimentos ou mostrar o nome ao mundo, a arte urbana mantém a ideia de passar uma mensagem adiante. O grafite, principal vertente desse tipo de arte, passou por várias mutações desde que surgiu e hoje tem sua estética adotada por setores antes combatidos na sua própria ideologia”. (SILVA, H., NETTO, D. G. R., RODRIGUES, C. “Galeria Urbana: O Uso da Rua Como Suporte Artístico e a Incorporação da Estética do Graffiti como Item de Consumo e Obra de Arte”. Disponível em: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Prêmio Expocom 2010 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação) Assinale a alternativa CORRETA que apresenta artistas importantes da técnica do graffiti.
Banksy, Os Gêmeos, Alexandre Orion, Basquiat.
6
O sentido é uma resposta mental a um estímulo percebido pelo corpo, que na mente torna-se em informação, e se bem aplicada pode transformar-se em conhecimento. O sentido é formado, apresentado por meio do processo de comunicação. Todas as alternativas abaixo fazem parte do elementos da comunicação, EXCETO:
 Silenciador: A parte que decodifica a impressão formada na mente de alguém.
Sobre a história do cinema, análise as afirmações abaixo: I- O cinema é um dos meios de comunicação mais importantes e tem como principal objetivo divertir o público. Antigamente, o cinema era mostrado em barracas, ao público das feiras e, só mais tarde é que foi mostrado em salas reservadas, como salas de teatro e de concertos. II- O cinematógrafo torna possível a projeção de imagens ao público, que são projetadas sobre uma tela branca gigante. III- O cinematoscópio foi inventado por Thomas Edison, em 1890. Não era projetado numa tela, mas no interior de uma máquina, e o filme só podia ser visto por um espectador de cada vez. IV- Os irmãos Lumière foram os que projetaram  primeiro um filme cinematográfico. V-Antigamente os filmes eram a preto e branco, curtos e de fraca qualidade. Só no início do século XX, é que apareceram os filmes sonoros, maiores e a cores.   Assinale as alternativa correta
As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas
7
(Pierre Levy, 1995, in cultura digotal.br – organização Rodrigo Savazoni, Sergio Cohn – Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.). Sobre a cultura digital, assinale a alternativa que contém afirmação INCORRETA:
A conectividade que se gera através da cultura digital não proporciona a escolha da atividade cultural das pessoas, pois passa por um grande intermediário que dita o processo cultural (Indústria cultural)
Entre as inovações da arte do século XX, estão diversos artistas que contribuíram para a ruptura da arte clássica. Dentre eles todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
 Eugéne Delacroix
8
(FCC/2014) Pierre Levy defende que a interconexão entre as pessoas de diversos locais, decorrente de um fenômeno técnico, resulta em universalidade no tangente a formas e espaço de comunicação, mas que também comporta a diversidade, destituindo qualquer possibilidade de totalidade. Esta interconexão generalizada gera, de acordo com este autor, mudanças na educação e nas formas artísticas. Tal ideia trabalhada na obra de Levy, trata-se do conceito de
cibercultura.
(FIDESA, 2012) Considerando as concepções da arte contemporânea produzida com as novas tecnologias, avalie as afirmativas a seguir:  1- A arte contemporânea que utiliza as tecnologias é uma arte da interação, da participação, da partilha, que privilegia estados emergentes, de vir-a-ser, em lugar de produtos acabados.  2- Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias.  3- O ciberespaço propõe uma questão atual: o fim das verdades absolutas e proporciona a idéia de arte como: fluxo, transformações no tempo, dissipações, regenerações, desordens, reordenações.  4- Na cibercultura, o meio científico está realizando investigações que exploram o computador como um sistema em suas possibilidades de ampliar o campo perceptivo, enquanto o meio artístico se limita a utilizar o computador para guardar informações.  O correto está em:
1, 2 e 3, apenas.
9
(UFG/2014) O uso de tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas deve
 estimular a criação de novos métodos didático-pedagógicos e garantir o acesso dos estudantes à biblioteca, ao rádio, à televisão e à internet aberta às possibilidades da convergência digital.
(ESAF/2013) A respeito das Tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto educacional, assinale a opção correta.
Democratiza o acesso para alunos e professores tanto a ferramentas quanto a conteúdos educacionais.
10
(COPEVE/2011) A tecnologia da Informação e da Comunicação se constitui em um conjunto de recursos que, integrados, proporcionam a comunicação dos processos de aprendizagem, ampliando as possibilidades de uma sociedade, bem como expandindo sua utilização. Dessa forma, a utilização das tecnologias pressupõe, exceto: 
oferecimento de múltiplas perspectivas às pessoas embora dificulte o processo de assimilação.
Sobre os museus virtuais, analise as assertivas abaixo.         I.         O contrário de modelo tradicional de aprendizagem – baseado em uma perspectiva linear -, no qual os bens culturais ficam encerrados em espaços físicos fechados a qualquer público, na perspectiva da aprendizagem mediada por tecnologias digitais, o conhecimento está vinculado aos sujeitos de diversas formas e meios, por meio de sua disponibilização em espaços públicos digitais, ainda que estes espaços estejam em processo de ampliação do seu acesso.     II.         No caso do museu virtual, ao se visitá-lo, seja por meio da internet ou do CDROM, apreende-se uma nova visão de espaço museológico, na qual as ações, as escolhas e, em certos casos, o layout do espaço “virtualizado” é comandado pela escolha do visitante, de acordo com suas necessidades.    III.         Museu, seja presencial ou virtual, dimensiona relações que são características da compreensão da História. Compreender História significa estabelecer relações com passado, presente e futuro, bem como localizar estas dimensões temporais nos seus espaços de ação.     Assinale a alternativa correta.
Todas as alternativas estão corretas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.