Buscar

FILOSOFIA e ETICA

Prévia do material em texto

AV2 Filosofia e Ética
Universidade Estácio de Sá – Campus João Uchoa
Filosofia e Ética – Prof. Rafael Neves Da Costa
Aluna: Flavia – Mat. 2020
Instruções
Responda cada questão em texto de até 5 linhas com as suas palavras. Fonte Times New Roman, tamanho 12, inserir nome completo, matrícula, nome da disciplina e nome do professor no cabeçalho.
Prazo: 24/06 às 11:20
Valor: 2.0 pontos (cada questão) Valor máximo: 10.0 pontos
1. Dessa vez ficamos sabendo, ainda, que o estudo da Filosofia pode ser, além do mais, prazeroso. Além disso, completando o testemunho, pode fazer-nos pensar melhor, enxergar as coisas com mais claridade e por consequência tomar melhores decisões, com mais criatividade e sabedoria. É nessa direção, pois, que está a "utilidade" da Filosofia. Disserte sobre a utilidade filosófica.
A filosofia surgiu derivada da curiosidade do homem “de onde somos, para onde iremos”. Ela é a base do saber científico, da filosofia surgiu a matemática, a lógica e posteriormente a ciência, que nada mais é do que o saber filosófico testado e provado matematicamente. A “utilidade” da Filosofia é intrínseca porque surge da necessidade do homem de procurar respostas ao seu universo. Até meados do século XX as Faculdades de estudos e saberes científicos eram denominadas Faculdades de Filosofia. 
2. O que é considerado como moralmente certo em determinada cultura e época não possui o caráter de valor absoluto porque trata-se de um valor que poderá se modificar. Justifique a assertiva.
Analiso que a Moral se baseia na necessidade da comunidade como um todo. O que é preciso em cada momento histórico se tornará a “moral” daquela civilização. Por exemplo, antes de qualquer guerra é visto com horror o assassinato, no entanto, no meio de um conflito, se tenta justificar a morte do outro, por mais horror que isso cause para alguns. Até hoje, alguns historiadores procuram justificar a queda da Bomba A em Hiroshima e Nagasaki como “necessária”. 
3. Qual a diferença entre os termos Amoral e Imoral no campo da Moral?
Compreendendo-se que a MORAL é o conjunto de valores e normas intrínsecos do que é certo e errado e de como agir para o bem comum à uma civilização para que ela sobreviva em equilíbrio e respeito ao próximo, IMORAL é uma ação ou ausência de ação que contraria esses princípios e causa ruptura nas normas socias. AMORAL trata-se do próprio indivíduo que não respeita os preceitos morais e ignora a ética. 
1/2
4. Disserte sobre a compreensão dada sobre: "Estamos condenados à liberdade”.
De acordo com Sartre não existe um Deus que permeia as ações de cada indivíduo com recompensa e castigo e pela fatalidade da sua concepção. O homem passa a ser o autor de seus atos e vítima das suas consequências. Quanto mais é dada a liberdade, mais cada indivíduo se torna responsável por medir suas atitudes perante o seu meio e responder pelos seus atos. 
5. Conceitue a Filosofia Utilitarista por Jeremy Bentham (1748-1832).
Jeremy Bentham baseou sua teoria acreditando que o ser humano busca o prazer e foge da dor, sendo esse o princípio motivador da ação humana, tanto individual quanto coletiva e que essas condições de dor e prazer são traçadas pela própria natureza, cabendo ao homem determinar o seu controle. Chamado de “princípio da utilidade" deu consistência a uma Ética apta para produzir o melhor dos indivíduos e a melhor das coletividades, “a busca da felicidade para o maior número de pessoas".
Flavia D 
2/2

Continue navegando