Buscar

TEste de conhecimento 17 - Tópicos em libras e surdez

Prévia do material em texto

1
          Questão 
	
	
	Sobre o AEE é incorreto afirmar.
		
	
	Identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
	
	É oferecido apenas na etapa da educação básica e fundamental.
	
	concedido aos Alunos com deficiência, Alunos com transtornos globais do desenvolvimento e  Alunos com altas habilidades ou superdotação.
	
	Complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola ou fora dela.
	
	O planejamento do Atendimento Educacional Especializado em Libras é feito pelo professor especializado, juntamente com os professores de turma comum e os professores de Língua Portuguesa, pois o conteúdo deste trabalho é semelhante ao desenvolvido na sala de aula comum.
	Respondido em 28/03/2020 23:44:39
	
Explicação: 
O Atendimento Educacional Especializado é oferecido na etapa da educação básica, fundamental e ensino superior.
	
	
	 
		2
          Questão 
	
	
	Sobre a garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, referenciada no Decreto nº 5.626/05, que regulamenta a Lei nº 10.436/02, é correto afirmar que:
		
	
	As instituições de ensino de educação básica devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras, mas as instituições de ensino superior não têm esta obrigatoriedade. 
	
	As instituições privadas não precisam implementar as medidas referidas neste decreto como meio de assegurar aos alunos surdos o acesso à educação.
	
	As instituições de ensino de educação básica e superior devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras, levando em consideração que alunos surdos e ouvintes devem compartilhar o mesmo espaço educacional. 
	
	As instituições de ensino de educação básica e superior devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras, mas apenas quando eles estiverem em salas isoladas.
	
	Os alunos surdos da educação básica não devem ficar juntos com os alunos ouvintes, nas aulas de língua portuguesa, porque a língua materna deles é a língua de sinais. 
	Respondido em 28/03/2020 23:44:50
	
Explicação: 
É obrigatório a contratação de intérpretes de Libras em todos os níveis de ensino da Educação Formal. 
	
	
	 
		3
          Questão 
	
	
	No tocante ao desenvolvimento do aluno surdo, existem caminhos a seguir para que possamos estimular significativamente este conhecimento que o aluno já possui, porém não o sistematizou, aponte o caminho a seguir.
		
	
	Independente da forma, o surdo acompanha por ter o cognitivo preservado.
	
	Aplicar textos para que o aluno se insira no contexto da sociedade
 
	
	 sondar o conhecimento do surdo e saber da cultura surda e como o surdo desenvolvem conhecimento para elaborar aulas visuais significativas.
 
	
	Desenvolver aulas de diversas questão independente de saber quem é este surdo.
 
	
	Ministrar o conteúdo de forma regular, pois os interpretes dão o suporte necessário para o entendimento do surdo.
 
	Respondido em 28/03/2020 23:44:55
	
Explicação: 
O surdo possui caracteristicas linguística visual específicas que se aplicado as metodologias corretas  atingimos o objetivo de aquisição do conhecimento por parte do aluno surdo
	
	
	 
		4
          Questão 
	
	
	Segundo Behares, 1993 (In: Góes, 1996), os estudos sobre a aquisição da língua de sinais pela criança surda são necessários para se entender que
		
	
	a criança surda não é deficiente na esfera linguístico¿ comunicativa ou na construção da identidade social.
	
	as condições sociais interferem na aquisição linguística da criança deficiente.
	
	a criança surda não é deficiente na construção da identidade social e sim na esfera linguístico-comunicativa.
	
	a criança surda é deficiente na esfera linguístico-comunicativa apenas.
	
	a criança deficiente constrói sua identidade dependendo primeiramente da aquisição da língua majoritária do país em que vive.
	Respondido em 28/03/2020 23:45:21
	
Explicação: 
Vygotsky (1998) destaca que a linguagem não depende da natureza do meio material que utiliza, mas sim do uso efetivo dos signos, de quaisquer formas de realização que possam assumir papel correspondente ao da fala. Os surdos não são deficientes na esfera lingüístico-comunicativa, ou na construção da identidade social, mas podem tornar-se deficientes pelas condições em que se constituem como pessoas. Assim, a incorporação de uma língua de sinais mostra-se necessária para que sejam configuradas condições mais propícias à expansão das relações interpessoais, que constituem o funcionamento nas esferas cognitiva e afetiva, e fundam a construção da subjetividade.
	
	
	 
		5
          Questão 
	
	
	Políticas linguísticas e educacionais quando assumidas sem um entendimento mais aprofundado dos contextos socioeconômicos e culturais dos quais emergem, correm o risco de, elas mesmas, transformarem-se em:
		
	
	Expressão das reivindicações das minorias.
	
	Estratégia de manutenção do preconceito.
	
	Instrumentos de transformação social.
	
	Objetos de reflexão e discussão.
	
	Objetos de compreensão dos sujeitos com deficiência.
	Respondido em 28/03/2020 23:45:40
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
          Questão 
	
	
	O Manifesto dos Surdos Oralizados difunde a ideia de que:
		
	
	A difusão da LIBRAS é um equívoco.
	
	A sociedade discrimina os surdos oralizados.
	
	Todos os surdos devem usar a LIBRAS.
	
	Todos os surdos devem fazer obrigatoriamente leitura labial.
	
	O domínio da língua portuguesa é uma condição importante para a inclusão do surdo na sociedade.
	Respondido em 28/03/2020 23:45:55
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
          Questão 
	
	
	Segundo o Dicionário Online de Português, Bilinguismo é a "qualidade de um indivíduo ou de uma população que utiliza corrente e alternadamente duas línguas diferentes". A partir dessa definição, assinale a alternativa INCORRETA em relação ao Bilinguismo para surdos.
		
	
	As Línguas de Sinais são diferentes em cada comunidade e têm estruturas gramaticais próprias, independentes das línguas orais de seus países.
	
	O conceito mais importante dessa filosofia é que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias.
	
	O surdo deve adquirir a Língua de Sinais, considerada sua língua natural, como primeira língua e a língua oral de seu país, como segunda língua, na modalidade escrita.
	
	As duas línguas não devem ser utilizadas simultaneamente para que as estruturas sejam preservadas.
	
	Bilinguismo significa falar as duas línguas ao mesmo tempo, ou seja, a língua oral e a língua de sinais.
	Respondido em 28/03/2020 23:46:01
	
Explicação: 
O Bilinguismo é a filosofia educacional defendida pela comunidade surda, pois nessa proposta eles são vistos como minoria linguística e cultural. A língua de sinais é a primeira língua dos surdos e, a partir dela, aprende-se a segunda língua e os conceitos escolares. Como as línguas são distintas, não devem ser usadas simultaneamente, pois as estruturas linguísticas ficam comprometidas.
	
	
	 
		8
          Questão 
	
	
	Numa PERSPECTIVA DE POLITICAS LINGUÍSTICAS NA EDUCAÇÃO a relação de legítimo X legítimo entre as PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA, pressupõe:
		
	
	Que todos as pessoas com deficiência e sem deficiência devem manter um distanciamento social , quando possuem alguma limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
	
	Que o especial DA Educação e na sociedade é sempre o aluno/cidadão COM deficiência que possui alguma limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
	
	Que todas as pessoas com deficiência possui limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
	
	Que o especial DA Educação e na sociedade é qualquer aluno/cidadão COM ou SEM deficiênciaque possui alguma limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
	
	Que a pessoa com deficiência não consegue conviver na sociedade é com pessoas sem deficiência .

Continue navegando