Buscar

etapas do exame clinico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Etapas do exame clínico veterinário
As etapas do exame clínico se dividem em 8 partes a resenha, anamnese, contenção, exame físico, elaboração de suspeitas e plano diagnósticos, exames complementares, diagnósticos e prognósticos e tratamento.
Resenha: 
A resenha está na primeira página da ficha do animal, nela está contida todas as informações básicas como espécie, raça, sexo e idade e partir disso pode ser traçada as primeiras direções de doenças a partir de deduções e por questões de suscetibilidade.
Anamnese:
A anamnese é o conjunto de informações recolhidas sobre fatos de interesse médicos, passados e/ou atuais, que fornece importantes subsídios para os estabelecimentos do diagnostico do caso em questão. É o principal recurso de que o clínico dispões para fechar o diagnóstico.
Contenção:
A contenção tem como objetivo a proteção do examinador, do auxiliar e do animal, tem como objetivo também facilitar o exame físico, evitar acidentes como fratura, além de possibilitar procedimentos diversos como por exemplo a medicação injetável.
Exame físico:
O exame físico é separado em duas modalidades o exame físico geral e o exame físico específico. No exame físico geral é avaliado o estado geral do animal (coloração da mucosa, estado de hidratação e nutricional entre outros) e as grandes funções (temperatura, frequência cardíaca etc.). Já no exame físico específico é direcionado aos sistemas envolvidos. Ainda dentro do exame físico existem 5 etapas a inspeção, palpação, auscultação, percussão e olfação.
Elaboração de suspeitas e plano diagnósticos:
nessa etapa é reunido todas as informações contidas até agora e é separado as principais suspeitas da doença ou problema em questão.
Exames complementares:
Os exames complementares são feitos para confirmar as suspeitas e para concluir o diagnóstico.
Diagnostico e prognósticos: 
O diagnostico é o reconhecimento do doente ou da doença por meio do exame clínico e dos outros elementos auxiliares. E prognostico é a dedução feita pelo clínico sobre a evolução ou término da doença, o resultado pode ser mau, bom ou reservado. 
Tratamento:
É a utilização de meios medicamentosos, cirúrgicos ou dietéticos para combater doenças, as vezes pode-se utilizar uma combinação desses recursos. O tratamento pode ainda ser classificado pela sua finalidade elas podem ser casuais (quando se opta por um meio que combata a causa da doença), sintomático (quando visa combater apenas os sintomas), patogênico (quando procura-se modificar mecanismo de desenvolvimento de doenças no organismo) e vital (quando se procura evitar aparecimento de complicações que possam fazer o animal correr risco de morte).
 
Referências: FEITOSA, Francisco Leydson. Semiologia Veterinária: A arte do diagnóstico. São Paulo: EDITORA ROCA LTDA, 2014.

Outros materiais