Buscar

especializações podologicas (2) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Especializações Podológicas 
Nome Completo: Ana Karoline Siboli Mendes
Matrícula: 01436508
Curso: Podologia 
Podologia Infantil
Área focada no tratamento do pé de bebês e crianças de 0 a 12 anos. A estrutura dos pés desses pequenos pacientes é frágil, exigindo tratamento adequado de um profissional para garantir crescimento correto e prevenir deformidades permanentes. Trata de verruga plantar, frieira, bolhas, unhas encravadas, e aplicação de órtese indolor para corrigir unhas com curvatura encravada ou acentuada. Orientação aos pais sobre a melhor forma de cuidar e cortar as unhas da criança. Indicação dos melhores tipos de meias e calçados infantis. É possível trabalhar em clínicas de podologia, médicas e estéticas. 
Podologia Geriátrica
Área dedicada ao estudo, cuidado e tratamento do pé do idoso, como tratamento de calos, anidrose, pé reumático, calcanhar rachado, onicomicose. Orientação para o uso de palmilhas, meias especiais e calçados adequados à situação do paciente. Avaliação da postura, do equilíbrio, da pisada e de calçados de pacientes idosos, higienização dos pés, corte e lixamento das unhas. É possível trabalhar em clínicas de podologia, médicas e estéticas
Podologia Preventiva 
Campo focado nas atividades de prevenção de podopatias, em adolescentes e adultos. Trata unhas encravadas, frieiras, rachaduras no calcanhar, micoses, bolhas, bromidrose, podem ser evitados seguindo as orientações corretas do podólogo. Em atendimentos preventivos, esse profissional realiza 4 procedimentos importantes no paciente: higienização dos pés, corte e lixamento das unhas, remoção de calosidade, massagem relaxante. É possível trabalhar em clínicas de podologia, médicas e estéticas, hospitais, spas e casa de repouso para idosos. 
Podologia Laboral 
Os trabalhadores também contam com o auxílio da Podologia para aliviar e prevenir dores e podopatias resultantes das longas horas de expediente. A Podologia Laboral foca no tratamento dos pés de funcionários de empresas, estudando as causas das dores e sugerindo soluções para melhorar a saúde dos pés do trabalhador. Em todo o processo, são consideradas as particularidades do paciente e das atividades que ele exerce diariamente no trabalho. Identificação dos fatores que afetam o pé do trabalhador, diagnóstico e tratamento de podopatias (calosidades, micoses, fungos, rachaduras, bolhas etc), aconselhamento sobre calçados ideais para a atividade profissional e cuidados diários com pés.
Pé de risco 
Atua na prevenção e tratamento de pé diabético, vascular, reumático e neurológico. A atuação do podólogo é fundamental para prevenir complicações de pés com alterações metabólicas, neurológicas, sistêmica e vascular. Quando não tratadas, as lesões que surgem em pacientes com pé de risco podem gerar graves consequências, como gangrena e amputação. Avaliação clínica, com exame físico para identificar o estado dos pés, análise da circulação sanguínea, da biomecânica e da sensibilidade dos pés, classificação do pé de risco, prevenção e tratamento das complicações, aconselhamento sobre os melhores cuidados que o paciente deve ter com o pé de risco, auxílio ao paciente em processo de reabilitação, inspeção e exame frequente do pé de risco. Os principais locais de trabalho são a clínica de podologia e o hospital. No ambiente hospitalar, o podólogo atua junto a uma equipe de médicos.

Continue navegando