A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO

Pré-visualização | Página 4 de 5

isso, ela contribui para a melhora do desenvolvimento radicular e, consequentemente, favorece a absorção de água e de nutrientes pelas culturas. 
Sobre a gessagem, marque com V ou F:
(   ) Deve ser realizada quando confirmada em análise de solo saturação por alumínio > 0,5 cmolc/dm³ e/ou teor de Ca < 0,5 cmolc/dm³ nas camadas subsuperficiais.
(   ) A recomendação necessária de gesso agrícola deve ser aplicada e incorporada.
(   ) A aplicação deve ser realizada junto à de calcário, visto que o calcário vai atuar na superfície enquanto o gesso atuará nas camadas subsuperficiais.
(   ) Uma cautela maior deve ser tomada quando a prática for realizada em solos com alto teor de areia.
Assinale a alternativa que contém o julgamento correto das afirmações.
V – F – F – V.
ADUBAÇÃO
Nitrogênio, fósforo e potássio são nutrientes demandados em grandes quantidades pela maioria das culturas de interesse. Sendo assim, o manejo de adubação desses elementos é considerado de suma importância para atingir a produtividade esperada.
Sobre a adubação desses nutrientes, considere as afirmações abaixo, colocando V, para verdadeiro, ou F, para falso:
(  ) Para os três nutrientes, a adubação deve ser realizada apenas baseada na classe de disponibilidade e no teor dos nutrientes, após realizada a análise do solo.
(  ) A classe de disponibilidade de fósforo no solo é determinada pelo teor de argila, porque esse nutriente apresenta alta capacidade de adsorção aos minerais, ficando indisponível para as plantas.
(  ) O manejo da adubação potássica não necessita ser parcelada, pois o potássio apresenta cargas e, com isso, é capaz de se ligar aos compostos do solo, aumentando o seu teor e a sua disponibilidade para as plantas.
(  ) Para realizar o manejo da adubação, principalmente de P e K, é necessária a realização da análise química e granulométrica do solo.
Qual alternativa apresenta a sequência correta?
F – V – F – V.
Um produtor rural procurou você para orientações sobre o manejo de adubação para a cultura da soja. Ele quer começar a produzir e gostaria de saber se há necessidade de manejar a adubação de NPK na área. Ele já realizou a análise do solo, a partir da qual você verificou os seguintes valores:
Argila: 482 g/kg; CTC a pH 7: 8,2; P: 4,2 mg/dm³; K: 58 mg/dm³.
Sabendo que é uma propriedade grande, localizada no interior de Santa Catarina, considere as afirmativas abaixo:
I. Como a faixa de disponibilidade do P e K está baixa, há necessidade de adubação de correção.
II. A dose recomendada é de 95 kg/ha de P2O5 e 115 kg/ha de K2O, de acordo com o manual de recomendação de fertilizantes indicado.
III. Os fertilizantes fosfatados e potássicos devem ser aplicados a lanço, de uma única vez, sem necessidade de incorporação.
IV. Para o N, a adubação não é necessária, visto que a soja apresenta simbiose com microrganismos capazes de fornecer todo o suprimento nitrogenado que a cultura precisa.
Com base nas afirmativas acima, quais seriam suas recomendações para o produtor?
I, II e IV.
É necessário sempre seguir o passo a passo para a recomendação da adubação, iniciando com o diagnóstico a partir da análise do solo até a determinação dos teores necessários para a adubação, visando a uma análise adequada e a um manejo consciente.
Sobre os passos para a tomada de decisão visando ao manejo da adubação, assinale a alternativa correta.
O manejo da adubação deve ser realizado a fim de disponibilizar os nutrientes como um complemento para o teor que já existe no solo, com os objetivos de atingir a produtividade desejada e suprir a demanda nutricional da cultura.
O dono de uma fazenda procurou você para orientações sobre o manejo de adubação. Ele foi orientado a realizar as análises de solo, assim como a determinação do teor de argila. Existem 3 áreas na propriedade já separadas para a produção de grãos. Ele realizou as análises do solo de forma separada, como é recomendado, e gostaria de realizar o manejo necessário para atingir uma boa produtividade. Sendo assim, os dados da análise de solo indicam:
- Área 1: 420 g/kg de argila; 4,2 mg/dm³ de P; CTC de 7,8 cmolc/dm³; 62 mg/dm³ de K.
- Área 2: 370 g/kg de argila; 12,9 mg/dm³ de P; CTC de 8,1 cmolc/dm³; 98 mg/dm³ de K.
- Área 3: 460 g/kg de argila; 5,6 mg/dm³ de P; CTC de 7,6 cmolc/dm³; 99 mg/dm³ de K.
Considerando que a propriedade se localiza em Lajeado/RS, analise as afirmativas:
I. Na área 1, tanto P quanto K apresentam faixa de disponibilidade classificada como baixa.
II. Nas áreas 2 e 3, a faixa de disponibilidade é classificada como média para ambos os nutrientes.
III. Considerando que nenhuma das três áreas apresentou teor alto de P e K, todas as adubações recomendadas serão de manutenção.
IV. Na área 3 será cultivada a soja e, por isso, a adubação nitrogenada não deve ser recomendada ao produtor rural, porque existe a simbiose das plantas com fungos que realizam o processo de fixação biológica do N.
Agora, assinale a alternativa correta.
 Apenas a I.
A adubação é uma prática que visa a suprir as demandas nutricionais das culturas sempre que o solo não disponibilizar os teores necessários. Para determinar isso, é necessário sempre realizar a análise química, buscando verificar a fertilidade do solo. Sendo assim, a adubação é uma complementação e deve ser realizada com cautela, para evitar gastos desnecessários. Sobre essa prática agrícola, assinale V, para verdadeiro, ou F, para falso:
(  ) A eficiência da adubação está diretamente relacionada com o modo de aplicação dos fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos.
(  ) A textura do solo e o modo de aplicação dos fertilizantes não influenciam na eficiência da adubação se as doses aplicadas forem as recomendadas.
(  ) A análise química e a determinação da disponibilidade do teor do nutriente no solo são o ponto-chave para a correta recomendação de fertilizantes nitrogenados.
(  ) O acompanhamento, visando a manter a fertilidade do solo adequada, deve ser realizado apenas quando o solo for adubado, devido a faixas de disponibilidade baixa ou média.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
V - F - F - F.
 
Ao aplicarmos um resíduo diretamente nos cultivos, é iniciado o processo de decomposição e de mineralização dos nutrientes desses resíduos no solo. O ideal é que a mineralização dos nutrientes esteja em equilíbrio com a imobilização destes pelos microrganismos.
Para que isso ocorra, qual característica dos resíduos mais importa? Qual a dimensão desses valores? 
A composição dos resíduos é a que mais importa. Uma relação C/N nem rica, nem pobre, ou seja, valores maiores do que 20 e menores do que 30.
 
Os fertilizantes orgânicos mais vendidos atualmente são os chamados compostos, ou seja, são resíduos orgânicos estabilizados que passaram por um processo específico.
Qual é esse processo e o que se pode afirmar em relação a ele?
O processo é a compostagem. Há um efeito sanitizante (eliminação de patógenos) dos resíduos, por causa das temperaturas maiores do que 55ºC, resultantes da compostagem.
Uma orientação frequente dos profissionais envolvidos em questões relacionadas à fertilização orgânica (agrônomos, biólogos e engenheiros ambientais) diz respeito à aplicação de resíduos orgânicos perto de cursos d'água.
O que a aplicação desses materiais, nesses locais, poderia causar e por quê?
É possível a ocorrência de eutrofização, que é o aumento da carga orgânica na água, graças ao aumento de nutrientes que vêm dos resíduos, prejudicando a fauna dos corpos hídricos.
 
Você foi contratado para trabalhar em uma propriedade com cultivo de milho. O solo é arenoso em profundidades maiores do que 10cm, com baixo teor de matéria orgânica e nutrientes na camada superficial.
Nesse cenário, qual seria a forma mais eficiente de adubação, visto ambas as necessidades para atender à safra atual?
Fertilização organomineral, pois me beneficio dos nutrientes rapidamente disponibilizados às plantas e contribuo com a qualidade do solo em longo prazo, especialmente em solos arenosos, onde a retenção de nutrientes é menor.
A

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.