Buscar

Avaliação Discursiva - Representação descritiva I - Catalogação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Catalogação Cooperativa, contextualizada nos estudos e esforços de Charles Coffin Jewett, tem sido um dos temas com relevância no contexto atual da atuação do bibliotecário, em especial, potencializada com o advento das TICs e da internet. Disserte sobre as implicações das TICs e da internet na Catalogação Cooperativa.
	
	
	As Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs, impactaram de forma significativa a forma como lidamos com o fluxo de informações, passando a fazer parte da rotina de todos. Essa facilidade possibilitou melhorias e praticidades no processo de troca de informações. Com a diversificação dos recursos e ambientes informacionais, antes disponibilizadas e restritas ao suporte impresso, transformando-se em meios digitais, exigiu-se uma reformulação e adequação do bibliotecário em suas atividades.
Com a automação dos sistemas de bibliotecas, as atividades de catalogação, indexação e recuperação da informação se tornaram mais simples e rápidas, trazendo uma maior precisão na recuperação de documentos. Para obter uma padronização para o contexto virtual, foi necessário desenvolver formatos específicos, como o MARC 21, possibilitando a catalogação apenas uma única vez, evitando, portanto, desperdícios de tempo.
Diante do acelerado crescimento do fluxo informacional, tem-se a possibilidade de se elaborar um catálogo coletivo, reunindo as descrições fornecidas por cada biblioteca de um país. A catalogação cooperativa não somente auxilia na automatização de uma unidade de informação, mas também, faz com que os serviços e itens do acervo sejam movimentados e disponibilizados de forma ágil e eficaz.
	
	2.
	Ações como as da Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia - Association of Library and Information Professionals (ADBS) -, da França, dão indicativos do que seria ideal no que se referem aos principais domínios de competências e aptidões das diferentes ocupações especializadas em Informação. Disserte sobre esses indicativos e de que maneira os bibliotecários devem se atentar para abranger algumas dessas competências, em especial, durante a sua formação.
	
Para compor o perfil de um bom bibliotecário, o ideal seria dominar diversas competências e aptidões necessárias para o desempenho de suas atividades. Dentre as quais, tem-se a necessidade de saber processar a informação registrada em diversos tipos de suporte, aplicando conhecimentos práticos de coleta, processamento e armazenamento da informação. Faz-se necessário, também, que as disciplinas de catalogação abordem as normas e padrões de descrição adequadas aos diferentes suportes, considerando o contexto atual do advento tecnológico e dos sistemas de informação.
Vários fatores influenciam no ensino da catalogação, dentre os quais, fatores sociais, políticos, tecnológicos e ideológicos. Isso implica em como o profissional vai fazer uso da catalogação como fonte de um bem maior à sociedade. 
Aliada à formação do bibliotecário, a catalogação vem se tornando uma das principais ferramentas para o compartilhamento de informações, sendo possível devido às inovações tecnológicas do contexto atual. À medida em que as tecnologias de comunicação e informação evoluem e vão se tornando mais eficientes e sofisticadas, os currículos vão se aperfeiçoando e se adequando. Neste cenário, os usuários de qualquer tipo de sistemas de informação, estão mais aptos e preparados para as diferentes técnicas de buscas e possíveis recuperações informacionais.
Vale ressaltar que a busca de atualização das técnicas, normas e regras pertinentes à representação descritiva deve ser contínua, devendo, o bibliotecário, buscar a participação em congressos, seminários e encontros organizados por associações ou profissionais e demais interessados, para melhor se adequar às mudanças tecnológicas que dispõe como e onde a informação é processada.
Parte inferior do formulário

Continue navegando