Buscar

72 Improbidade Administrativa - Atos Quadro Comparativo

Prévia do material em texto

Improbidade Administrativa - Sanções - art. 12
Prof. Eduardo Tanaka
 Se você quiser fixar e entender melhor esta matéria, com tudo mastigadinho e explicado, assista à videoaula 72 (Improbidade Administrativa - Atos: Quadro Comparativo)
 em meu canal do Youtube – Prof. Eduardo Tanaka – acesse através do link: https://youtu.be/63hxjw5CwMI
Abaixo, transcrevemos o art. 12, que trata dessas penas:
"Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:          
        I - na hipótese do art. 9°, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;
        II - na hipótese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos;
III - na hipótese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.
IV - na hipótese prevista no art. 10-A, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de 5 (cinco) a 8 (oito) anos e multa civil de até 3 (três) vezes o valor do benefício financeiro ou tributário concedido. "
Destacamos o parágrafo único do art. 12: Parágrafo único. Na fixação das penas previstas nesta lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.
A Constituição Federal traz de modo genérico as sanções aplicáveis quanto aos atos de improbidade administrativa:
Art. 37, § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
A Lei de improbidade administrativa prevê, além dessas sanções já citadas pela Constituição Federal, a multa civil, proibição para contratar ou licitar e a vedação de receber benefícios e incentivos fiscais.
Sobre as penalidades, explicaremos uma a uma:
Direitos políticos
Há a SUSPENSÃO dos direitos políticos por um determinado período. Como vimos anteriormente, dependendo do ato praticado a suspensão varia de 3 a 10 anos, a depender da gravidade da conduta do agente ou terceiro.
Nos termos da LIA, para que haja a suspensão dos direitos políticos, é necessário o trânsito em julgado da sentença civil condenatória.
Perda da função pública
Um dos requisitos necessários para o exercício da função pública é a regularidade dos direitos políticos, sendo assim, a perda da função pública é consequência da suspensão dos direitos políticos. Segundo a LIA, a perda do cargo depende de sentença judicial transitada em julgado. Porém, nada impede a administração pública de demitir o servidor público por infração disciplinar, no entanto é condição necessária que a lei estatutária preveja, expressamente, a infração disciplinar como improbidade administrativa.
Na esfera federal, a lei 8.112/90 prevê a demissão em caso de improbidade administrativa em seu art. 132, inc. IV. 
Indisponibilidade dos bens 
A decretação de indisponibilidade dos bens depende de ação do ministério público, portanto, não pode ser feita administrativamente.
Ressarcimento ao erário
O Ressarcimento é feito no exato valor do prejuízo causado ao erário. Essa é uma penalidade que pode ser repassada aos herdeiros ou sucessores daquele que causar prejuízo ao erário até o valor limite da herança da herança recebida.
As punições do art. 12 são originárias de questões recorrentes em concursos públicos. Por isso, é importante, para facilitar os estudos, fazer uma tabela comparativa.
	Artigo
	Perde função pública?
	Suspensão dos Direitos Políticos 
	Multa 
	Multa (base de cálculo)
	9º
	sim
	8 a 10 
	3 x
	valor do acréscimo patrimonial
	10
	sim
	5 a 8 
	2 x
	valor do dano
	10-A
	sim
	5 a 8
	3 x
	valor do benefício financeiro ou tributário concedido
	11
	sim
	3 a 5
	100 x
	valor da remuneração
	Artigo
	Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de:
	9º
	10 anos
	10
	5 anos
	10-A
	sanção não prevista na legislação.
	11
	3 anos
Questões
(FCC - TRE-AP - Analista Judiciário) Considere os seguintes itens:
I. Praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência. 
II. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício.
III. Revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo.
IV. Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado. 
V. Negar publicidade aos atos oficiais. 
Nos termos da Lei n° 8.429/92, a pena de ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos é aplicável ao ato constante em 
a) V; b) III; c) II; d) IV; e) I.
Gabarito: D 
(FCC - TRT-MA - Analista Judiciário - Área Administrativa) Maurício é servidor público do Governo do Maranhão, atuando em cargo diretivo em determinada secretaria e, no exercício regular de suas funções, recebeu dinheiro em espécie de uma empresa para omitir ato de ofício a que estava obrigado. Neste caso, Maurício cometeu ato de improbidade administrativa e estará sujeito, dentre outras sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa, à suspensão dos direitos políticos de :
a) oito a dez anos, e ao pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial.
b) cinco a oito anos, e ao pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial. 
c) três a cinco anos, e ao pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial. 
d) oito a dez anos, e ao pagamento de multa civil de até cinco vezes o valor do acréscimo patrimonial.
e) cinco a oito anos, e ao pagamento de multa civil de até cinco vezes o valor do acréscimo patrimonial.
Gabarito: A

Mais conteúdos dessa disciplina