Buscar

PROVA AV 2 - Direitos Humanos (1)

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO - AV1
	
	1º, 2° e 3º SEMESTRE DO CURSO DE DIREITO
	
	DISCIPLINA: ARA0082 – DIREITOS HUMANOS 
	Professor: LÍVIA VIEIRA LISBOA 
	Data da prova: 15.06.2021
	Período: 2021.1
	
	Período: Noturno
	Matrícula: 
	Resultado:
	Aluno: 
	
	Assinatura:
	
INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA
1. Este caderno de questões possui 10 (dez) questões subjetivas, cada uma valendo 1 pt., totalizando 10pts.
1. Para realizar esta prova, você deverá responder as questões e enviar ou pelo SIA ou pelo TEAMS, preferencialmente em formato de PDF.
1. É importante que o envio seja preferencialmente pelo SIA.
1. A interpretação das questões faz parte da prova, portanto são vedadas perguntas no momento de sua aplicação.
1. Leia os enunciados com atenção.
1. Resolva as questões na ordem que mais lhe convier.
1. Aguarde o aviso para iniciar a prova. 
1. Vocês terão 24h para postar a prova, tendo, portanto, até 16.06.21 (às 23h59min)
QUESTÕES
Q01) Analise a assertiva abaixo e faça o que se segue:
A Assembleia Geral das Nações Unidas é um Órgão plenário da ONU que reúne representantes de todos os Estados-Membros, cuja delegação pode ter até cinco representantes. Entretanto, em tal Assembleia, cada Estado tem direito a um voto, mas eles não possuem o mesmo peso, haja vista o fato de que cada Estado tem uma soberania diferenciada, valendo uma Soberania sobre a outra. Desta forma, não há o Princípio da igualdade jurídica.
Tal afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta. Falsa, pois a ONU não é considerada Órgão plenário e sim Organização Intergovernamental constituída com a finalidade geral da concertação á nível politico, em termos muitos amplos. 
Q02) Analise a assertiva abaixo e faça o que se segue:
Acerca do incidente de deslocamento de competência podemos perceber que ele ocorre de modo corriqueiro, sempre que qualquer entidade da sociedade civil assim requerer ao STF, justamente por demonstrar que não é necessária a grave violação de Direitos Humanos. Além disso, não é uma norma presente na Constituição, e não há interesse em cumprir tratados internacionais de Direitos Humanos. É tão comum que o deslocamento de competência é da Justiça Federal para a Justiça Estadual, isso porque não há qualquer interferência, omissão ou coação no momento das investigações.
Tal afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.
Falsa, Poderá suscitar perante o STJ,podendo ocorrer em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal. 
Q03) Analise a assertiva abaixo e faça o que se segue:
A incorporação de um tratado internacional e/ou tratado internacional de Direitos Humanos é composta por quatro fases, todas elas de cunho internacional. Não há possibilidade alguma de haver uma aprovação parlamentar.
Tal afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.
Falsa, Pois finalizada a primeira parte, é submetido para aprovação parlamentar, apenas não poderá incluir qualquer alteração no texto original. 
Q04) Analise a assertiva abaixo e faça o que se segue:
Não existem Princípios do Direito Humanitário. Isso porque a Neutralidade e a Não-discriminação não se fazem presentes perante o Direito Humanitário. Deste modo, não há neutralidade, pois em matéria de Direito Humanitário qualquer ação é uma ação de intromissão e sempre existiu a discriminação por parte do Direito Humanitário, pois há distinção entre pessoas e países.
Tal afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.
Q05) Analise a assertiva abaixo e faça o que se segue:
É correto afirmar sobre a aplicação de tratados internacionais em matéria de direitos humanos compete ao Defensor Público Geral da União, ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, ao Procurador-Geral da República e às Associações com mais de um ano de existência que atuem na proteção e na promoção dos direitos humanos requerer o chamado de Incidente de Deslocamento de Competência, para apurar grave violação de direitos humanos.
Tal afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.
Verdadeira. conforme disciplina do art. 109, §5º, da CF.
5º Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal.
 § 1º O Procurador-Geral da República deverá ser previamente ouvido nas ações de inconstitucionalidade e em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Federal.
Q06) Analise a assertiva abaixo e faça o que se segue:
Os Tratados Internacionais que não são de Direitos Humanos têm status de emenda constitucional, ou seja, nenhuma outra norma pode revogá-los.
Tal afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.
Falsa, O tratados de direitos humanos que possuem o status de emenda constitucional.
Q07) Quais são os princípios da Relações Internacionais que regem o Brasil? Escolha 2 e discorra sobre eles. 
“Art. 4º. A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político.
Vamos falar sobre: Principio da Não-Intervenção: O princípio que reflete a respeito á soberania dos Estados, nas relações internas e relações externas. Reativado em prol dos Direitos Humanos, promove e consolida a democracia representativa, respeito esse princípio. Esse princípio não se limita a proibir apenas a intervenção armada, mas quaisquer formas de intervenção direta ou indireta que atentem contra a personalidade do Estado. Podemos citar o Princípio da Igualdade entre os Estados: Que irá reafirmar os os ideais de soberania e autodeterminação dos povos, reiterando que a comunidade de Estados deve se respeitar mutuamente e levar em conta que todos são igualmente soberanos nas relações internacionais. Embora se observe que política, social e economicamente os Estados sejam diferentes, a ordem internacional reconhece que todos os Estados têm igualdade em direitos e obrigações e que a sociedade internacional é composta de membros iguais.
Q08) Analise a assertiva abaixo e faça o que se segue:
Podemos afirmar que não existe hierarquia dos tratados internacionais, perfazendo todos eles, de direitos humanos ou não, antes ou depois da EC/45, uma lei ordinária.
Tal afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.
Falsa,
 Em busca de soluções, a doutrina se desdobrou entre aqueles que, defendiam a incorporação automática dos tratados firmados antes da EC 45/2004 ao texto constitucional, a teor do que passou a dispor seu artigo 5º, parágrafo 2º; e os que propugnavam pela recepção material, por parte daquele mesmo dispositivo, de todos os tratados internacionais de proteção de direitos humanos.
Embora essa última tese tenha alcançado certo prestígio em alguns tribunais[5], a ponto de se considerar encerradas "as controvérsias jurisprudenciais e doutrinárias suscitadas pelo parágrafo 2º do artigo 5º", o fato é que a inserção do parágrafo 3º opõe-se, por si só, à interpretação de que o parágrafo 2º teria ensejado nivelamento constitucional para os tratados internacionais de direitos humanos preexistentes à EC 45/2004[7].
O legislador, atento a essa realidade, está buscando regulamentar a matéria por meio do Projeto de Resolução 204/2005, em que se propõe a criação do artigo 203-A, parágrafo 10, no Regimento Interno da Câmara dos Deputados[8], que passaria a admitir a equivalência de tratado ou convenção internacional sobre direitos humanos ratificados pelo Brasil anterioresà EC 45/2004, através de requerimento dirigido pelo Presidente ao Congresso Nacional[9], onde seria submetido à votação. Aprovado pelo Plenário, a matéria seria então regulada pelas disposições regimentais pertinentes ao trâmite e apreciação das propostas de emenda. Essa solução, no entanto, causa controvérsia no âmbito do próprio Legislativo. 
Q09) Analise a assertiva abaixo e faça o que se segue:
Imigrantes e Refugiados são sinônimos de uma mesma situação: a escolha de sair de seu país para viver em outro. Daí não houve a necessidade de se criar nenhum Órgão da ONU acerca do tema.
Tal afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.
Q10) Analise a assertiva abaixo e faça o que se segue:
Em relação aos princípios constitucionais das relações internacionais, previstos no art. 4º, CF/88, não há como se fazer uma associação entre o princípio da independência nacional presente no referido artigo e a Soberania (Fundamento da República Federativa do Brasil, prevista no art. 1ª, I, CF/88). Isso ocorre pelo fato de que a independência nacional nada tem que ver com a soberania, haja vista que os Estados-Nação não são independentes entre si e não exercem, por lógica, soberania interna e internacional, não perfazendo igualdade jurídica e política entre si.
Tal afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.

Continue navegando