Buscar

desafio 8 avaliações de impactos ambientais

Prévia do material em texto

Em uma oficina mecânica existem atividades de baixo impacto ambiental, mas elas podem ser bem definidas. Alguns destes impactos podem ser:
• Geração de resíduos sólidos.
Existe uma certa quantidade de peças de reposição que devem ter um descarte adequado, ainda mais quando essas peças estão contaminadas com óleos combustíveis. Além disso, podem ser gerados outros resíduos sólidos na empresa. Sendo assim, a medida mitigatória é o adequado descarte desses resíduos basicamente metálicos que podem ser reciclados. Para outros resíduos, pode-se utilizar a coleta seletiva geral.
Outros resíduos não recicláveis devem ter descarte adequado, a fim de se evitar a incineração. Alguns desses impactos podem ser:
• Geração de resíduos líquidos diversos.
• Água contaminada com graxas, óleos e combustíveis diversos.
• Óleos combustíveis e solventes da lavagem de peças.
Estes resíduos são altamente contaminantes e devem ter descarte adequado. É possível descartá-los em uma caixa de retenção de óleos, por exemplo, e em canaletas que evitam a mistura de combustíveis com os pluviais.
• Contaminação sonora (golpes, motores, etc.). O ruído é produzido no processo normal de trabalho da oficina, podendo causar transtornos ao entorno, principalmente em locais residenciais.
• Geração de emprego e renda. Sem dúvida, a oficina é um empreendimento gerador de emprego.
Podem-se analisar outros aspectos, como a utilização de energia elétrica, minimizada pela utilização de telhas transparentes, grandes janelas, etc.

Continue navegando