Buscar

Célula e tecidos vegetais | Biotecnologia | Exercício | Vegetal

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Discente: @bolzan.studies
Disciplina: Biotecnologia Vegetal
Aula 1 – Atividade 1 – Células e Tecidos vegetais
1) Cite e justifique um dos componentes celulares que somente podem ser encontrados nas células vegetais e que você poderia utilizar para fins biotecnológicos.
Resposta:
	Um componente celular que somente pode ser encontrado nas células vegetais é a parede celular, a qual é dividida em parede primária que é composta por celulose, hemicelulose e pectina, e em parede secundária que é composta por celulose, hemicelulose e lignina. Sendo assim, em virtude de sua composição a parede celular pode ser amplamente utilizada para fins biotecnológicos, tal como para manipulação genética de plantas para favorecer o seu crescimento e dependendo do fim, torná-las mais flexíveis ou rígidas. 
2) O aumento da % de celulose no vegetal é um objetivo biotecnológico. Em que tipo de parede celular você investiria? Justifique.
Resposta:
	Com o intuito biotecnológico de dificultar ainda mais o ataque de agentes patógenos eu investiria na parede celular secundária. Este investimento deve-se ao fato de que por esse tipo de parede ter um menor teor de água irá dificultar o desenvolvimento de microrganismos que necessitam de água para se fortalecer, além disso, ela tende a formar um vegetal/planta mais resistente, uma vez que é composta por lignina. Dessa maneira, a planta conseguirá se desenvolver de maneira plena.
3) Por que a figura do corte transversal de folha apresenta estômatos apenas na epiderme inferior da folha?
Resposta:
	Os estômatos são células diferenciadas da epiderme e ele atua no controle da perda excessiva de água e favorece as trocas gasosas. Nesse viés, no corte transversal a folha só apresenta estômatos na epiderme inferior, pois é o sentido que favorece a saída dos vapores de água acumulados durante o dia, e também a realização trocas gasosas fundamentais. E, dessa maneira, evitar que a planta entre em estresse hídrico.
4) Como você manipularia a presença ou ausência de estômatos numa planta para resistência seca e/ou ambientes alagados?
Resposta:
	Como os estômatos são responsáveis pelo controle da saída/entrada de água na célula, em ambientes desérticos as plantas, como cactos, seriam manipuladas com uma menor quantidade de estômatos, devido à baixa quantidade de água disponível e assim conseguiriam ter uma reserva de água para a manutenção de suas funções vitais. Já em plantas de ambientais alagados, como manguezais, o número de estômatos seria maior, uma vez que estão em contato direto com a água é necessário que a liberação do excesso seja constante para que a planta não entre em estresse hídrico. 
5) Que tipo de sistema vascular teria uma maior importância em biotecnologia, em sua opinião? Justifique.
Resposta:
	Em minha opinião, em virtude da quantidade de componentes que conduz, o floema teria uma maior importância em biotecnologia. Isso leva em consideração o fato de conduzir a seiva elaborada e distribuir os produtos da fotossíntese como carboidratos, lipídios, proteínas entre outros compostos, por toda a planta e dessa maneira faz com a planta se desenvolva plenamente – desde o crescimento até a inibição de patógenos. Nesse sentido, para a aplicação biotecnológica no desenvolvimento de plantas adaptadas a diferentes ambientes a aplicação do floema poderia atuar como uma fonte de estudo mais concreta, em virtude de maior complexidade que apresenta.

Continue navegando