Buscar

QUESTIONÁRIO DISCURSIVO fisiologia exercicio avaliativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DISCURSIVO DE FISIOLOGIA
NOME: GUSTAVO NASCIMENTO MADEIRA
FARMÁCIA ° NOTURNO
1. Defina o conceito de homeostasia, justificando a seguinte afirmação “Homeostasia: estado estacionário”. 
Homeostasia e o processo de manutenção das condições constantes do meio interno (independe do meio externo) 
2. Defina o conceito de “feedback” (retroalimentação). 
Retroalimentação também denominada por feedback, qual o significado é retorno da informação ou do processo. Controle da homeostase : manutenção do equilíbrio interno .É o efeito retroativo ou informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão, ou até mesmo dar uma resposta. Existem dois tipos, feedback negativo e feedback positivo.
3. Descreva o potencial de membrana (potencial de repouso) e discuta os eventos iônicos responsáveis pela gênese e propagação do potencial de ação. 
A bicamada lipídica da membrana citoplasmática é impermeável para íons e eletricamente neutra. Ela separa cargas elétricas (íons) do meio extracelular e intracelular. Através de canais e bombas iônicas as cargas elétricas podem ser transportadas através da membrana, ela apresenta uma permeabilidade elétrica, levando a uma diferença de carga entre o meio externo e interno, um potencial de membrana. No potencial de repouso de uma célula, quando não há estímulo, o meio interno se encontra negativo em relação ao meio externo.
O potencial de ação é caracterizado por uma forte e repentina alteração do potencial de membrana. Durante o potencial de repouso as maiorias dos canais iônicos estão fechadas, não permitindo a passagem de íons entre o meio intra e extracelular. Quando, por exemplo, por um inpulso sináptico, há uma depolarização local da membrana, os íons positivos passam através de canais iônicos para o interior da célula. Com a entrada dos íons positivos o interior se torna menos negativo. Quando esse fluxo de íons é suficiente, ele causa a abertura de canais dependentes dessa diferença de potencial, levando a uma forte depolarização e fazendo com que o interior da célula se torne positivo em relação ao exterior da célula, causando um potencial de ação. A depolarização da membrana que leva a um potencial de ação é chamada de estímulo. Em especial, o potencial de ação, também chamado de potencial de equilíbrio, é o movimento de íons dentro e fora da célula. Ele envolve especificamente íons sódio e potássio. Eles são movidos para dentro e para fora da célula através de canais de sódio e potássio e bomba de sódio-potássio.
4. Discuta as principais diferenças entre as sinapses elétricas e as químicas. 
Sinapses elétricas: os potenciais de ação passam diretamente entre células adjacentes, por meio de estruturas chamadas junções comunicantes. Tendo como vantagem Comunicação mais rápida, Sincronização (coordenação) mais eficiente entre o neurônio e a estrutura excitada Ex: músculo cardíaco e músculo liso das vísceras.
Sinapses químicas: membranas plasmáticas dos neurônios não se tocam. Neurônio pré-ganglionar libera um neurotransmissor que se liga aos receptores situados na membrana plasmática do neurônio pós-ganglionar. O neurônio pré-ganglionar converte um sinal elétrico (impulso nervoso) em um sinal químico (neurotransmissor liberado). Ex: músculo estriado esquelético.
5. Após a liberação dos neurotransmissores na fenda sináptica, explique quais podem ser seus possíveis destinos. 
Com a entrada do cálcio no terminal, ocorre a exocitose de vesículas contendo neurotransmissores na fenda sináptica. Quando esse neurotransmissor cai na fenda, ele se liga a receptores específicos na membrana do neurônio pós, e pode causar a excitação deste ou a inibição, dependendo do seu neurotransmissor e receptor.
6. Discuta as diferenças entre receptores ionotrópicos e metabotrópicos. 
Receptor Ionotrópico: Sítio de ligação de neurotransmissor e o canal iônico na mesma proteína. Na ausência do neurotransmissor (ligante / sinalizador), o componente do canal iônico do receptor ionotrópico é fechado. Quando o neurotransmissor correto se liga ao receptor ionotrópico, o canal iônico se abre.
Receptor Metabotrópico : Sítio de ligação do neurotransmissor e o canal iônico em proteínas diferentes. A separação ocorre por meio de uma proteína de membrana chamada de Proteína G. Quando um neurotransmissor se liga a um receptor metabotrópico, a proteína G abre ou fecha diretamente o canal iônico.
7. Descreva as características dos potenciais pós-sinápticos e de que maneira eles podem ser gerados.
Potenciais pós-sinápticos excitatórios (PPSE) neurotransmissores excitatórios se ligam aos receptores ionotrópicos que contêm canais de cátions (Na+, K+ e Ca2+). No influxo de Na+ e Ca+ e no fluxo de K+, o interior da célula pós-ganglionar se toma menos negativo (despolarizado).
Potencial pós-sináptico inibitório (PPSI): Neurotransmissores inibitórios se ligam aos receptores ionotrópicos contendo canais de ânions (Cl-). O fluxo para dentro da célula de íons Cl faz com que o interior da célula pós-ganglionar se tome mais negativo (hiperpolarizado).
8. Explique o princípio do “tudo-ou-nada” relativo ao potencial de ação.
A geração de um potencial de ação depende da capacidade de um estímulo específico levar o potencial de membrana ao limiar (Lei do tudo ou nada). Isso significa que ou o estímulo é suficientemente intenso para excitar o neurônio, desencadeando o potencial de ação, ou nada acontece. Não existe potencial de ação mais forte ou mais fraco; ele é igual independente da intensidade do estímulo.
9. Explique o efeito da mielinização sobre a velocidade e o metabolismo na condução de potenciais de ação na fibra nervosa. 
A mielina é uma camada lipídica que envolve as fibras nervosas, co m características de isolante elétrico, o que garante maior velocidade na condução do potencial de ação, através dos intervalos existentes na bainha, chamados de nós de Ranvier, acelerando a transmissão ao longo da fibra nervosa.
10. Conceitue “período refratário relativo” e “período refratário absoluto”. 
Período refratário absoluto refere-se ao período em que uma vez iniciado o potencial de ação, por cerca de 1ms, um segundo potencial de ação não poderá ser desencadeado antes que o primeiro termine. Após os canais de sódio terem voltado para suas posições originais, mas antes de a membrana voltar para seu potencial d e repouso, um potencial graduado mais alto do que o normal pode iniciar outro potencial de ação, designando o chamado de período refratário relativo.
Períodos refratários: caracterizados como os períodos nas quais ou a célula não consegue despolarizar novamente, ou terá muito mais problema/dificuldade para despolarizar no vamente . Há dois tipos de períodos refratários: No pico (gráfico), onde tem despolarização e rápida repolarização , chamado de período refratário absoluto, ou seja, se a célula estiver nesta condição ela não consegue deflagrar outro potencial de ação, ela precisa terminar este para poder gerar outro , pois os canais de potássio voltagem de pendentes estão todos abertos , assim ela não consegue ativar os canais de sódio voltagem dependente nessa condição. Quando chega na condição de hiperpolarização é chamado de período refratário relativo onde precisaria de mui to mai s sódio entrando por ativação de canais químico -dependentes do que em uma condição de repouso , para desencadear novamente uma despolarização.
11. Pesquise e discuta o que é a neuroplasticidade. Exemplifique. 
É a capacidade que o nosso cérebro possui em se reorganizar e executar funções que eram de competência de determinada região encefálixa, mas por seu acometimento essa função foi perdida. Então a neuroplasticidade é uma forma de organização onde a região não acometida se adapta, aprende e executa funções.
12. Explique e nomeie os tipos de proteínas envolvidasna contração muscular. 
Proteínas contrateis: proteínas que geram força durante a contrações musculares. EX: Miosina, Actina.
Proteínas reguladoras : proteínas que ajuda a ativar e desativar o processo de contração muscular. EX: Tropomiosina , Troponina
13. Diga o que é o sarcômero, nomeando e definindo as suas regiões (Linhas, Zonas e Bandas). 
Sarcômero é um dos componentes básicos do músculo estriado que permite contração muscular. Cada sarcômero é constituído por um complexo de proteínas, entre as quais actina e miosina, alinhadas em série para formar uma estrutura cilíndrica designada miofibrina, no interior das células musculares. As proteínas dos sarcômeros organizam-se em bandas com características particulares, que ao microscópio dão um aspecto estriado ao músculo esquelético e ao músculo cardíaco, o músculo liso organiza-se de forma diferente e não possui sarcômeros. AS estruturas que constituem o sarcômero são: a zona que um sarcômero se liga ao seguinte traduz-se por uma linha mais escura, designada linha Z . UM sarcômero corresponde ao espaço que separa duas linhas Z consecutivas. Do lado a linha Z encontra-se uma banda clara, denominada banda I, composta por filamento fino de actina. Entre as bandas I encontra-se a banda A, mais escura, onde ocorre uma sobreposição de filamentos finos com filamentos espessos de miosina. A tinina estende-se da linha Z, onde esta ligada ao filamento fino, para a linha M, onde acredita-se que haja interação com o filamento grosso.
14. Para ocorrer a contração muscular, a fibra muscular deve ser excitada. Enumere de 1 a 6 os
eventos da excitação:
a. ( 5) Potencial de ação na fibra muscular.
b. ( 1) Liberação de aceltilcolina na fenda sináptica.
c. ( 2) Estímulo elétrico ou químico.
d. ( 3) Ligação de acetilcolina no receptor nicotínico da fibra muscular.
e. ( 4) Potencial de ação no neurônio motor.
f. (6 ) Entrada de cálcio no terminal axonal do neurônio motor.
15. Após o potencial de ação ter se propagado pela fibra muscular, os seguintes eventos culminam na contração muscular. Ordene-os de 1 a 8:
a. (2) Ligação do Ca++ na troponina.
b. (1) Liberação de Ca++ do retículo sarcoplasmático da fibra muscular.
c. (4) Atração entre actina e miosina.
d. (7) Recaptação do Ca++ para dentro do retículo sarcoplasmático.
e. (6) Relaxamento.
f. (3) O complexo troponina-Ca++ puxa a tropomiosina fixada na actina e ocorre liberação dos
sítios ativos da actina.
g. (5) Quebra do ATP em ADP+Pi pela miosina e ligação da actina com a miosina deformada.
h. (8) Miosina deformada puxa a actina ao voltar a sua posição inicial: contração.

Outros materiais