Buscar

A Expansão Marítima Portuguesa

Prévia do material em texto

Os vários reinos existentes na região de Portugal foram unificados sob o comando do rei D. João I. Com isso, aumentou a arrecadação de impostos e o comércio pôde se desenvolver com o apoio do Estado.
Após a conquista de Ceuta, Portugal continuou a investir na descoberta de uma nova rota para o Oriente. Seu objetivo era contornar a África para chegar às Índias. A ambição dos comerciantes era ter acesso à rota das especiarias (isto é, condimentos, temperos).
Portugal começa a vislumbrar a real possibilidade de descobrir um novo caminho para o Oriente, pois o navegador Bartolomeu Dias havia conseguido chegar ao extremo sul da África, no local que fora inicialmente batizado de cabo das Tormentas e, mais tarde, de cabo da Boa Esperança.
Em maio de 1492, foi a vez do navegador genovês Cristóvão Colombo sair à busca de um novo caminho para o Oriente com financiamento da Coroa espanhola, chefiada pelo rei Fernando e pela rainha Isabel
Portugal inicia sua expansão marítima e realiza a sua primeira conquista: Ceuta, um importante entreposto comercial com o Oriente.
1415 
Séc. XV 
1488 
 1492 
Vasco da Gama parti de Lisboa para tentar chegar às Índias. Em fins de 1498, ele consegue finalmente realizar o projeto português de chegar a Calicute, nas Índias. Sua frota retornou então a Portugal em 1499, sendo aclamado pelo rei como grande herói pelo feito de ter chegado às Índias
Em 9 de março, Pedro Álvares Cabral deixou Portugal com dez naus, três caravelas e aproximadamente 1500 homens. Em 22 de abril, aportou no litoral sul do atual estado da Bahia, que denominou de Terra de Vera Cruz.
No dia 1º de maio de 1500, os portugueses fincaram uma grande cruz cristã nas terras que começavam a conquistar. A religião foi, nos anos seguintes, um importante instrumento para que os portugueses transmitissem sua visão de mundo e seus valores.
Em 23 de julho de 1501, novamente na praia do Restelo, em Lisboa, Cabral retorna depois de 501 dias, com seis navios e cerca de 500 homens.
Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, que dividia as possíveis descobertas na América entre os dois países.
1494 
 1501 
1497 
1500 
A expansão marítima portuguesa

Continue navegando

Outros materiais