A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Avaliação Final Objetiva - Trabalho e Contemporaneidade

Pré-visualização|Página 1 de 1

Trabalho e Contemporaneidade 

  1. Na atual sociedade, em que a modernidade e a industrialização imperam, os sujeitos, mesmo sendo únicos, são todos dependentes das organizações. Elas, por sua vez, estão constantemente se transformando, conforme o decorrer dos anos. Desta forma, sobre o processo de desenvolvimento pelo qual passaram as organizações; na primeira etapa, os meios da natureza eram a base de sustento do sujeito; na segunda etapa, inicia-se o desenvolvimento, e os meios de sobrevivência são transformados pelo trabalho e na quarta etapa, as três anteriormente citadas são submetidas à organização.
  2. O processo de imigração de diferentes povos ao Brasil é caracterizado por algumas contribuições muito importantes, como tende a ser em qualquer contexto imigratório, embora com variações em cada caso. As principais causas das imigrações são quase sempre as mesmas, ou seja, guerras, perseguições políticas e étnicas, fome e, por consequência, o sonho de uma vida nova e melhor. Além dos imigrantes do vasto continente africano, seis grupos étnicos se destacaram. Considerando o exposto: Espanhóis, portugueses, italianos e alemães e Portugueses, espanhóis, japoneses e eslavos.
  3. A questão de liberdade pode ser entendida positivamente, quando expressa a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Com relação aos tipos de liberdade, a liberdade política reflete as oportunidades que as pessoas têm para determinar seus governantes e os pressupostos que estes devem ter, para que possam ser atuantes politicamente na sociedade.  
  4. A Revolução Industrial (1760-1820) trouxe um conjunto de alterações sociais consigo, cujas consequências de ordem social significam uma outra revolução, tamanhas as mudanças. Do ponto de vista do Serviço Social, a partir desse evento histórico, a denominada "questão social" passou a se constituir, progressivamente, em um fenômeno político, social e econômico de primeira grandeza. Além disso, a importância conceitual e política faz parte da formação intelectual do Assistente Social e compõe a justifica de sua atuação profissional. Com base nisso, é função da questão social questionar as relações de trabalho, a sociedade e suas relações como um todo; é função da questão social incentivar a inclusão e a aproximação dos trabalhadores e, é função da questão social trabalhar pela eliminação das privações materiais.
  5. O sistema socialista pode ser conceituado como uma teoria da estruturação econômica, que defende a propriedade coletiva e pública, além de organizar os meios de produção e distribuição de bens na sociedade, que, segundo alguns autores, ganham mais força conforme disseminam seus ideais. Com relação a este pressuposto: Podem ser considerados pensadores socialistas: Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre Proudhon; e são considerados pensadores socialistas: Karl Marx e Friedrich Engels.



HTML image 0 Uniasselvi / avaliação final objetiva / Trabalho e Contemporaneidade / Serviço Social