Buscar

avaliação final dissertativa; trabalho e contemporaneidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
Trabalho e Contemporaneidade (SES21)
Serviço Social
1-A Revolução Industrial (1760-1820) trouxe um conjunto de alterações sociais consigo, cujas consequências de ordem social significam uma outra revolução, tamanhas as mudanças. Do ponto de vista do Serviço Social, a partir desse evento histórico, a denominada "questão social" passou a se constituir, progressivamente, em um fenômeno político, social e econômico de primeira grandeza. Nas palavras da psicóloga Patrícia Tavares Ribeiro, "'questão social' adquiriu nova relevância no debate acadêmico nos anos 90, em virtude das mudanças observadas nas relações entre Estado, economia e sociedade. Neste debate, o tema da exclusão fundamentou questionamentos à intervenção estatal, particularmente no que se refere à erosão dos sistemas de proteção social" (RIBEIRO, 2010). A importância conceitual e política da questão social faz parte da formação intelectual do Assistente Social. Além disso, compõe a justifica de sua atuação profissional, cujo conhecimento orienta a definição do que é denominado de "funções" da questão social. Disserte sobre a importância da questão social ao Assistente Social, elencando as principais funções da questão social a serem colocadas em prática.
FONTE: RIBEIRO, Patrícia Tavares. A questão social na história recente: implicações para a política de saúde no Brasil. Physis, Rio de Janeiro, v. 20, n.1, 2010.
R: 
A primeira expressão da questão social advém do pauperismo decorrente dos impactos da primeira onda industrializante, passando a ganhar destaque particularmente, a partir do último quartel do século XIX, período em que o capitalismo experimenta profundas modificações no seu ordenamento e na sua dinâmica. Ela se manifesta em praticamente todos os itens do cotidiano. Aquilo que você veste, come, os lugares aonde você vai e as pessoas com as quais você fala estão todas permeadas pela questão social. Ela está, acima de tudo, relacionada com as questões de classe. Questão social é o conjunto das expressões de desigualdades sociais. Essas expressões são resultados do capitalismo industrial, numa contradição entre capital x trabalho, onde a atual questão social refere-se à ampliação do trabalho dentro dessa sociedade, com a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho. A questão social está relacionada à uma série de fatores que vão além da mera intervenção do serviço social, a economia, educação, saúde entre outras áreas estão tão ligadas à questão social como o próprio serviço social. Por 'questão social', no sentido universal do termo, significa o conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos, que o surgimento da classe operária impôs no curso da constituição da sociedade capitalista. Assim a 'questão social' está fundamentalmente vinculada ao conflito entre capital e trabalho. Sendo assim, sobre a concepção e a gênese da questão social é correto afirmar que: ”a designação do conceito de “questão social”, invariavelmente, será associada com os processos de desigualdade e pobreza, independentemente das características específicas dos diferentes modos de produção.
O objeto do Serviço Social se coloca, então, como a situação social problema: “o Serviço Social atua na base das inter-relações do binômio indivíduo-sociedade“. O assistente social convive cotidianamente com as mais amplas expressões da questão social, matéria prima de seu trabalho, é um profissional que lida diretamente com as questões sociais, que trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência. O assistente social promove o bem-estar físico, psicológico e social, ele ampara e promove o total acesso à cidadania, pois cada vez desenvolve competência para enfrentar as vulnerabilidades e adversidades. Pode-se afirmar que a questão social impulsiona os diferentes Estados a implementar medidas sociais sistemáticas, ampliando assim suas funções. Os profissionais de Serviço Social estudam a realidade social brasileira e trabalham diretamente com a população, atuam em situações de violação de direitos humanos como trabalho análogo, situação de refúgio, situação de rua e migração, retratadas diariamente pela mídia. A ordem monopólica cria e funda o Serviço Social enquanto profissão. O processo de instauração do Serviço Social baseia-se nas modalidades de intervenção do Estado burguês na questão social, tipificadas nas políticas sociais, desta maneira o Serviço Social participa da formulação e implementação de políticas sociais. O assistente social tem hoje o papel fundamental na busca por justiça social, no processo de materialização e acesso aos direitos para enfrentar as demandas sociais e atuar na construção dos programas sociais necessários para minimizar tais desigualdades. Os projetos de intervenção social são atividades realizadas em uma realidade social a partir de um problema. 
2-A história do trabalho humano está marcada por aspectos moralmente condenáveis pela sociedade contemporânea, liberal-democrática. Esses fatores estão, de modo geral, relacionados causalmente ao interesse de obter ganhos por parte de alguém, às custas do trabalho de outrem. Essa é uma descrição simples e clara sobre a escravidão, provavelmente o aspecto geral moralmente mais condenado na história do trabalho, sob o olhar contemporâneo. Em pleno século XXI, ainda existem situações de escravidão no Brasil, comprovadas por organismos internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho - OIT. Nessa perspectiva, disserte sobre o trabalho escravo no século XXI, descrevendo algumas de suas principais características.
R:
De acordo com o artigo 149 do Código Penal brasileiro, são elementos que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo: condições degradantes de trabalho, onde sejam incompatíveis com a dignidade humana, caracterizadas pela violação de direitos fundamentais, colocando em risco a saúde e a vida do trabalhador, com jornada exaustiva. A prática do trabalho escravo em pleno século XXI, apresenta-se sob a junção de duas formas: a primeira é o trabalho forçado ou obrigatório; a segunda, o trabalho realizado em condições degradantes. Tal prática abominável fere os direitos humanos naquilo que a pessoa tem de mais sagrado: a dignidade. Trabalho escravo contemporâneo é o trabalho forçado que envolve restrições à liberdade do trabalhador, onde ele é obrigado a prestar um serviço, sem receber um pagamento ou receber um valor insuficiente para suas necessidades e as relações de trabalho costumam ser ilegais, juntando a isso tudo ainda tem condições degradantes de trabalho, alimentação e alojamento; aquisição de dívidas, com a passagem que o trabalho paga para ir para o local de trabalho escrevo, faz dividas ao pegar as ferramentas que precisa para realizar seu trabalho, alimentação precária, porem o trabalhador paga, alojamento(muitas das vezes é apenas coberto por lonas pretas); ainda passa pela retenção dos documentos, até que as vítimas quitem as suas dívidas, não podem sair do local, salvo se forem libertados por órgãos que fiscalizam tal pratica criminosa. De fato, na maioria dos estudos e relatórios sobre o tema há referências a situações que seriam as principais causas da escravidão: a concentração de terras nas mãos de poucos, a falta de alternativas de renda para as pessoas; o incentivo financeiro indiscriminado às empresas (independentemente de como elas forem usar esse dinheiro). Um estudo da OIT estimou que a escravidão moderna gera mais de 150 bilhões de lucro todos os anos, o equivalente à soma dos lucros das quatro empresas mais rentáveis do mundo. 
Se falando de trabalho escravo no brasil, temos muitos relatos e resquícios que isso é uma realidade, muito triste e degradante para a nossa população. A primeira grande diferença entre o trabalho escravo no Brasil Colônia- Império e o trabalho análogo ao de escravo nos dias de hoje é o fato de que no século passado a prática da escravidão era permitida e, hoje, ela é proibida, sendo tipificadacomo crime pelo Código Penal Brasileiro. O trabalho escravo, infelizmente, é uma realidade para muitas pessoas no Brasil e no mundo. A escravidão contemporânea no Brasil assemelha-se à servidão e tem sua face rural e urbana. No campo, geralmente os aliciadores, a serviço de fazendeiros em zonas de expansão agrícola, recrutam trabalhadores para derrubar matas nativas e semear o solo. A escravidão no Brasil foi cruel e desumana e suas consequências, mesmo passados mais de 130 anos da abolição, ainda são perceptíveis. A pobreza, violência e a discriminação que afetam os negros no Brasil são um reflexo direto de um país que normalizou o preconceito contra esse grupo e o deixou à margem da sociedade.
Nos dias de hoje se veste uma capa negra para se esconder que no mundo não se pratica tal ofensa a vida humana, porem que todos sabem que isso é uma triste realidade por toda parte, até na pratica sexual, se tem relatos de pessoas, independente do sexo ou orientação sexual, sendo obrigados a trabalharem forçadamente para grandes magnatas e milionários de várias partes do mundo. Uma triste realidade que vivemos, assistimos na tv, vemos na internet, lemos nos jornais e revistas, porem que, a sociedade em si, não consegue dá um fim de verdade, sem deixar resquícios e nem lembranças de tais práticas.

Outros materiais