Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CEDERJ/UFRJ – POLO SÃO GONÇALO QUÍMICA I 
PROFESSORA: JOSIANE 
TURMA: 2018.1/ GRUPO 3 PRÁTICA: 3
ALUNO: Jorge Otávio
Matricula:18114070162 
	Introdução 
A cristalização fracionada é um processo de separação de misturas, onde as substâncias da mistura são sólidos, dissolvendo todos os componentes da mistura em líquido que logo em seguida sofre evaporação ele provoca a cristalização das substâncias separadamente.¹ 
Nessa aula haverá discussão dos fundamentos teóricos a respeito de cristalização fracionada e de retículos cristalinos. 
	Resultado 
1.1 o primeira etapa foi preparado uma solução com NaNO3 e KCl. Após a esta pronta a solução calculou-se a molaridade de cada composto.
 8,5 g de NaNO3 + 7,5g de KCl + 25ml de H2O = 33,3 ml
Depois de saber a quantidade é necessário saber a molaridade de cada composto. A molaridade é obtida pelo meio do calculo:
	 KCl 
 39+35,5=74,5 g/mol 
 74,5 — 1 mol 
 7,5 — x 
 x ≅ 0,1 mol 
 [KCl]= 0,1/0,033= 3 mol/L 
	 NaNO3
 23+14+(3x16) =85 g/mol
 85 — 1 mol 
 8,5 — x
 x =0,1mol
 
 [NaNO3]=0,1/0,033 = 3mol/L 
 
1.2.O valor de X de KCl e NaNO3 indica a quantidade de soluto que 1L de solvente pode solubilizar, que no caso é 3 mol de soluto. A nova equação química se da pela seguinte esquema:
 NaNO3 + KCl → NaCl + KNO3
1.3. Após a solução ser pouco aquecida observou-se a solubilização total dos reagentes. Isso ocorreu porque o calor aumenta a capacidade de solubilização da maioria das substâncias. Então colocou-se a solução no gelo para ser resfriada rapidamente. O resultado disso foi a formação de cristais com formato de agulha. Foi possível saber qual substância foi cristalizada observando a tabela da variação da molaridade de acordo com a temperatura. Como foi estabelecido a solução tem uma concentração de 3 mol/L. A substância cristalizada é a única que a 10°C, a temperatura que foi alcançada no resfriamento, está abaixo da molaridade da solução, 3 mol/L. É a única substância que tem esses requisitos e o nitrato de potássio (KNO3)..
1.4.Com a retirada do Nitrato de Potássio restou apenas o outro produto que os reagentes utilizados, Nitrato de Sódio(NaNO3) e Cloreto de Potássio (KCl), formam. Pela equação dos reagentes e produtos observa-se que o outro produto é o Cloreto de Sódio. A retirada do Cloreto de Sódio (NaCl) é feita por meio de evaporação. Então foi aquecido até que a água evaporasse deixando apenas cristais de NaCl.
	Conclusão 
 O objetivo da aula foi alcançado já que o conhecimento sobre e condução para o processo de cristalização foi alcançado o reconhecimento do produto restante na ultima parte do experimento também foi realizado. 
	Referencia
1-https://www.infoescola.com/quimica/cristalizacao-fracionada/
2-RUSSEL, John B. “Química Geral Volume I”. Tradução e revisão técnica de Márcia Guekezian, et al. 2° ed. São Paulo : Pearson Makron Books, 1994. Capítulo 11/Capítulo 9