Buscar

Atividade compostagem 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade: Compostagem – Fatores que afetam o processo
Daniel Pereira de Aquino
Turma TPGV
Professor: Reginaldo Proque
Quadro 1: Fatores que influenciam o processo de compostagem
Temperatura: No processo de compostagem a energia produzida pelos microrganismos promove um incremento de temperaturas, quando essas encontram-se superiores a 40°C começam a predominar os microrganismos termofílicos responsáveis pela decomposição acelerada da matéria orgânica.
Umidade: No processo de decomposição da matéria orgânica, a umidade garante a atividade microbiológica, isso porque, entre outros fatores, a estrutura dos microrganismos consiste de aproximadamente 90% de água e na produção de novas células, a água precisa ser obtida do meio, no caso da massa de compostagem.
Aeração: É o fator mais importante a ser considerado no processo de decomposição da matéria orgânica, sendo classificado como o principal mecanismo capaz de evitar altos índices de temperatura durante o processo de compostagem, de aumentar a velocidade de oxidação, de diminuir a liberação de odores e reduzir o excesso de umidade de um material em decomposição.
Relação carbono/Nitrogênio: Resíduos com relação C/N baixa perdem nitrogênio na forma amonical durante o processo de compostagem, prejudicando a qualidade do composto, quando ocorre o contrário, ou seja, a matéria prima possui relação C/N alta o processo torna-se demorado e o produto final apresentará baixos teores de matéria orgânica.
Microrganismos: Os microrganismos que participam mais ativamente do processo são os aeróbicos e os facultativos, que predominam nas faixas de temperatura de 20°C a 45°C (mesófilos) e de 45°C a 65°C (termófilos). Esses microrganismos liberam energia na forma de calor elevando a temperatura da compostagem.
Quais praticas de manejo da compostagem estão associados?
Está associados ao processo de tratamento dos resíduos orgânicos sejam eles de origem urbana, industrial, agrícola e florestal.
Quadro 2: Compostagem em diferentes escalas e vermicompostagem
Compostagem em diferentes escalas: A compostagem já é conhecida como método de tratamento de resíduos agroindustriais, porém ela possui algumas limitações quando se trata de processos em pequena escala, pois como sofre influência da temperatura externa, não atinge as temperaturas ideais e, portanto, não ocorre a eliminação dos patógenos.
 Na literatura são encontrados muitos trabalhos inoculando microrganismos para acelerar o processo de degradação e possivelmente aumentar a temperatura, porém não foram encontrados trabalhos de inoculação de microrganismos eficientes em compostagem de pequena escala com experimentos realizados a campo.
Vermicompostagem = A vermicompostagem, que inclui a degradação da matéria orgânica pela atividade das minhocas.

Continue navegando