Buscar

Exercício sobre Enfermagem Maranhense

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01. Contextualize a criação do primeiro curso de enfermagem de nível superior no Maranhão.
O Primeiro curso de enfermagem de nível superior no Maranhão foi concebido por religiosas, as irmãs capuchinhas, estas eram as responsáveis por cuidar das pessoas nos hospitais chegando a um momento que observaram deficiências nos trabalhos assistenciais. Com isso, em 1948, a superiora geral da congregação das irmãs capuchinhas, irmã Madre Josefa, encabeçou a luta pela implantação da escola. No período, duas irmãs, Madre Josefa e uma irmã e enfermeira formada na escola Ana Nery, Metildes Maria, junto com um grupo de médicos discutiram a criação da Escola de Enfermagem São Francisco de Assis, e o resultado foi a aprovação. Foi inaugurado em 28 de julho de 1948, inicialmente a escola funcionou em um hospital, mas após dois anos, passou a funcionar na sede própria, em um prédio doado. 
02. Qual a influência da escola Anna Nery do Rio de Janeiro para as demais escolas de enfermagem da época?
A escola Anna Nery, era voltada para a formação de mulheres, com isso, as escolas criadas pelo Brasil foram criadas também com esse padrão, a formação de mulheres.
03. Qual o perfil das alunas e formandas da escola São Francisco de Assis?
Deveriam ter idade mínima de 16 anos e máxima de 38 anos, ter boa saúde física e mental, ter atestado de vacina antivariólica e idoneidade moral, ou seja, tinha que ser uma “boa mulher”.
04. A partir da análise da foto abaixo, descreva alguns elementos históricos que se pode observar na fotografia da 1ª turma.
A presença somente de mulher, assim como o padrão da escola Anna Nery. A lâmpada, símbolo de Florence Nightgale, que hoje é o símbolo da enfermagem. A Padronização Branca.
05. O que significa a denominação “enfermeira diplomada” utilizada pela sociedade na época.
Quando a profissional de enfermagem possui um diploma que simbolicamente significava propriedade de um capital cultural e reconhecimento de um título oficial que a autorizava para o exercício de suas competências técnico-científicas profissionais.
06. Elenque algumas dificuldades vivenciadas pela escola São Francisco de Assis.
Verba insuficiente que só podiam aceitar um número limitado de estudantes no internato e mesmo assim com dificuldades. Com as instalações inadequadas, dormitórios, refeitórios e instalações sanitárias. Problemas em decorrência de poucas salas, e material técnico. Não possuía mobiliária suficiente. Falta de transportes para transportar alunas. A escola desde o começo teve dificuldades financeiras e materiais para manter o curso de enfermagem.
07. Contextualize a integração do curso de enfermagem na Universidade Federal do Maranhão.
A integração do curso de enfermagem se deu em 1967, antes já havia políticas de incentivo a integração de escolas, que a maioria era escolas tinha a igreja católica a frente. Uma série de motivos contribuiu para a integração, as dificuldades financeiras e materiais. Em 1967 a lei 5151 do ano de 66 incorporou o curso de enfermagem da Escola São Francisco de Assis à fundação Universidade Federal do Maranhão. No ato de transferir a responsabilidade as irmãs capuchinhas colocaram condições, que foram escolher a lista tríplice para a escola e também a transferências da responsabilidade fiscal. Em consequência, aconteceu diversas melhorias principalmente financeiramente, professores e funcionários passaram a ser pagos, o curso teve uma nova cara e ampliou ainda mais suas atividades, adquirindo também um aspecto acadêmico e a fundamentação na investigação científica.

Continue navegando