Buscar

Nazifascismo (ENEM) - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- Após a primeira guerra, inúmeros fenômenos surgiram como o fascimo e o nazismo, os regimes totalitários de extrema direita. A Europa estava arrasada por conta da guerra, entra com muitos problemas econômico e políticos, enxergando no regimes totalitários uma solução para a crise do liberalismo (político e econômico). O socialismo aparece como opção, mas a burguesia e as classes médias tinham medo desse tipo de regime e as camadas privilegiadas preferiram apoiar Mussolini e Hitler. Além disso, o espírito revanchista começa a surgir e os veteranos de guerra querem resolver os problemas herdados da primeira guerra através de uma nova guerra, se fosse preciso (como Hitler). 
- Tudo se iniciou com Mussolini, liderando o partido nacional fascista, em 1921 com o apoio dos veteranos e alta burguesia começando a crescer. Em 1922, fizeram a Grande Marcha sobre Roma para impressionar o Rei Vítor Emanuel III. Após isso, Mussolini foi nomeado o primeiro ministro na Itália. A democracia foi sendo suplantada por Mussolini. Em 1924, ele fecha os outros partidos e estabelece a ditadura do partido único fascista. A censura nos meios de comunicação, a repreensão com uma polícia secreta que perseguia a política do regime e o corporativismo (nega a luta de classes, defendia a união de classes dentro do parlamento italiano. colaboração com crescimento). Junto a isso, ele é responsável pela Carta de Trabalho que inspirou a criação da CLT. Em 1929, Mussolini através Tratado de Latrão reconheceu o Vaticano como o país da Igreja Católica, criando o Vaticano (país minúsculo) para o Papa. 
- Na Alemanha, em 1922, Hitler criava o Partido Nazista inspirado em Mussolini. O partido nacional social era a união dos povos alemães em torno de um objetivo em comum. Em 1923, tentou fazer a Grande Marcha em Berlim, ou, Putsch de Munique. Com a tentativa de golpe fracassado, ele foi preso por 9 meses nascendo o livro Main Kampf, base do nazismo, propagando ideias racistas, antissemita, imperialista (espaço vital) para formar o Terceiro Reich, mas não foi levado a sério no momento. No entanto, a crise de 29 afetou a Alemanha levando a um processo inflacionário e desemprego. Com esse contexto, Hitler se tornou chanceler alemão (via eleições) ainda em 1932. Em 1933, aconteceu um atentado contra o parlamento alemão e Hitler acusava os comunistas pelo incêndio. Em 1934, o Gen Hiddenburg (presidente) ele morreu, levando Hitler, de maneira ilegal, a acumular cargos de chanceler e presidente, fechando os demais partidos e iniciando, dessa forma, a ditadura do partido nazista. 
- Com isso, começou um regime de censura e perseguição, utilizando a Gestap e a propagandear o seu regime através de Goubbels (ministro da comunicação) falando dos benefícios do regime nazista (quase tudo mentira). No meio a isso tudo, precisava existir um grande inimigo ao regime, sendo escolhido os judeus e usavam a tv e o cinema para propagandear ódio e mostrar que eles são inferiores. Em 1935, Hitler criou as Leis de Nuremberg, proibindo os judeus de ter cidadania alemã, afastava os judeus dos direitos e colocou eles para viverem em guetos.
- Características do nazifascismo: totalitarismo (principal) a ideia de um estado total (nada acima do estado, nada fora do estado, nada contra o estado), um estado interventor e que regulamentava a economia e, principalmente, a educação para ganhar mais seguidores, nacionalismo exagerado e ufanista, um grande racismo (ideia da eugenia), antissemistismo (nazismo, mas não significativa no fascista), imperialista levando ao militarismo (massificação, ideia de se sentir mais forte e achar um inimigo em comum, além do expansionismo), escondia a luta de classes, se pautam no romantismo (irracionalismo), seguir cego ao líder, negação da democracia, intervenção do estado na economia, anti-socialismo por não acreditar na ideia de luta de classes e o Lebensraum a ideia de espaço vital: a Alemanha teria que dominar todos os territórios para construção do Terceiro Reich.
- No Brasil, a AIB não conseguiu ascender o poder. Em Portugal, o Salazarismo (fascista) foi imposto e durou até 1974 com a revolução dos cravo. Na Espanha, Franco assumiu o poder durante a Guerra Civil Espanhola e implantou o Franquismo (fascismo), acontece que um grupo de tendência socialista havia ganhado as eleições. No entanto, O Gen. Franco não aceitava que eles estivessem no poder e se lançou contra o governo republlicano, levando a vitória dos fascistas com ajuda de Hitler e Mussolini que terminou em 1939, mesmo ano de início da Segunda Guerra Mundial.

Continue navegando