Buscar

UNASUS Abordagem do recém - NOTA 80

Prévia do material em texto

Abordagem do recém-nascido
Questão 1
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
João nasceu de parto vaginal espontâneo, com 39 semanas de gestação, tipo sanguíneo AB, Rh+ e peso igual a 2,3kg. Recebeu alta hospitalar com dois dias após o nascimento, sem quaisquer intercorrências, inclusive materna. Aos cinco dias após o nascimento de João, a mãe, Rita, tipo sanguíneo O, Rh+, percebeu uma coloração amarelada na pele do bebê no sentido céfalo-caudal até a região umbilical, mesmo com um quadro geral normal do bebê. Assim, na visita domiciliar, o médico deve esclarecer corretamente que:
Apesar do bom estado geral do bebê, trata-se de anemia megaloblástica.
O quadro clínico mostra que a hipótese diagnóstica é de esferocitose hereditária.
Os sinais e sintomas são bastante sugestivos de isoimunização Rh.
O exame clínico é o suficiente para o diagnóstico de hiperbilirrubinemia patológica com risco.
Trata-se de um caso de icterícia fisiológica do recém-nascido e evoluirá sem complicações.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
Cerca de 60% dos RN a termo tornam-se ictéricos na primeira semana de vida, a qual representa uma manifestação fisiológica resultante da degradação de hemácias fetais, que possuem uma sobrevida mais curta nesta fase da vida. Essa condição está associada a uma limitação transitória da captação e da conjugação hepática e com a exacerbação da circulação entero-hepática. Quando a icterícia é leve, pode ser indicado apenas um banho de sol de aproximadamente 15 minutos pela manhã (antes das 10h) e à tarde (depois das 16h).
Questão 2
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A conduta da equipe de atenção domiciliar diante de um bebê recém-nascido a termo, ictérico a partir do seu 4º dia de vida, com bom estado geral, ativo, afebril, acianótico, normocorado, eupnéico e normocardíaco, é:
Orientar os pais sobre a necessidade de fototerapia e administração de gamaglobulina endovenosa.
Referenciar para internação hospitalar para a realização de fototerapia ou exsanguíneotransfusão.
Avaliar a função hepática com dosagem de TGO-TGP devido a hepatite neonatal associada.
Referenciar para uma unidade hospitalar para melhor avaliação dos níveis de bilirrubunias totais e frações (BTF), hematócrito (HT), hemoglobina (HB), reticulócitos e prova de Coombs direto.
Esclarecer aos pais a natureza fisiológica do quadro e que o acompanhamento do bebê poderá ser realizado no próprio domicílio.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
Faz-se necessário o acompanhamento do quadro clínico, assim como também laboratorial dos níveis de bilirrubina totais e frações (BTF). Ele aponta para uma icterícia do tipo fisiológica sendo necessário banho de sol de aproximadamente 15 minutos pela manhã (antes das 10h) e à tarde (depois das 16h) e reavaliação do RN no sétimo dia de vida.
Questão 3
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Considerando o importante papel da equipe de atenção domiciliar no tratamento de um recém-nascido com icterícia, é correto que:
O banho de sol deve ser indicado nos casos de icterícia moderada e nos casos graves, fototerapia.
A regressão do quadro fisiológico de icterícia ocorre, normalmente, em torno de um mês.
O objetivo principal no manejo do RN com icterícia é impedir complicações no sistema nervoso.
A criança deve ser avaliada semanalmente, em luz ambiente, por no mínimo um mês.
Dentre as limitações dos cuidados domiciliares, a fototerapia deve ser realizada sempre em ambiente hospitalar.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
O objetivo principal no manejo do recém-nascido com icterícia é impedir os efeitos tóxicos/deletérios dos níveis elevados de bilirrubina indireta no sistema nervoso.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0.00 de 20.00 ponto(s)
Dona Joana há seis dias deu à luz um menino Júlio, que nasceu pesando 2,0kg. Ela, muito cuidadosa, tem estado sempre atenta ao aleitamento materno exclusivo e de livre demanda de Júlio. No entanto, apesar do seu bom estado geral, o bebê começou a apresentar uma coloração amarelada na pele e mucosas, com aparecimento céfalo-caudal, devido a deposição de bilirrubina nesses tecidos.
Diante disso, a conduta médica ideal seria orientar dona Joana que:
O aleitamento materno exclusivo não precisa ser suspenso, pois os níveis elevados de bilirrubina não têm potencial de causar maiores danos ao bebê, regredindo espontaneamente sem qualquer intervenção.
Os cuidados com o bebê são relacionados apenas à manutenção da amamentação, pois nesses casos não se tem terapia específica de tratamento.
A mãe deve ser estimulada a realizar a complementação ao aleitamento materno para favorecer o ganho de peso do seu filho e a diminuição das taxas de bilirrubina.
É indicada a utilização do método Canguru sendo colocado o bebê entre as mamas da mãe, com a continuidade do aleitamento materno exclusivo e de livre demanda.
O aleitamento materno deve ser suspenso, apesar do baixo peso do bebê, pois a prioridade é o controle dos níveis de bilirrubina.
Sua resposta está incorreta.
Feedback: 
O leite materno não deve ser contra indicado, somente se a mãe estiver em situação de risco de morte e não capacitada para a amamentação ou em uso de medicamentos que transpassem para o recém-nascido com contra indicação, o que não é o caso nesta situação.
Questão 5
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A icterícia é uma manifestação visível caracterizada pela coloração amarelada da pele, das mucosas e das escleróticas devido a deposição de bilirrubina nestes tecidos. Assim, é correto afirmar que:
A icterícia neonatal surge habitualmente após as primeiras 24 horas de vida com níveis de bilirrubina sempre fisiológicos.
A icterícia pode ser classificada como alto risco, se tal valor estiver situado no canal referente ao percentil 75 da curva de avaliação.
A icterícia é um sinal importante a ser avaliado, mesmo não havendo possibilidade de associação a afecções sistêmicas.
A hiperbilirrubinemia indireta, por ser sempre um processo fisiológico, não oferece maiores complicações ao bebê.
Recém-nascidos a termo e pré-termo podem se tornar fisiologicamente ictéricos na primeira semana de vida.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
Cerca de 60% dos recém-nascidos a termo e 80% dos recém-nascidos pré-termo tornam-se ictéricos na primeira semana de vida, a qual representa uma manifestação fisiológica resultante da degradação de hemácias fetais, que possuem uma sobrevida mais curta nesta fase da vida.

Continue navegando