A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
A teoria do Newsmaking

Pré-visualização | Página 1 de 1

FACULDADE DOIS DE JULHO
COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
JÔNATAS ALMEIDA
RESUMO DA TEORIA NEWSMAKING
Salvador
2017
A teoria do Newsmaking defende que a noticia é a construção da realidade. Por seguir essa linha de pensamento ela se opõe claramente a outra teoria do jornalismo, a do espelho, que acredita que a noticia é o reflexo da realidade. 
Entre os argumentos levantados pelos estudiosos das teorias do jornalismo há três argumentos principais para que a teoria do espelho seja rejeitada:
1. É impossível estabelecer distinção entre a realidade e os media noticiosos, que devem “refletir” essa realidade, porque as noticias ajudam a construir a realidade.
2. A linguagem não pode funcionar como transmissora direta, pois a linguagem neutral é impossível. 
3. Os medias noticiosos estruturam inevitavelmente a sua representação dos acontecimentos, devido aos fatores como as limitações orçamentárias e a própria maneira como a empresa é responde à imprevisibilidade dos acontecimentos.
Apesar de defender que a noticia constrói a realidade, vale ressaltar que não implica que elas sejam ficção. Á noticia informa e os leitores aprendem com ela. Os meios de comunicação são responsáveis pela produção das matérias, e é ele que cruza as informações que, de acordo com seus critérios de noticiabilidade, são mais relevantes. 
Referências
https://www.youtube.com/watch?v=ph2WTn0pxPA, acesso em 09 de novembro, 2017
https://acordocoletivo.org/2016/08/20/10-principais-teorias-do-jornalismo-em-resumo/, acesso em 09 de novembro de 2017
Teorias do jornalismo, porque as noticias são como são, Traquina Nelson, Florianópolis, 2°edição