Buscar

A Educação pelos Jesuítas no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apresentação: experiências, alegrias e/ou frustrações.
Nome
Após a leitura do texto da professora Sônia Maria Fonseca, intitulado “A HEGEMONIA JESUÍTICA (1549-1759)”, e assistir ao filme Os Primeiros Tempos: A Educação pelos Jesuítas (dividido em duas partes), produzido pela equipe da UNIFESP, responda às seguintes questões:
A. Qual era a função do Ratio Studiorum? 
Segundo a professora Sônia Maria Fonseca, o Ratio Studiorum era um método de estudo voltado para a elite colonial, tinha como meta a formação do homem perfeito, do bom cristão e era centrada em um currículo de educação literária e humanista. 
B. Gilberto Freyre, em sua obra Casa-Grande e Senzala, e Fernando de Azevedo, em sua obra A Cultura Brasileira, têm visões completamente distintas sobre a atuação dos Jesuítas. Comente a posição de cada um dos autores e coloque a sua própria sobre o tema. 
Segundo o filme Os Primeiros Tempos: A Educação pelos Jesuítas, Gilberto Freyre em sua obra Casa-Grande e Senzala, considera difícil que os padres Jesuítas tenham agido com heroísmo e lealdade aos seus ideais. Para Freyre os jesuítas eram agentes europeus de desintegração de valores nativos e suas influências foram deletérias, pois destruidores de cultura. Ainda de acordo com o filme, Fernando de Azevedo, em sua obra A Cultura Brasileira, considera os Jesuítas como os responsáveis pelo início e pela primeira face da educação brasileira, pois foi a mais importante por ter influenciado nossa cultura. 
Apesar da importância que os jesuítas trouxeram para a educação no Brasil, seu método de ensino acontecia de forma autoritária, que seguia as doutrina do catolicismo. Não respeitavam e aceitavam a cultura e as crenças indígenas, pois tudo que tinham como crença não era respeitada pelos jesuítas. Além de aprender a ler e escrever, os indígenas foram catequizados. O método de ensino jesuíta pode ter contribuído para a educação no Brasil, porém devastou e extinguiu diversas culturas e crenças, pois essa educação visava o interesse da elite.
C. O que os temas contribuem para a sua realidade enquanto docente ou, futuro docente? 
Os temas contribuíram para uma melhor compreensão sobre a vinda dos jesuítas. Seno que, foi possível compreender que eles contribuíram de forma significativa tanto para a educação quanto para a educação quanto para o campo da arte. O método de ensino dos jesuítas visava a formação do “homem perfeito”, onde também tinham que ser catequizados. Foi possível compreender que os jesuítas contribuíram para o fim de diversas culturas e crenças religiosas, pois para eles o que tinha que prevalecer era a doutrina católica. 
Com os temas foi possível compreender melhor a realidade da educação brasileira, que o modelo rígido, tradicionalista, com a imposição de regras e condutas encontra-se ultrapassado. Para uma avanço no contexto da educação e do nosso país é preciso respeitar a diversidade cultural, religiosa e social. 
REFERÊNCIAS
FONSECA, Sônia Maria. “A HEGEMONIA JESUÍTICA (1549-1759)”. Disponível em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_jesuitico_intro.html#_ftnref1, Acessado em 
UNIFESP. “Os Primeiros Tempos: A Educação pelos Jesuítas” – Parte 1,Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ic28PaXiM14 . 
UNIFESP. “Os Primeiros Tempos: A Educação pelos Jesuítas” – Parte 2, Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HGr_MQMWPfY .

Continue navegando