A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
APERFEIÇOAMENTO AVAMEC

Pré-visualização | Página 1 de 2

Atividades de Fixação
Agora, que tal realizarmos algumas atividades sobre esta última unidade estudada.
Leia o enunciado e responda às questões de acordo com o que é pedido.
Questão 1
Sobre as competências socioemocionais, marque (C) certo ou (E) errado, nas alternativas a seguir.
· a
O aspecto social que compõe as competências socioemocionais diz respeito à forma como a pessoa é no meio em que vive, como ela estabelece relações e como se diferencia e se assemelha ao todo.
· b
As competências socioemocionais favorecem para que cada um mobilize, articule e coloque em prática seu jeito de ser para o convívio em sociedade, ajudando a enfrentar desafios de maneira positiva para o atingimento de metas, tendo impacto no desempenho escolar e de vida.
· c
As competências socioemocionais são o conjunto de capacidades em que a pessoa se expressa por meio de padrões de pensamentos, sentimentos e sonhos. Essas capacidades refletem a forma como a pessoa interage em três aspectos: social, emocional e fisiológico.
· d
As emoções básicas são: Medo, Raiva, Tristeza, Alegria, Amor, Nojo, Surpresa.
Questão 2
Sobre as competências socioemocionais, leia o que diz na 2ª coluna e selecione a numeração correta, ao clicar no “ponto de interrogação” que corresponde à 1ª coluna.
1
AUTOGESTÃO
2
RESILIÊNCIA EMOCIONAL
3
AMABILIDADE
4
ABERTURA PARA O NOVO
5
ENGAJAMENTO COM OS OUTROS
4
Imaginação criativa e interesse artístico
3
Empatia e respeito
1
Determinação e responsabilidade
5
Iniciativa social e entusiasmo
2
Tolerância ao estresse e à frustração
12345
Questão 3
Leia os fragmentos de texto a seguir que dizem respeito à macrocompetência “Abertura para o novo”, e descubra a palavra ou o bloco de palavras que completa corretamente a lacuna em cada um deles. Basta clicar na seta que aparece em cada lacuna e selecionar a opção correta.
Abertura para o novo tem relação com atitudes e intenções de abertura a experiência, gostar e sentir satisfação de descobrir coisas novas e de expressar-se de forma autêntica e criativa nas mais diversas manifestações que isso possa assumir.
Ao ter contato com coisas diferentes, surge uma oportunidade única de conhecer mais sobre o mundo e sobre si mesmo, uma vez que, nessa assimilação de experiências externas, o auto conceito de uma pessoa se forma e se reconfigura num processo de (re)descoberta de si.
Vale destacar que a forma como a Abertura para o Novo se dá nas diferentes fases do desenvolvimento variam. Uma criança ainda tem pouca informação sobre si e sobre seu autoconceito, ou seja, está construindo a sua identidade.
Um adolescente que já tem mais repertório para definir o que e com o que se identifica, e que está tentando mostrar para o mundo o seu jeito de ser, poderá se beneficiar do processo de assimilação e crítica sobre as experiências de abertura, compreendendo melhor as consequências das suas escolhas.
Já o adulto, por sua vez, utilizará experiências de exploração para ressignificar a forma como ele e os outros o veem no mundo, redefinindo sua identidade em padrões menos rígidos e mais adaptativos.
Questão 4
Dentre as maneiras em que é possível abordar a Abertura para o novo na escola, assinale a alternativa incorreta.
· a
Projetos com pesquisa e espaços para assimilação dos novos conhecimentos.
· b
Revisão de conceitos de modo integrar novas informações aos conceitos já estabelecidos pelos alunos.
· c
Estímulos artísticos divergentes (artes visuais, música, dança, teatro, fotografia, etc).
· d
Apresentação e discussão de pensamentos que se convergem.
Questão 5
Sobre a macrocompetência Amabilidade, assinale a alternativa incorreta.
· a
Para que a amabilidade ocorra, não é preciso tomar consciência a respeito do julgamento e passar a questioná-lo.
· b
A amabilidade é aplicada na interação entre indivíduos.
· c
Para abordar a Amabilidade na escola é possível trabalhar com atividades que envolvem ajuda mútua, trabalho em grupo e busca por soluções em situações de conflito.
· d
É uma macrocompetência que contempla conseguir se colocar no lugar do outro a partir da perspectiva do outro.
Questão 6
Considerando as características abaixo sobre competências socioemocionais que estão dentro da Amabilidade, assinale (E) para as que são relativas a Empatia, (R) para respeito e (C) para confiança.
1
E - Empatia
2
R - Respeito
3
C - Confiança
1
Capacidade de se colocar no lugar do outro, oferecendo ajuda e prestando assistência a partir da necessidade.
3
Reflete um sentimento de acreditar nas boas intenções com que as pessoas agem e na capacidade de perdoar quando algo sai errado.
1
Pode ser entendida como a qualidade com que recebemos e acolhemos o outro - como escutamos e compreendemos as necessidades e sentimentos das outras pessoas sem expressar a forma como nós mesmo agiríamos frente a situação.
2
Tem a ver com ter uma postura de aceitação das diferenças como crenças, valores e pensamentos dos outros. Não tem a ver com posição e hierarquia na relação.
123
Questão 7
Em relação a macrocompetência Engajamento com os Outros, marque a alternativa que está incorreta.
· a
O entusiasmo é um fator essencial para o engajamento com os outros, devido a energia (positiva) que é colocada em determinado contexto social.
· b
A iniciativa social é um ponto importante dessa competência, pois pode ajudar o estudante a ampliar seus recursos para lidar com as mais diferentes situações.
· c
As quatro competências emocionais que estão relacionadas a esta macrocompetência são: Iniciativa social, Autoconfiança, Assertividade e Entusiasmo.
· d
O engajamento com os outros diz respeito ao interesse em relacionar-se com as outras pessoas. Para isso, é preciso acolhimento em relação ao outro.
Questão 8
Sobre a macrocompetência Resiliência Emocional, marque a alternativa incorreta.
· a
Está relacionada justamente à capacidade que as pessoas têm de lidar com emoções negativas, como a raiva, a tristeza e o medo.
· b
Pensamentos e sensações desagradáveis geralmente são tranquilos e nada desafiadores para se encarar em uma situação de estresse.
· c
A frustração é o sentimento que surge quando uma expectativa ou uma necessidade não é atendida. A emoção predominante por trás da frustração é a raiva.
· d
Na escola, é importante que se promovam atividades em que o aluno possa refletir sobre si mesmo, identificando suas reações frente às emoções adversas e que seja mapeada as situações frustrantes e estressantes.
Questão 9
Sobre a macrocompetência Autogestão, leia as informações e marque (C) para certas e (E) para erradas.
· a
O foco é a maneira de agir de forma confiável, a ponto de passar uma segurança de que os objetivos, metas e compromissos serão cumpridos.
· b
A competência de Persistência é a capacidade de manter-se aplicando esforços em uma tarefa, mesmo diante das dificuldades. Tem relação com a confiança e otimismo em relação aos resultados, e a energia dedicada para a realização da tarefa.
· c
O desenvolvimento da Autogestão tornou-se essencial no contexto atual, uma vez que as pessoas operam com níveis cada vez maiores de autonomia.
· d
A responsabilidade é a capacidade de concentrar-se e manter a atenção na realização de uma tarefa.
Questão 10
Em relação aos quatro elementos da Comunicação não Violenta, leia o que diz na 2ª coluna e selecione a numeração correta, ao clicar no “ponto de interrogação” que corresponde à 1ª coluna.
1
Sentimento
2
Necessidade
3
Pedido
4
Observação/pensamento
3
É a expressão daquilo que você deseja que a outra pessoa faça para você ter a sua necessidade atendida. Deve ser uma solicitação específica, ligada a ações concretas.
4
Esse é o momento de investigar os fatos, se pergunte o que aconteceu. O principal ponto nesta etapa da jornada para a resolução dos conflitos e para as conexões verdadeiras é o não julgamento. Esteja atenta(o) às observações neutras e objetivas e àquelas carregadas de sentimento.
2
É uma etapa em que deve ser feita a pergunta “Do que eu preciso?”. Para as pessoas verbalizarem isso não é fácil, já que elas acabam falando mais sobre seus incômodos do que suas reais

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.