Buscar

AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
1/10 - Sócrates inaugura o período clássico da filosofia grega, também chamado de período antropológico. O problema do conhecimento passou a ser uma problemática central na filosofia socrática, pois 'a briga' de Sócrates com os sofistas tinha por objetivo resgatar o amor pela sabedoria e a valorização pela busca da verdade. Nesse contexto, Sócrates inaugura seu método que se fundamenta em dois princípios básicos, que são:
A indução e dedução das verdades lógicas.
A ironia e a Maiêutica enquanto caminhos para conhecer a verdade através do auto-conhecimento (conhecer-te a ti mesmo).A amizade e a justiça social.A doxa e o lógos convergindo para o conceito racional.O diálogo e a dúvida dialética.
2/10 - A filosofia é geralmente dividida em áreas de investigação específica. Em cada área, a pesquisa filosófica dedica-se à elucidação de problemas próprios, embora sejam muito comuns as interconexões. Considerando as áreas tradicionais da filosofia, faça a correspondência corretamente. (1) Epistemologia ou Teoria do Conhecimento (2) Ética ou Filosofia Moral (3) Estética ou Filosofia da Arte (4) Lógica (5) Metafísica ( ) São estudados, portanto, os métodos e princípios que permitem distinguir os raciocínios corretos dos raciocínios incorretos. ( ) Entre as investigações dessa área, encontram-se aquelas sobre a natureza da arte e da experiência estética, sobre como a experiência estética se diferencia de outras formas de experiência, e sobre o próprio conceito de belo. ( ) É a área da filosofia que trata das distinções entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. ( ) É a área da filosofia que estuda a natureza do conhecimento, sua origem e seus limites. ( ) Seu objetivo é fornecer uma visão abrangente do mundo – uma visão sinóptica que reúna em si os diversos aspectos da realidade. A sequência correta é:4,3,2,1,55,3,4,2,11,2,3,4,54,2,1,3,55,4,3,2,1
3/10 - A condição para um professor assumir o papel de sujeito nos processos pedagógicos é: reconhecer que a prática pedagógica não está desvinculada da prática social mais ampla; assumir um compromisso com a sua competência política e técnica como sujeito que se coloca diante do mundo; descobrir e dar forma a sua intencionalidade; se questionar e procurar respostas aos desafios que a prática nos coloca todos os dias. Nesse sentido, podemos dizer que esse professor respalda a prática no modelo pedagógico:Crítico social dos conteúdosLiberal tradicionalReprodutivistaComportamentalTecnicista
4/10 - J. Dewey contribuiu para a educação, na medida em que idealizou um método pedagógico em que o aluno aprenderia não mais apenas ouvindo seu professor dissertar. O aluno aprenderia fazendo. Entretanto, tal método sofreu críticas, sendo intitulado por educadores progressistas de pragmatistas. A este método de Dewey incorporado no sistema educacional brasileiro, denominamos de:LibertadorCrítico social dos conteúdos
Escola novaTecnicistaTradicional
5/10 - (Unioeste 2011) 'Só pelo fato de que tenho consciência dos motivos que solicitam minha ação, esses motivos já são objetos transcendentes para minha consciência, estão fora; em vão buscaria agarrar-me a eles, escapo disto por minha existência mesma. Estou condenado a existir para sempre além de minha essência, além dos móveis e dos motivos de meu ato: estou condenado a ser livre. Isto significa que não se poderia encontrar para a minha liberdade outros limites senão ela mesma, ou, se se prefere, não somos livres de cessar de ser livres. (…) O sentido profundo do determinismo é o de estabelecer em nós uma continuidade sem falha da existência em si. (…) Mas em vez de ver transcendências postas e mantidas no seu ser por minha própria transcendência, supor-se-á que as encontro surgindo no mundo: elas vêm de Deus, da natureza, da ‘minha’ natureza, da sociedade. (…) Essas tentativas abortadas para sufocar a liberdade – elas desmoronam quando surge, de repente, a angústia diante da liberdade – mostram bastante que a liberdade coincide no fundo com o nada que está no coração do homem'. Sartre. Com base no texto, seguem as seguintes afirmativas: I. No homem, a existência precede a essência. II. Em sua essência, o homem é um ser determinado quer seja, ou por Deus, ou pela natureza, ou pela sociedade. III. Os limites da minha liberdade são estabelecidos pelos valores religiosos, estéticos, políticos e sociais. IV. 'O homem não está livre de ser livre', pois não é possível 'cessar de ser livre'. V. A liberdade humana, em suas escolhas, se orienta por valores objetivos e pré-determinados. Assinale a alternativa correta.Apenas II está correta.Apenas II e IV estão corretas.Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas III e V estão corretas.Apenas I e IV estão corretas.
6/10 - Os séculos XVIII e XIX foram palco de crises e desordens na organização da sociedade, advindas das transformações trazidas pela industrialização da produção econômica e no aparecimento do trabalho assalariado. A necessidade de buscar soluções a esse clima de mudanças na ordem social fez surgir o positivismo, movimento que influenciou as primeiras formas de pensamento social no Brasil. Sobre o Positivismo é correto afirmar:
O Positivismo é uma reação radical ao Transcendentalismo idealista alemão e ao Realismo, limitando a experiência humana ao mundo sensível e ao conhecimento aos fatos observáveis.
É uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises (social e moral) do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial.
A ideia-chave do Positivismo Comtiano é a Lei dos Estados, de acordo com a qual o homem passou e passa por vários estágios em suas concepções, isto é, na forma de conceber as suas ideias e a realidade.
Para os Positivistas, o progresso da humanidade depende também dos avanços científicos, único meio capaz de transformar a sociedade.
Substitui-se a somente a Teologia pelo Culto à Ciência, o Mundo Espiritual pelo Mundo Humano, o Espírito pela Matéria.
7/10 - A filosofia ocidental teve início com os pensadores anteriores a Sócrates, por isso chamados de pré-socráticos, dos quais a maioria viveu em colônias gregas distantes de Atenas; destes pensadores pode-se dizer que:
Com os pré-socráticos a filosofia se constitui numa ciência particular e não mais no estudo da realidade total.A mitologia tradicional grega fazia parte das suas doutrinas.
Parmênides de Eleia defendeu que: a própria essência das coisas é mudança, e seriam vãos os esforços para buscar uma realidade imutável.
Heráclito de Éfeso defendeu que a perene mutação das coisas não passa de uma ilusão dos sentidos, pois a razão revelaria que o Ser é único, imutável e eterno.
O principal intuito desses filósofos era descobrir um elemento primordial, eterno e imutável que fosse a matéria básica de todas as coisas.
8/10 - Analisando as escolas filosóficas e suas características, complete as sentenças abaixo corretamente. I. ________________ é uma corrente filosófica que emergiu apenas com o advento da modernidade, uma vez que a posição central da subjetividade é fundamental na modernidade. Seu oposto é o materialismo. Tendo suas origens a partir da revolução filosófica iniciada por Descartes. II. _______________ tem como elementos centrais do pensamento: A doutrina das ideias, onde os objetos do conhecimento se distinguem das coisas naturais; A superioridade da sabedoria sobre o saber, uma espécie de objetivo político para a filosofia; A Dialética, enquanto procedimento científico. III. ______________ tem como exemplo clássico para seu pensamento: Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. A equência correta que completa as alternativas acima é:
Utilitarismo, Platonismo e SilogismoIdealismo, Platonismo e Silogismo
Silogismo, Idealismo e RealismoPlatonismo, Idealismo e UtilitarismoRealismo, Silogismo e Idealismo
9/10 - A filosofia de Aristóteles caracterizava-se pela aliança de dois métodos: a capacidade de síntese e de organização de ideias, que se completava com a análiserigorosa e a definição de terminologia. Pela sua originalidade e relevância Aristóteles foi um dos grandes mestres da Filosofia, pelo que se pode dizer:
Apenas a Lógica de Aristóteles perdurou até hoje, sendo seus outros escritos perdidos ou esquecidos.
Embora influente durante séculos Aristóteles não é mais estudado e sua obra é apenas um nome e um capítulo das istórias da Filosofia.O aristotelismo, em seu conjunto, foi a filosofia dominante em todo o Ocidente até Kant.
O pensamento de seu mestre Platão foi esquecido pela posteridade, pois foi totalmente absorvido nas doutrinas aristotélicas.
Na Idade Média o aristotelismo foi uma das principais fontes de inspiração e orientação da Escolástica, particularmente de Tomás de Aquino.
10/10 - Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma. A seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) Ao contrário da religião, que se estabelece entre outras coisas sobre textos sagrados e sobre a tradição, a filosofia recorre apenas à razão para estabelecer certas teses e refutar outras. Ou seja, a filosofia não admite dogmas. Não há, em princípio, crenças que não estejam sujeitas ao exame crítico da filosofia. Tudo pode ser comprovado através de procedimentos empíricos em suas investigações. ( ) A filologia ocupa-se de registros textuais antigos e da evolução das línguas, mas não se ocupa de si mesma. A filosofia, no entanto, move-se neste curioso círculo: ela determina os pressupostos de seu método de pensar e os seus propósitos através de seus próprios métodos de pensar e propósitos. Não há como apreender o conceito de filosofia fora da filosofia; pois somente a filosofia pode determinar o que é a filosofia. (ALQUIÉ,1971). ( ) As definições de filosofia elaboradas depois de Platão e Aristóteles separaram a filosofia em duas partes: uma filosofia teórica e uma filosofia prática. Como reflexo da busca por salvação ou redenção pessoal, a filosofia prática foi gradativamente se tornando um sucedâneo da fé religiosa e acabou por ganhar precedência em relação à parte teórica da filosofia. ( ) Admiração e espanto são atitudes filosóficas que significam: tomamos distância do nosso mundo costumeiro e, mediante nosso pensamento, como se estivéssemos acabando de nascer para o mundo e para nós mesmos, perguntamos o que é, por que é, e como é o mundo. A alternativa que contém a sequência correta é:V, F, F e FF, V, V e F
F, F, V e VV, V, F e V
F, V, V e V

Continue navegando