Buscar

Operações insalubres e de periculosidade na construção civil


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

2
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1. Quais são as principais causas das doenças profissionais?
Os riscos de ambiente e riscos de responsabilidade da higiene do trabalho. Seus agentes de riscos são classificados em: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes.
 
2. Defina insalubre e periculosidade. Quais normas regulamentadoras legislam sobre esses temas? Insalubre: são riscos no ambiente de trabalho que se desenvolvem em médio ou longo prazo capazes de provocar doenças. Podem acontecer na manipulação de produtos químicos, trabalho com máquinas, etc. Periculosidade: é aquilo que coloca a integridade física do trabalhador em risco ou morte iminente. Podem ser risco de queda, de altura, de corte, de explosão, dentre outros similares. As NR que legislam sobre os temas são a NR-15 e NR-16. 
3. Quais são as atividades e operações insalubres segundo a NR-15?
Atividades e operações envolvendo agentes físicos (ruído, vibração, calor, pressão anormal, radiação, frio e umidade), agentes químicos (substâncias que podem reagir ao tecido humano ou afetar o organismo), agentes biológicos (microrganismos causadores de doenças como bactérias, vírus, bacilos e parasitas). 
4. Quais são as atividades e operações perigosas segundo a NR-16?
São operações com explosivos, inflamáveis, substâncias radioativas, exposição a violência física, operações envolvendo energia elétrica e uso de motocicletas.
5. Como é calculado o adicional de insalubridade e periculosidade?
Ele é calculado conforme as operações que exponham o trabalhador. Logo, pode variar de grau máximo (40%), grau médio (20%) e grau mínimo (10%), dependendo da exposição do colaborador ao agente insalubre. Por fim, deve ser incidido sobre o salário mínimo vigente da região.
6. O que é o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), por quem ele pode ser elaborado?
O LTCAT é um estudo sobre áreas de riscos, agentes periculosos e insalubres do trabalho. Além de conter orientações e embasamento técnico dessas atividades exercidas mediante a Anotação de Responsabilidade Técnica do profissional responsável. Ele deve ser elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho inscrito no CREA.
7. Caracterize os agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos e cite exemplos deles encontrados no canteiro de obra.
Agentes físicos: são provenientes de fatores no ambiente de trabalho que agem fisicamente sobre o organismo do trabalhador (ruído, vibração, calor, frio e umidade), por exemplo a operação de máquinas e veículos pesados. Agentes químicos: são substâncias que podem reagir com os tecidos humanos (ácidos, solventes ou gases), por exemplo vazamentos acidentais, solventes e produtos químicos nocivos de pintura e vernizes. Agentes biológicos: são microrganismos causadores de doenças, podem ser em decorrência de ferimentos ou contaminação alimentar, por exemplo exposição ao lixo urbano e obras em unidades de tratamento ou linhas de transportes desses materiais. Agentes ergonômicos: se caracterizam por posições viciosas ou fadiga muscular, como também, fatores psicológicos envolvendo monotonia e trabalho repetitivo, por exemplo esforço físico intenso na movimentação de cargas pesadas ou trabalho em condições ambientais adversas (frio, umidade, calor, etc).
8. Quais são as medidas que o empregador deve tomar para preservar e proteger a saúde dos trabalhadores no seu ambiente de trabalho?
Adotar medidas técnicas de proteção coletiva que tornem o ambiente de trabalho dentro dos LT – limites de tolerância. Como também, remunerar os empregados com o correspondente adicional de insalubridade ou de periculosidade enquanto persistirem no ambiente de trabalho os agentes agressivos nocivos à saúde ou à integridade física dos trabalhadores. 
9. Quais são as principais atividades perigosas e insalubres na construção civil?
Trabalho em altura (queda do trabalhador, queda de materiais e equipamentos), acidentes com eletricidade (eletroplessão e falta de treinamento necessário), acidentes com máquinas e equipamentos (serra circular para madeira e falta de treinamento ao operador), espaços confinados (deficiência de oxigênio, soterramento e intoxicação por gases).