Buscar

prova trabalho e contemporaneidade 2

Prévia do material em texto

A formação curricular do assistente social apresenta um direcionamento indicado pela ABEPSS, que foi realizada a partir de estudos científicos. Com relação a estas três direções apresentadas pela ABEPSS, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Teoricismo.
II- Politicismo.
III- Tecnicismo.
(    ) Podemos considerar esse pressuposto como sendo a articulação dos movimentos organizacionais da sociedade, bem como as instâncias de representação da classe profissional.
(    ) Esse pressuposto se baseia por pesquisas realizadas nas condições e nas relações sociais, sendo determinante à efetivação da ação profissional.
(    ) Neste pressuposto estruturante é necessário a qualificação profissional do Serviço Social no mercado de trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - III - I.
B
III - II - I.
C
II - I - III.
D
I - II - III.
Desde as duas últimas décadas do século XX, acentuou-se rapidamente a inserção da mulher no mercado de trabalho no Brasil. De todo modo, há concentração de ocupações femininas em algumas funções. Além disso, alguns outros aspectos ainda fazem parte do padrão médio da condição feminina no mercado de trabalho. Com base nisso, analise as sentenças a seguir:
I- A responsabilidade na criação dos filhos continua quase exclusivamente feminina.
II- A remuneração feminina já é, na média, superior à masculina.
III- A inserção profissional com escolaridade alta emancipa a mulher.
IV- Apesar da desigualdade de gênero, o Serviço Social não discrimina os homens no tratamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
O Serviço Social é uma profissão, entre tantas outras, partícipe da ampla e complexa divisão social do trabalho na sociedade contemporânea, cuja função geral é a produção e a reprodução das relações sociais. Em grande medida, é por intermédio das relações de trabalho que a sociedade se conforma. Pelo seu caráter interventor, é possível ter uma compreensão sobre a importância e a responsabilidade do assistente social. Sobre a especificidade desse profissional, analise as sentenças a seguir:
I- Por sua postura ética de neutralidade, não compete ao assistente social posicionar-se diante do autoritarismo e da desigualdade nas relações sociais, sob pena de prejuízo aos resultados do seu trabalho.
II- O assistente social compete, por exemplo, o acionamento de estratégias e técnicas no trato das relações entre os sujeitos.
III- O profissional do Serviço Social tem a típica função de intermediar as relações entre usuários, empregadores e outros profissionais.
IV- Ao assistente social, a  linguagem é seu "instrumento de trabalho" por excelência, requerendo leitura constante da realidade social dos indivíduos e de seus comportamentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
A Revolução Industrial (1760-1820) trouxe um conjunto de alterações sociais consigo, cujas consequências de ordem social significam uma outra revolução, tamanhas as mudanças. Do ponto de vista do Serviço Social, a partir desse evento histórico, a denominada "questão social" passou a se constituir, progressivamente, em um fenômeno político, social e econômico de primeira grandeza. Mais: constitui elemento conceitual e operacional de primeira grandeza na profissão do Assistente social, constituindo sua essência. A respeito das funções da questão social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Auxiliar no resgate dos direitos de cidadania.
(    ) Questionar leis de privação da liberdade a contraventores.
(    ) Incentivar a solidariedade, a cidadania, os direitos sociais.
(    ) Orientar trabalhadores a preservarem a individualidade nas relações trabalhistas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - V - V - F.
C
F - F - V - F.
D
V - F - V - F.
A competição existente entre os países industriais se fortaleceu ainda mais durante a Revolução Industrial, porque havia o objetivo de aprimorar os produtos e abrir novos mercados consumidores. Por essa razão, os países latino-americanos foram submetidos à dominação de países europeus. Diante desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os países latino-americanos eram considerados estruturas inabaláveis, pois refletiam a solidez econômica.
(    ) Os países latino-americanos eram considerados simples vendedores de matérias-primas para as indústrias europeias.
(    ) Os países latino-americanos eram considerados simples compradores dos produtos industrializados europeus.
(    ) Os países latino-americanos eram reconhecidos mundialmente pela agilidade e confiabilidade das estruturas governamentais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
F - V - V - F.
C
V - F - F - F.
D
F - F - V - V.
O comércio na Europa, durante o século XV, foi considerado a principal atividade econômica da época. Essa grande fonte de desenvolvimento só foi possível com a possibilidade marítima, para a abertura da negociação com os países asiáticos e africanos, que possibilitou a ampliação de capitais. Tendo por base a relação para obtenção do capital, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O capital era obtido através do desenvolvimento do comércio.
(    ) O capital era obtido por meio da exploração dos metais: prata e ouro.
(    ) O capital era alcançado por meio da exploração de mão de obra de pessoas menos favorecidas.
(    ) O capital era obtido através de heranças que se acumularam a favor dos primogênitos, do sexo masculino de cada família.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
F - F - V - V.
C
V - V - V - F.
D
V - F - V - F.
Com relação ao acesso da mulher ao mercado de trabalho, sabemos que, segundo a Lei nº 9.799/99, a empresa está proibida de fazer algumas diferenciações. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando a natureza da atividade laboral não exigir distinção de sexo, é proibido publicar anúncio de emprego fazendo referência a esta exigência.
(    ) A empresa não pode deixar de contratar ou motivar a dispensa do funcionário em razão do sexo.
(    ) Não pode haver nenhum determinante para remuneração ou ascensão no trabalho, considerando motivos como sexo, idade, raça ou condição familiar.
(    ) A empresa é proibida de exigir comprovação de esterilidade ou gravidez para admissão ou permanência no cargo, salvo se está no período de experiência de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9799.htm>. Acesso em: 9 mar. 2015.
A
F - F - V - V.
B
F - V - F - F.
C
V - F - V - V.
D
V - V - V - F.
O processo de imigração de diferentes povos ao Brasil é caracterizado por algumas contribuições muito importantes, como tende a ser em qualquer contexto imigratório. As principais causas das imigrações são quase sempre as mesmas, ou seja, guerras, perseguições políticas e étnicas, fome e, por consequência, o sonho de uma vida nova e melhor. Contudo, as primeiras levas de imigração foram de portugueses livres e africanos escravizados. Ambos ocuparam as regiões Nordeste (do Maranhão à Bahia) e Sudeste (de Minas a São Paulo). A partir da segunda metade do século XIX, outros grupos étnicos vieram, incentivados pelo Estado brasileiro, e foram distribuídos regionalmente, de forma segmentada. Com relação à distribuição de grupos de imigrantes por região, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A área de fixação dos alemães foram os estados de Minas Gerais e sul da Bahia.
(    ) A área de fixação dos japoneses foram os estados de São Paulo e Paraná.(    ) A área de fixação dos italianos foram os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
(    ) A área de fixação dos eslavos foi o estado do Paraná.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - V - V - F.
C
F - F - F - V.
D
F - V - V - V.
Conforme o ser humano se desenvolve, este vai inserindo-se em relações sociais. Essa inserção o prepara desde o período escolar até a sua inclusão no mercado de trabalho. No entanto, as pessoas devem levar em consideração que haverá períodos com resultados opostos ao esperado. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
No mercado de trabalho, com a harmonia, haverá também a concorrência.
B
No mercado de trabalho, individualidade e derrotas não são visualizados.
C
No mercado de trabalho, competição é algo desnecessário, pois o crescimento não é individual.
D
No mercado de trabalho, só há conquistas, ou seja, sonhos realizados.
A questão social passa por várias metamorfoses, conforme as transformações históricas. Ela se expressa na sociedade de diversas formas, sendo estas o objeto de trabalho do Serviço Social. Com base nesse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- A questão social se expressa através dos problemas sociais. Estes são chamados pelo Serviço Social de expressão da questão social.
II- Um exemplo de expressividade da questão social é a violência, que ficou mais evidente com os problemas decorrentes do capitalismo.
III- A questão social não pode ser erradicada, logo, o Serviço Social trabalha na luta contra os impactos das expressões da questão social.
IV- A questão social e suas expressões são termos utilizados exclusivamente pelo Serviço Social, que analisa estes temas minuciosamente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
(ENADE, 2010) Os estudos de Antunes (2001) acerca da centralidade das transformações no mundo do trabalho esclarecem aspectos fundamentais da influência do toyotismo e do processo de mundialização no setor produtivo. A expansão do trabalho social combinado significa
A
o aumento progressivo do trabalho feminino no interior da classe trabalhadora.
B
a incorporação de trabalhadores de diversas partes do mundo no processo de produção e de serviços.
C
a utilização do trabalho de imigrantes, negros e crianças.
D
a articulação do trabalho industrial com o setor de serviços.
(ENADE, 2013) A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. O seu avanço trouxe a percepção, cada vez mais presente, da ampliação das relações sociais, concomitante ao de encolhimento do mundo. As causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos históricos. O século XV foi palco de conquistas e colonização, a constituição de rotas internacionais marcou o primeiro período. O segundo período, caracterizado pelos grandes eventos do século XVIII, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, ensejou a globalização do capitalismo e das teorias econômicas, a formação do proletariado e o incremento do comércio mundial. A "questão social" adquiriu os seus contornos como expressão das condições de vida da classe trabalhadora na esfera capitalista. O terceiro período, com inserção temporal no século XX, caracterizou-se pela demanda substancial das indústrias por novas fontes de energia, a inovação dos meios de transportes, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo em que as relações sociais se intensificaram, a sensação de "encolhimento" do mundo se tornou ainda mais forte devido, principalmente, à facilidade e rapidez das comunicações. Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A economia foi a principal instância propulsora da primeira fase da globalização.
II. A divisão internacional do trabalho instaurada no segundo período foi determinante na inserção periférica dos países do Cone Sul.
III. O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial.
IV. A capacidade de educação do conjunto da sociedade, no terceiro período, é condicionante para que a economia dos países se aproprie do processo de informação, elemento fundamental para a competitividade na esfera global.
É correto apenas o que se afirma em
A
I e II.
B
III e IV.
C
I, II e IV.
D
I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina