Buscar

8º ano- Atividade 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CI?NCIAS DA NATUREZA/Atividade 8 - 8? ano- CN- Uso consciente de energia eletrica - Professor.docx
		8º ANO
		
		CIÊNCIAS DA NATUREZA
		
		ATIVIDADE 8
		Tema: Uso consciente de energia elétrica 
		Habilidades Essenciais: (EF08CI05-A) Reconhecer formas de diminuir o consumo de energia elétrica nas residências, instituições escolares, empresas, avaliando os benefícios econômicos, sociais e ambientais.
		NOME: 
		UNIDADE ESCOLAR:
Controle energético: poupa e preserva o meio ambiente!
Apesar do alto custo da energia elétrica, a sociedade brasileira está se tornando cada vez mais dependente dela. A qualidade de vida das pessoas está ligada diretamente ao consumo energético. Nas indústrias a produção depende desse consumo, a segurança, o conforto a locomoção das pessoas, quase tudo está em torno da eletricidade. 
Esta situação exige dos órgãos competentes um grande investimento no setor energético assim como a criação e desenvolvimento de outras fontes alternativas de energia. Nossa principal fonte são as hidrelétricas responsáveis em torno de 90% da geração de energia, seguida das termelétricas que criam um impacto ambiental devido à queima de combustível, assim como as hidrelétricas causam também mudanças irreversíveis ao meio ambiente. 
Existem ainda como fontes geradoras a energia solar e a eólica que já funcionam em algumas regiões do país e mais recentemente os biocombustíveis. Enquanto não surgem fontes ideais de geração o objetivo é mesmo o de poupar e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente. 
Pequenas atitudes para economizar energia geram grandes resultados
A energia é um recurso indispensável e de grande importância para todos, mas deve-se pensar em seu uso de forma inteligente e sustentável. Tanto com o intuito de preservar o meio ambiente como também para a economia financeira.
Uma das melhores opções quando se fala em economia de energia são as lâmpadas de LED, que geram economia de até 80%, o que proporciona um grande custo-benefício. Além de proporcionar qualidade, este tipo de lâmpada oferece uma iluminação totalmente planejada para o seu ambiente ficar harmônico.
Embora essa seja uma das melhores alternativas, há outras formas de economizar a energia e gerar redução na conta de luz. Pequenas atitudes e mudanças em seus hábitos no dia a dia podem ajudar nesta missão de economizar luz elétrica. E claro, o seu bolso agradece, e o planeta, principalmente.
Disponível em <https://tinyurl.com/9ydsahnz>. Acesso em 29 mar. 2021.
A população também pode colaborar adotando algumas medidas simples para que este consumo seja reduzido. Vamos conhecer algumas dessas medidas?
Em casa: 
· aproveitar a luz natural ao máximo, evitando acender lâmpadas;
· utilizar lâmpadas fluorescentes, que além de apresentarem uma durabilidade maior consomem menos energia;
· use cores claras na pintura das paredes e tetos;
· faça uma manutenção periódica nas instalações elétricas;
· faça uso adequado de equipamentos de ar condicionado;
· evite torneiras elétricas;
· pense em equipamentos de aquecimento solar;Disponível em <https://tinyurl.com/ctc9xvfy>. Acesso em 29 mar. 2021.
· procure otimizar ao máximo o uso de secadoras, ferro elétrico e outras fontes geradoras de calor;
· a instalação de fotocélulas para a iluminação externa também é aconselhável;
· já existem também luminárias com sensores de luz embutidos, que trabalham em conjunto e pode comandar várias luminárias no mesmo circuito.
 
Chuveiros: 
· é um dos equipamentos que mais consome em uma residência, se possível prefira a posição verão que reduz o consumo em até 30%;
· procure limitar o tempo de uso e evite os horários entre 18 e 21 horas; 
· evite utilizar o sistema de aquecimento central que também é grande consumidor de energia. 
Equipamentos eletrônicos: 
· não deixe os equipamentos na posição stand by, nesta situação eles também consomem energia;
· escolha equipamentos com selo de economia energética do PROCEL;
· não deixe o carregador de celular ligado na tomada quando não estiver carregando;
· sempre programe os equipamentos para um desligamento automático quando possível.
Computadores: 
· prefira o notebook, que consome menos energia;
· desabilite o descanso de tela e configure a máquina para o modo de economia de energia;
· quando possível substitua os monitores por telas LCD ou LED, são bem mais econômicos.Disponível em <https://tinyurl.com/2ynfjk56>. Acesso em 29 mar. 2021.
Freezer e geladeira: 
· são responsáveis por 30% do consumo de energia em uma residência;
· se possível deixe longe de fontes de calor, como fogão e incidência da luz solar; 
· procure deixar um vão mínimo de 15 cm dos lados, em cima e no fundo do aparelho, com relação às paredes, a fim de facilitar a dissipação do calor gerado pelo motor;
· abra o menos possível as portas, para evitar a entrada de ar quente;
· não se esqueça de manter regulado o termostato, para as diferentes temperaturas ambiente durante o ano;
· quando se ausentar por muito tempo esvazie e desligue o equipamento;
· conserve sempre limpa as grades atrás do equipamento.
Quando falamos em sustentabilidade devemos olhar para outros fatores que também causam grandes impactos ao meio ambiente, a forma de utilização e preservação da água, o tratamento com o lixo gerado pelas indústrias, residências entre outros, os meios de transporte são talvez um dos maiores responsáveis pelo impacto ao meio ambiente e também os cuidados no consumo de energia. 
Foram algumas orientações simples, mas que em muito podem colaborar com a economia e a preservação da natureza.
Disponível em <https://tinyurl.com/5a98vdw2>. (Adaptado). Acesso em 29 mar. 2021.
A energia elétrica é um dos bens mais consumidos em todo o mundo, um dado que também vale para o Brasil: um país de grandes dimensões e que precisa gerar uma quantidade muito grande de eletricidade para suprir às necessidades de toda a população.
Para que a energia elétrica não seja utilizada de maneira desordenada e irresponsável, podendo acarretar crises relacionadas à escassez, é importante que haja uma conscientização da população a respeito da economia de energia, seja em casa, na escola ou em qualquer outro ambiente.
Isso se torna ainda mais importante se levarmos em conta que o consumo desenfreado representa também um prejuízo ambiental muito grande.
Disponível em <https://tinyurl.com/2u4ctysj>. (Adaptado). Acesso em 29 mar. 2021.
Quer saber mais sobre consumo consciente de energia?
Assista, se possível, ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CG_K2z76L2U.
Responda as atividades em seu caderno.
01. Você aprendeu que para economizar energia é necessário hábitos que poupem o consumo de eletricidade, além de adquirir eletrodomésticos que possuam o selo Procel. Qual a finalidade desse selo?
02. A conta de energia tem ficado cada vez mais cara. Algumas das razões para isso são os horários de ponta (pico), os aumentos de impostos e a ineficiência na geração de energia. Visando solucionar alguns problemas, as concessionárias desenvolveram um sistema de horários de ponta (horários de pico), que são caracterizados por um aumento no consumo de energia pela maior parte da população. Assinale a alternativa que melhor indica como funciona esse sistema:
a) ( ) É o sistema que regulamenta o horário do pico de consumo energético no Brasil e no mundo.
b) ( ) É o sistema que regula o horário de funcionamento do comércio, indústrias e iluminação pública.
c) ( ) É o sistema que determina o horário de utilização de eletrodomésticos e equipamentos industriais, favorecendo um melhor consumo.
d) ( ) É um sistema que propõe uma aplicação diferenciada dos preços cobrados, estimulando o consumo de eletricidade fora do horários de ponta.
03. A principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no Brasil é a:
		a) ( ) energia eólica.
		c) ( ) energia hidroelétrica.
		b) ( ) energia fotovoltaica.
		d) ( ) energia nuclear.
04. Muito do que nós utilizamos funciona com energia e a sua economia é importante tanto por motivos financeiros quanto por motivos ambientais, pois a geração de energia depende da exploração de recursos naturais, sendo danoso para o meio ambiente gerar tanta energia da forma como fazemos hoje. A charge revela uma crítica à matriz energética brasileira. Comente sobre essa crítica.Disponível em: https://tinyurl.com/yzmhsy9y. Acesso em 12 de abr. de 2021.
 05. Observe as afirmações a seguir sobre energia e sustentabilidade. 
I. O uso correto de aparelhos eletrônicos pode ajudar a economizar energia em casa.
II. As energias limpas estão sendo cada vez menos utilizadas em nosso planeta, haja visto o seu custo de produção.
III. Para economizar o consumo de energia, o consumidor precisa reduzir e tentar acabar com desperdício, como por exemplo utilizando equipamentos mais eficientes e econômicos.
IV. A vida na sociedade atual utiliza grandes quantidades fontes de energia poluentes, como os combustíveis fósseis, que causam transformações ambientais que prejudicam a natureza, como as usinas eólicas.
Assinale a alternativa que indica as afirmações coerentes com o tema.
		a) ( ) I e III.
		b) ( ) II e IV.
		c) ( ) I, II e III.
		d) ( ) I, II e IV.
06. Economizar energia em casa é fundamental para reduzir o impacto ambiental provocado pela produção de eletricidade. Pequenas atitudes podem ser muito eficazes nesse sentido, como a pintura das paredes. 
Utilizar cores claras na pintura das paredes e tetos 
a) ( ) das casas e edifícios não possui relação direta com o gasto de energia em residências.
b) ( ) estimula a utilização da luz artificial durante maiores períodos ao longo dos dias em casa.
c) ( ) promove menor reflexão da luz natural e maior absorção de calor, estimulando menor consumo de energia ao longo do mês.
d) ( ) promove menor absorção de calor e reflete de maneira mais eficiente a luz natural, garantindo menor consumo de energia ao longo do mês.
 Respostas 
01. Espera-se que o estudante afirme que o selo Procel tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. 
02. Alternativa correta: d) É um sistema que propõe uma aplicação diferenciada dos preços cobrados, estimulando o consumo de eletricidade fora do horários de ponta.
Discussão: Esse sistema visa economizar energia elétrica nos horários de pico. O horário de ponta é, por definição, o período do dia em que ocorre um pico na demanda por energia elétrica. No Brasil, em razão dos hábitos da população, esse horário costuma ocorrer entre 17h e 21h. Esse período foi definido por ser o momento em que a maioria das pessoas está retornando para casa, tomando banho ou utilizando eletrodomésticos, podendo variar de estado para estado.
03. Alternativa correta: c) energia hidroelétrica.
Discussão: A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no Brasil. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.
04. Entre as possíveis respostas, espera-se que o estudante afirme que a charge retrata a instalação de uma usina hidroelétrica, principal fonte de energia elétrica no Brasil. Nas usinas, a força das águas represadas dos rios é utilizada para a produção de energia elétrica, o que traz o problema do alagamento de uma área enorme e muitas vezes mexer no caminho que o rio faz. Essa alteração do meio ambiente traz prejuízos à fauna e flora da região, além de modificar radicalmente a paisagem e prejudicar as pessoas que moram por perto, que muitas vezes precisam se mudar por conta da inundação. Um das maneiras de contribuir para evitar esse impacto ambiental é promover a utilização de formas alternativas de energia, como a energia eólica, revelada na charge.
05. Alternativa correta: a) I e III.
Discussão: I. O uso correto de aparelhos eletrônicos pode ajudar a economizar energia em casa. (CORRETO)
II. As energias limpas estão sendo cada vez menos utilizadas em nosso planeta, haja visto o seu custo de produção. (INCORRETO, as energias limpas estão sendo cada vez mais utilizadas em nosso planeta, apesar do seu custo de produção, que cada vez mais tem chegado a mais lares.)
III. Para economizar o consumo de energia, o consumidor precisa reduzir e tentar acabar com desperdício, como por exemplo utilizando equipamentos mais eficientes e econômicos. (CORRETO)
IV. A vida na sociedade atual utiliza grandes quantidades fontes de energia poluentes, como os combustíveis fósseis, que causam transformações ambientais que prejudicam a natureza, como as usinas eólicas. (INCORRETO, as usinas eólicas são fontes de energia renováveis, trazendo menor impacto ambiental para produção de eletricidade.)
06. Alternativa correta: d) promove menor absorção de calor e reflete de maneira mais eficiente a luz natural, garantindo menor consumo de energia ao longo do mês.
Discussão: A cor e o tipo de tinta utilizada na pintura das casas e edifícios tem relação direta com o gasto de energia. A cor do ambiente influencia na absorção de calor e, consequentemente, na temperatura média do ambiente. Cores mais claras absorvem menor calor e refletem melhor a luz natural.
CI?NCIAS DA NATUREZA/Atividade 8- 8? ano- CN- Uso consciente de energia eletrica.pdf
 
Controle energético: poupa e preserva o meio ambiente! 
Apesar do alto custo da energia elétrica, a sociedade brasileira está se tornando cada vez mais dependente 
dela. A qualidade de vida das pessoas está ligada diretamente ao consumo energético. Nas indústrias a 
produção depende desse consumo, a segurança, o conforto a locomoção das pessoas, quase tudo está em torno 
da eletricidade. 
Esta situação exige dos órgãos competentes um grande investimento no setor energético assim como a 
criação e desenvolvimento de outras fontes alternativas de energia. Nossa principal fonte são as hidrelétricas 
responsáveis em torno de 90% da geração de energia, seguida das termelétricas que criam um impacto 
ambiental devido à queima de combustível, assim como as hidrelétricas causam também mudanças 
irreversíveis ao meio ambiente. 
Existem ainda como fontes geradoras a energia solar e a eólica que já funcionam em algumas regiões do 
país e mais recentemente os biocombustíveis. Enquanto não surgem fontes ideais de geração o objetivo é 
mesmo o de poupar e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A população também pode colaborar adotando algumas medidas simples para que este consumo seja 
reduzido. Vamos conhecer algumas dessas medidas? 
 
Em casa: 
 aproveitar a luz natural ao máximo, evitando acender lâmpadas; 
 utilizar lâmpadas fluorescentes, que além de apresentarem uma 
durabilidade maior consomem menos energia; 
 use cores claras na pintura das paredes e tetos; 
 faça uma manutenção periódica nas instalações elétricas; 
 faça uso adequado de equipamentos de ar condicionado; 
 evite torneiras elétricas; 
 pense em equipamentos de aquecimento solar; 
 procure otimizar ao máximo o uso de secadoras, ferro elétrico e 
outras fontes geradoras de calor; 
 a instalação de fotocélulas para a iluminação externa também é aconselhável; 
 já existem também luminárias com sensores de luz embutidos, que trabalham em conjunto e pode 
comandar várias luminárias no mesmo circuito. 
 
8º ANO 
 CIÊNCIAS DA NATUREZA 
ATIVIDADE 8 
Tema: Uso consciente de energia elétrica 
Habilidades Essenciais: (EF08CI05-A) Reconhecer formas de diminuir o consumo de energia elétrica nas residências, 
instituições escolares, empresas, avaliando os benefícios econômicos, sociais e ambientais. 
NOME: 
UNIDADE ESCOLAR: 
Pequenas atitudes para economizar energia geram grandes resultados 
A energia é um recurso indispensável e de grande importância para todos, mas deve-se pensar em 
seu uso de forma inteligente e sustentável. Tanto com o intuito de preservar
o meio ambiente como também 
para a economia financeira. 
Uma das melhores opções quando se fala em economia de energia são as lâmpadas de LED, que 
geram economia de até 80%, o que proporciona um grande custo-benefício. Além de proporcionar 
qualidade, este tipo de lâmpada oferece uma iluminação totalmente planejada para o seu ambiente ficar 
harmônico. 
Embora essa seja uma das melhores alternativas, há outras formas de economizar a energia e gerar 
redução na conta de luz. Pequenas atitudes e mudanças em seus hábitos no dia a dia podem ajudar nesta 
missão de economizar luz elétrica. E claro, o seu bolso agradece, e o planeta, principalmente. 
Disponível em <https://tinyurl.com/9ydsahnz>. Acesso em 29 mar. 2021. 
 
Disponível em 
<https://tinyurl.com/ctc9xvfy>. Acesso em 
29 mar. 2021. 
Chuveiros: 
 é um dos equipamentos que mais consome em uma residência, se possível prefira a posição verão que 
reduz o consumo em até 30%; 
 procure limitar o tempo de uso e evite os horários entre 18 e 21 horas; 
 evite utilizar o sistema de aquecimento central que também é grande consumidor de energia. 
 
Equipamentos eletrônicos: 
 não deixe os equipamentos na posição stand by, nesta 
situação eles também consomem energia; 
 escolha equipamentos com selo de economia energética do 
PROCEL; 
 não deixe o carregador de celular ligado na tomada quando 
não estiver carregando; 
 sempre programe os equipamentos para um desligamento 
automático quando possível. 
 
Computadores: 
 prefira o notebook, que consome menos energia; 
 desabilite o descanso de tela e configure a máquina para o 
modo de economia de energia; 
 quando possível substitua os monitores por telas LCD ou 
LED, são bem mais econômicos. 
 
Freezer e geladeira: 
 são responsáveis por 30% do consumo de energia em uma residência; 
 se possível deixe longe de fontes de calor, como fogão e incidência da luz solar; 
 procure deixar um vão mínimo de 15 cm dos lados, em cima e no fundo do aparelho, com relação às 
paredes, a fim de facilitar a dissipação do calor gerado pelo motor; 
 abra o menos possível as portas, para evitar a entrada de ar quente; 
 não se esqueça de manter regulado o termostato, para as diferentes temperaturas ambiente durante o ano; 
 quando se ausentar por muito tempo esvazie e desligue o equipamento; 
 conserve sempre limpa as grades atrás do equipamento. 
 
Quando falamos em sustentabilidade devemos olhar para outros fatores que também causam grandes 
impactos ao meio ambiente, a forma de utilização e preservação da água, o tratamento com o lixo gerado pelas 
indústrias, residências entre outros, os meios de transporte são talvez um dos maiores responsáveis pelo 
impacto ao meio ambiente e também os cuidados no consumo de energia. 
Foram algumas orientações simples, mas que em muito podem colaborar com a economia e a preservação 
da natureza. 
Disponível em <https://tinyurl.com/5a98vdw2>. (Adaptado). Acesso em 29 mar. 2021. 
 
A energia elétrica é um dos bens mais consumidos em todo o mundo, um dado que também 
vale para o Brasil: um país de grandes dimensões e que precisa gerar uma quantidade muito grande 
de eletricidade para suprir às necessidades de toda a população. 
Para que a energia elétrica não seja utilizada de maneira desordenada e irresponsável, podendo 
acarretar crises relacionadas à escassez, é importante que haja uma conscientização da população a 
respeito da economia de energia, seja em casa, na escola ou em qualquer outro ambiente. 
Isso se torna ainda mais importante se levarmos em conta que o consumo desenfreado 
representa também um prejuízo ambiental muito grande. 
Disponível em <https://tinyurl.com/2u4ctysj>. (Adaptado). Acesso em 29 mar. 2021. 
 
Disponível em <https://tinyurl.com/2ynfjk56>. 
Acesso em 29 mar. 2021. 
 
 
 
 
Responda as atividades em seu caderno. 
 
01. Você aprendeu que para economizar energia é necessário hábitos que poupem o consumo de eletricidade, 
além de adquirir eletrodomésticos que possuam o selo Procel. Qual a finalidade desse selo? 
 
02. A conta de energia tem ficado cada vez mais cara. Algumas das razões para isso são os horários de ponta 
(pico), os aumentos de impostos e a ineficiência na geração de energia. Visando solucionar alguns problemas, 
as concessionárias desenvolveram um sistema de horários de ponta (horários de pico), que são caracterizados 
por um aumento no consumo de energia pela maior parte da população. Assinale a alternativa que melhor 
indica como funciona esse sistema: 
a) ( ) É o sistema que regulamenta o horário do pico de consumo energético no Brasil e no mundo. 
b) ( ) É o sistema que regula o horário de funcionamento do comércio, indústrias e iluminação pública. 
c) ( ) É o sistema que determina o horário de utilização de eletrodomésticos e equipamentos industriais, 
favorecendo um melhor consumo. 
d) ( ) É um sistema que propõe uma aplicação diferenciada dos preços cobrados, estimulando o consumo de 
eletricidade fora do horários de ponta. 
 
03. A principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no Brasil é a: 
a) ( ) energia eólica. c) ( ) energia hidroelétrica. 
b) ( ) energia fotovoltaica. d) ( ) energia nuclear. 
 
04. Muito do que nós utilizamos funciona com energia e a sua economia é importante tanto por motivos 
financeiros quanto por motivos ambientais, pois a geração de energia depende da exploração de recursos 
naturais, sendo danoso para o meio ambiente gerar tanta energia da forma como fazemos hoje. A charge revela 
uma crítica à matriz energética brasileira. Comente sobre essa crítica. 
 05. Observe as afirmações a seguir sobre energia e sustentabilidade. 
I. O uso correto de aparelhos eletrônicos pode ajudar a economizar energia em casa. 
II. As energias limpas estão sendo cada vez menos utilizadas em nosso planeta, haja visto o seu custo de 
produção. 
III. Para economizar o consumo de energia, o consumidor precisa reduzir e tentar acabar com desperdício, 
como por exemplo utilizando equipamentos mais eficientes e econômicos. 
IV. A vida na sociedade atual utiliza grandes quantidades fontes de energia poluentes, como os combustíveis 
fósseis, que causam transformações ambientais que prejudicam a natureza, como as usinas eólicas. 
 
Quer saber mais sobre consumo consciente de energia? 
Assista, se possível, ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CG_K2z76L2U. 
Disponível em: https://tinyurl.com/yzmhsy9y. Acesso em 12 de abr. de 2021. 
Assinale a alternativa que indica as afirmações coerentes com o tema. 
a) ( ) I e III. b) ( ) II e IV. c) ( ) I, II e III. d) ( ) I, II e IV. 
06. Economizar energia em casa é fundamental para reduzir o impacto ambiental provocado pela produção de 
eletricidade. Pequenas atitudes podem ser muito eficazes nesse sentido, como a pintura das paredes. 
Utilizar cores claras na pintura das paredes e tetos 
a) ( ) das casas e edifícios não possui relação direta com o gasto de energia em residências. 
b) ( ) estimula a utilização da luz artificial durante maiores períodos ao longo dos dias em casa. 
c) ( ) promove menor reflexão da luz natural e maior absorção de calor, estimulando menor consumo de 
energia ao longo do mês. 
d) ( ) promove menor absorção de calor e reflete de maneira mais eficiente a luz natural, garantindo menor 
consumo de energia ao longo do mês. 
 
 
 
GEOGRAFIA/Atividasde 8- 8? ano- GEO- EUA E BRICS - Professor.docx
		8º ANO
		
		GEOGRAFIA
		
		ATIVIDADE 8
		Tema: Posição dos EUA e dos BRICS no cenário socioeconômico mundial.
		Habilidade Essencial: (EF08GE09-A) Analisar a posição dos EUA e dos BRICS - Brasil, Rússia, China e África do Sul, no cenário socioeconômico mundial, compreendendo os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados.
		NOME: 
		UNIDADE ESCOLAR:
BRICS
Mecanismo formado por países chamados “emergentes”, o BRICS
possui um grande peso econômico e político e pode desafiar as grandes potências mundiais. O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se trata de um bloco econômico ou uma instituição internacional, mas de um mecanismo internacional na forma de um agrupamento informal, ou seja, não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios. Em 2001, o economista Jim O´Neil formulou a expressão BRICs (com “s” minúsculo no final para designar o plural de BRIC), utilizando as iniciais dos quatro países considerados emergentes, que possuíam potencial econômico para superar as grandes potências mundiais em um período de, no máximo, cinquenta anos.Disponível em: https://nacoesunidas.org/aposta-nos-brics-agora-pode-impulsionar-geracao-de-empregos-no-futuro-afirma-onu/ 
Acesso em: 18 de maio de 2020
O que era, no início, apenas uma classificação utilizada por economistas e cientistas políticos para designar um grupo de países com características econômicas em comum, passou, a partir de 2006, a ser um mecanismo internacional. Isso porque Brasil, Rússia, Índia e China decidiram dar um caráter diplomático a essa expressão na 61º Assembleia Geral das Nações Unidas, o que propiciou a realização de ações econômicas coletivas por parte desses países, bem como uma maior comunicação entre eles.
A partir do ano de 2011, a África do Sul também foi oficialmente incorporada ao BRIC, que passou então a se chamar BRICS, com o “S” maiúsculo no final para designar o ingresso do novo membro (o “S” vem do nome do país em Inglês: South Africa).
Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e as condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las.
BRICS DESAFIAM A ORDEM ECONÔMICA INTERNACIONAL
Durante a V Cúpula do BRICS, em 27 de março de 2013, os países do eixo decidiram pela criação de um Banco Internacional do grupo, o que desagradou profundamente os Estados Unidos e a Inglaterra, países responsáveis pelo FMI e Banco Mundial, respectivamente. A decisão sobre o banco do BRICS ainda não foi oficializada, mas deve se concretizar nos próximos anos. A ideia é fomentar e garantir o desenvolvimento da economia dos países-membros do BRICS e de demais nações subdesenvolvidas ou em desenvolvimento.
Outra medida que também não agradou aos EUA e Reino Unido foi a criação de um contingente de reserva no valor de 100 bilhões de dólares. Tal medida foi tomada com o objetivo de garantir a estabilidade econômica dos 5 países que fazem parte do grupo. Com essas decisões, é possível perceber a importância econômica e política desse grupo, assim como também é possível vislumbrar a emergência de uma rivalidade entre o BRICS, os EUA e a União Europeia.
Texto disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bric.htm Acesso em 14 de maio de 2020
ATIVIDADES
1. “A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS”.
(IPEA. Conheça os BRICS. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/).
Sobre o BRICS, assinale o que for correto:
a) (	) corresponde a um bloco econômico em processo de formação.
b) (	) é um agrupamento informal de cunho diplomático.
c) (	) é um organismo internacional paralelo à ONU.
d) (	) representa todas as nações emergentes do planeta sob a liderança de cinco países.
2. Sobre os BRICS, assinale o que for INCORRETO:
a) (	) É um grupo formado pelos países considerados emergentes, formando um dos maiores blocos econômicos do planeta, atrás apenas da União Europeia.
b) (	) Formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o BRICS é um acordo internacional diplomático entre nações consideradas emergentes.
c) (	) Até 2011, a sigla era conhecida apenas por “BRIC”, sendo alterada após a inclusão da África do Sul no grupo.
d) (	) Recentemente, os BRICS vêm discutindo sobre a criação de um banco internacional próprio do grupo, paralelo ao FMI e ao Banco Mundial.
 
Leia o fragmento de reportagem a seguir para responder as questões 3 e 4.
DIPLOMACIA BRASILEIRA
Alinhamento “automático” do Brasil com EUA causa atritos na cúpula dos Brics
Itamaraty* quer tirar de documento do bloco crítica a unilateralismo* e apoio a agência para refugiados palestinos
BRASÍLIA - 2.nov.2019 às 19h54
“O governo Jair Bolsonaro abraçou posições dos Estados Unidos e abriu uma disputa com os demais parceiros nos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Nas negociações para formular a declaração oficial da cúpula, que acontece nesta quarta (13) e quinta-feira (14), o Itamaraty atua para convencer os membros da aliança a retirar do documento trechos que contrariam interesses norte-americanos no Oriente Médio. Os principais pontos de atrito causados pelo alinhamento automático do Brasil aos EUA são menções a palestinos, unilateralismo e Irã.” 
Disponível em: https://tinyurl.com/brics-789 Acesso em: 05 de ago de 2020
*Itamaraty: neste contexto, diz respeito ao Ministério das Relações Exteriores.
**Unilateralismo: defesa de um só ponto de vista ou posicionamento político, partidário, econômico, etc (geralmente se tratando de indivíduos ou grupos de indivíduos que buscam que todas as coisas ocorram à sua maneira).
3. O posicionamento do Brasil em relação aos EUA pode prejudicar seu relacionamento junto aos BRICS? 
4.Este posicionamento traz algum benefício ao Brasil? Por quê?
Leia o fragmento de reportagem a seguir para responder as questões 5 e 6.
Por que o governo Trump estuda banir o TikTok dos EUA
Com sua mistura eclética de dança, desenhos de comédia e sincronização labial, o TikTok se tornou um fenômeno entre os jovens.
O que é o TikTok?
O TikTok é um aplicativo gratuito, uma espécie de versão resumida do YouTube. Os usuários podem postar vídeos de até um minuto e escolher entre um enorme banco de dados de músicas e filtros.
A China poderia usar o TikTok para espionar pessoas?
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, alegou que os usuários do TikTok correm o risco de seus dados acabarem "nas mãos do Partido Comunista Chinês".
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53489720 Acesso em: 13 de ago de 2020
5. Qual é o motivo dos EUA resolver banir o acesso de um aplicativo chinês de seu país? Nesse contexto, como pode ser descrita a relação destes países?
6. Muitos especialistas observam este embate (dentre vários outros envolvendo ambos países) e o classifica como sendo parte do cenário de uma segunda Guerra Fria. Por que eles fazem esta afirmação?
7. Faça uma pesquisa sobre invasão de privacidade, roubo de dados e escândalos de espionagem recentes e indique quais países possuem mais participação nestes fatos.
Respostas
1. Alternativa A
2. Alternativa A
3. Sim, este posicionamento pode afastar o Brasil de seus parceiros comerciais nos BRICS, principalmente da China, que é a maior importador de produtos brasileiros. 
4. O Brasil teve apoio dos EUA para adentrar a OCDE, mas ainda não foi aceito pela organização. Neste caso, tem mais a perder (por um acordo comercial que já existe com a China) do que a ganhar (um acordo comercial sem previsão de efetivação).
5. O motivo do governo dos EUA de banir um aplicativo chinês é a suspeita de roubo de dados de cidadãos de seu país. Deste modo, a relação entre EUA e China se demonstra cada
vez mais conflituosa.
6. Pelo clima de tensão que novamente se demonstra entre duas potências politicamente distintas (de maneira geral: EUA, (novamente) capitalista e China “socialista”).
7. Partindo de um extenso histórico, EUA e a Rússia são os países que mais praticaram e praticam espionagem no mundo. Os fatos mais recentes são a influência russa na última eleição que elegeu o atual presidente norte-americano, e a extração de dados e a manipulação da opinião pública (o surgimento das famosas “fake news”) em redes sociais que auxiliaram os resultados deste mesmo presidente assim como outros eleitos em outros países e com o mesmo perfil deste mencionado.
GEOGRAFIA/Atividasde 8- 8? ano- GEO- EUA E BRICS.pdf
BRICS 
Mecanismo formado por países 
chamados “emergentes”, o BRICS possui um 
grande peso econômico e político e pode 
desafiar as grandes potências mundiais. O 
BRICS é um agrupamento econômico 
atualmente composto por cinco países: Brasil, 
Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se 
trata de um bloco econômico ou uma 
instituição internacional, mas de um 
mecanismo internacional na forma de um 
agrupamento informal, ou seja, não registrado 
burocraticamente com estatuto e carta de 
princípios. Em 2001, o economista Jim O´Neil 
formulou a expressão BRICs (com “s” minúsculo no final para designar o plural de BRIC), utilizando as 
iniciais dos quatro países considerados emergentes, que possuíam potencial econômico para superar as grandes 
potências mundiais em um período de, no máximo, cinquenta anos. 
O que era, no início, apenas uma classificação utilizada por economistas e cientistas políticos para 
designar um grupo de países com características econômicas em comum, passou, a partir de 2006, a ser um 
mecanismo internacional. Isso porque Brasil, Rússia, Índia e China decidiram dar um caráter diplomático a 
essa expressão na 61º Assembleia Geral das Nações Unidas, o que propiciou a realização de ações econômicas 
coletivas por parte desses países, bem como uma maior comunicação entre eles. 
A partir do ano de 2011, a África do Sul também foi oficialmente incorporada ao BRIC, que passou 
então a se chamar BRICS, com o “S” maiúsculo no final para designar o ingresso do novo membro (o “S” 
vem do nome do país em Inglês: South Africa). 
Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que 
mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o 
maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e as 
condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las. 
 
BRICS DESAFIAM A ORDEM ECONÔMICA INTERNACIONAL 
 
Durante a V Cúpula do BRICS, em 27 de março de 2013, os países do eixo decidiram pela criação de 
um Banco Internacional do grupo, o que desagradou profundamente os Estados Unidos e a Inglaterra, países 
responsáveis pelo FMI e Banco Mundial, respectivamente. A decisão sobre o banco do BRICS ainda não foi 
oficializada, mas deve se concretizar nos próximos anos. A ideia é fomentar e garantir o desenvolvimento da 
economia dos países-membros do BRICS e de demais nações subdesenvolvidas ou em desenvolvimento. 
Outra medida que também não agradou aos EUA e Reino Unido foi a criação de um contingente de 
reserva no valor de 100 bilhões de dólares. Tal medida foi tomada com o objetivo de garantir a estabilidade 
econômica dos 5 países que fazem parte do grupo. Com essas decisões, é possível perceber a importância 
8º ANO 
 GEOGRAFIA 
ATIVIDADE 8 
Tema: Posição dos EUA e dos BRICS no cenário socioeconômico mundial. 
NOME: 
UNIDADE ESCOLAR: 
Disponível em: https://nacoesunidas.org/aposta-nos-brics-agora-pode-impulsionar-
geracao-de-empregos-no-futuro-afirma-onu/ 
Acesso em: 18 de maio de 2020 
econômica e política desse grupo, assim como também é possível vislumbrar a emergência de uma rivalidade 
entre o BRICS, os EUA e a União Europeia. 
Texto disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bric.htm Acesso em 14 de maio de 2020 
 
ATIVIDADES 
1. “A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em 
estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da 
análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o 
conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, 
Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do 
agrupamento, que adotou a sigla BRICS”. 
(IPEA. Conheça os BRICS. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/). 
Sobre o BRICS, assinale o que for correto: 
a) ( ) corresponde a um bloco econômico em processo de formação. 
b) ( ) é um agrupamento informal de cunho diplomático. 
c) ( ) é um organismo internacional paralelo à ONU. 
d) ( ) representa todas as nações emergentes do planeta sob a liderança de cinco países. 
 
2. Sobre os BRICS, assinale o que for INCORRETO: 
a) ( ) É um grupo formado pelos países considerados emergentes, formando um dos maiores blocos 
econômicos do planeta, atrás apenas da União Europeia. 
b) ( ) Formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o BRICS é um acordo internacional 
diplomático entre nações consideradas emergentes. 
c) ( ) Até 2011, a sigla era conhecida apenas por “BRIC”, sendo alterada após a inclusão da África do Sul 
no grupo. 
d) ( ) Recentemente, os BRICS vêm discutindo sobre a criação de um banco internacional próprio do grupo, 
paralelo ao FMI e ao Banco Mundial. 
 
Leia o fragmento de reportagem a seguir para responder as questões 3 e 4. 
Alinhamento “automático” do Brasil com EUA causa atritos na cúpula dos Brics 
Itamaraty* quer tirar de documento do bloco crítica a unilateralismo* e apoio a agência para refugiados 
palestinos 
BRASÍLIA - 2.nov.2019 às 19h54 
“O governo Jair Bolsonaro abraçou posições dos Estados Unidos e abriu uma disputa com os demais 
parceiros nos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Nas negociações para 
formular a declaração oficial da cúpula, que acontece nesta quarta (13) e quinta-feira (14), o Itamaraty atua 
para convencer os membros da aliança a retirar do documento trechos que contrariam interesses norte-
americanos no Oriente Médio. Os principais pontos de atrito causados pelo alinhamento automático do Brasil 
aos EUA são menções a palestinos, unilateralismo e Irã.” 
Disponível em: https://tinyurl.com/brics-789 Acesso em: 05 de ago de 2020 
*Itamaraty: neste contexto, diz respeito ao Ministério das Relações Exteriores. 
**Unilateralismo: defesa de um só ponto de vista ou posicionamento político, partidário, econômico, etc 
(geralmente se tratando de indivíduos ou grupos de indivíduos que buscam que todas as coisas ocorram à sua 
maneira). 
 
3. O posicionamento do Brasil em relação aos EUA pode prejudicar seu relacionamento junto aos BRICS? 
 
4.Este posicionamento traz algum benefício ao Brasil? Por quê? 
 
 
Leia o fragmento de reportagem a seguir para responder as questões 5 e 6. 
Por que o governo Trump estuda banir 
o TikTok dos EUA 
Com sua mistura eclética de dança, desenhos de 
comédia e sincronização labial, o TikTok se tornou um 
fenômeno entre os jovens. 
 
O que é o TikTok? 
O TikTok é um aplicativo gratuito, uma espécie de 
versão resumida do YouTube. Os usuários podem postar 
vídeos de até um minuto e escolher entre um enorme 
banco de dados de músicas e filtros. 
 
A China poderia usar o TikTok para espionar pessoas? 
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, alegou que os usuários do TikTok correm o risco de 
seus dados acabarem "nas mãos do Partido Comunista Chinês". 
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53489720 Acesso em: 13 de ago de 2020 
 
5. Qual é o motivo dos EUA resolver banir o acesso de um aplicativo chinês de seu país? Nesse contexto, 
como pode
ser descrita a relação destes países? 
 
6. Muitos especialistas observam este embate (dentre vários outros envolvendo ambos países) e o classifica 
como sendo parte do cenário de uma segunda Guerra Fria. Por que eles fazem esta afirmação? 
 
7. Faça uma pesquisa sobre invasão de privacidade, roubo de dados e escândalos de espionagem recentes e 
indique quais países possuem mais participação nestes fatos. 
 
HIST?RIA/Atividade 8- 8? ano- HIS- A revolu??o de S?o Domingo e seus m?ltiplos significados e desdobramentos- Professor.docx
		8º ANO
		
		HISTÓRIA
		
		ATIVIDADE 8
		Tema: A revolução de São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos 
		Habilidades Essenciais: (EF08HI10) Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
		NOME: 
		UNIDADE ESCOLAR:
ATIVIDADES 
Leia o Texto a seguir:
Revolução Haitiana
A Revolução Haitiana foi uma grande rebelião de escravos que levou São Domingos à independência sob a liderança de Toussaint Louverture e Jean-Jacques Dessalines.
A Revolução Haitiana foi uma grande rebelião de escravos e negros libertos que aconteceu na colônia francesa de São Domingos a partir de 1791. Essa rebelião conduziu a colônia francesa de São Domingos à independência e foi motivada pela grande exploração e violência do sistema colonial escravista francês naquela região.
Antecedentes: No final do século XVIII, a região que corresponde atualmente ao Haiti era colonizada pelos franceses e conhecida como São Domingos. A presença francesa ocorreu de maneira gradativa a partir do século XVI, quando a região – ainda conhecida como Hispaniola e sob posse dos espanhóis – passou a ser ocupada por corsários franceses que usavam a ilha de Tortuga como refúgio.
A posse da região foi transmitida para os franceses oficialmente a partir do século XVII, quando Espanha e França assinaram o Tratado de Ryswick, que cedia de maneira oficial a parte oeste de Hispaniola para os franceses. O sistema colonial imposto pelos franceses transformou São Domingos em uma das colônias mais prósperas do mundo, sendo inclusive conhecida como “pérola das Antilhas”.
Revolução Haitiana: No final do século XVIII, o sistema escravista imposto pelos franceses em São Domingos fez com que cerca de 40 mil franceses controlassem violentamente uma população de cerca de 450 mil escravos. A violência com a qual os franceses tratavam os escravos em São Domingos é citada em diversos relatos, como no caso de Jean-Baptiste de Caradeux, o qual permitia que seus visitantes atirassem laranjas na cabeça de seus escravos.
Esse sistema escravista extremamente violento havia motivado inúmeras rebeliões em outros momentos em São Domingos, como no caso de François Mackandal, que fugiu e passou a realizar pequenos ataques contra franceses na região. A Revolução Haitiana iniciou-se de fato em 1791, quando os escravos se rebelaram contra os franceses. Em poucas semanas, cerca de 100 mil escravos já haviam se rebelado.
Os escravos e os negros libertos da região foram fortemente influenciados pelos acontecimentos que se passavam durante a Revolução Francesa. Os ideais de igualdade entre os homens inspiraram-nos a lutar pela sua liberdade e por seus direitos. Os escravos lutavam pelo fim do sistema escravista, e os negros libertos lutavam pela equiparação dos direitos entre brancos e negros.
Com a rebelião, os escravos passaram a organizar-se e a lutar contra as tropas francesas que estavam instaladas na região. A força do movimento em São Domingos e os desdobramentos da Revolução Francesa resultaram na abolição da escravidão em todas as colônias francesas, incluindo São Domingos em 1794.
No decorrer dos acontecimentos no Haiti, todo o ódio que havia sido represado durante anos pelos escravos e negros libertos levou os escravos a cometerem atos de violência contra franceses. Foram comuns nesse período ataques de escravos e negros libertos contra propriedades de franceses, em que os donos e sua família eram mortos. Durante esse período de lutas, os haitianos foram liderados por Toussaint Louverture.
O movimento em São Domingos seguiu sob a liderança de Toussaint Louverture até 1802. Pouco antes, em 1801, sob o comando de Napoleão Bonaparte, foi enviada uma expedição para São Domingos para controlar a situação e restabelecer o sistema escravista que havia sido abolido em 1794.
As tropas francesas foram lideradas por Charles Leclerc, que, além de ter retomado o controle sobre a situação em São Domingos, também conseguiu aprisionar Toussaint Louverture. O líder haitiano foi enviado para a França em 1802 e permaneceu em uma prisão até a sua morte em 1803. Toussaint Louverture foi vítima de má nutrição e tuberculose.
Com a prisão e morte de Toussaint Louverture, a liderança da Revolução Haitiana foi ocupada por Jean-Jacques Dessalines, que reiniciou a luta contra os franceses e derrotou-os de maneira definitiva em novembro de 1803. Pouco tempo depois, em 1º de janeiro de 1804, foi declarada a independência de São Domingos.
Após a declaração de independência, Jean-Jacques Dessalines escolheu o nome de Haiti para o novo país que havia surgido. O nome foi escolhido em homenagem às populações indígenas que habitavam a região antes da chegada dos europeus. O governo do Haiti foi ocupado pelo próprio Dessalines. Após a independência, o Haiti tornou-se o único país das Américas que conquistou sua independência a partir de uma rebelião de escravos.
Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/historia-america/revolucao-haitiana.htm> Acesso em 15 de maio de 2020.
01. A Revolução Haitiana foi realizada pelos escravos explorados pelos franceses na colônia de São Domingos. Um dos grandes nomes da Revolução Haitiana liderou tropas na luta contra os franceses, sendo capturado e enviado para a França, local onde morreu vítima de má nutrição e tuberculose. Estamos falando de
a) ( ) Charles Leclerc
b) ( ) Maximilien de Robespierre
c) ( )Toussaint Louverture
d) ( ) Dutty Boukman
02. Após o sucesso da Revolução Haitiana e declaração de independência Haitiana o novo país surgido passou a ser liderado por
a) ( )François Mackandal
b) ( )Dutty Boukman
c) ( )Toussaint Louverture
d) ( ) Jean-Jacques Dessalines
03. Descreva o que foi a Revolução Haitiana e qual sua importância? 
04. Qual era o nome do Haiti antes da Revolução e da declaração da independência?
05. Os escravos e os negros libertos da região, que promoveram a Revolução haitiana foram fortemente influenciados por acontecimentos no continente europeu. Qual o principal acontecimento que gerou essa influência? 
a) ( ) Revolução Russa
b) ( ) Revolução Francesa 
c) ( ) Revolução Industrial 
d) ( ) Revolução Gloriosa 
06. 
 06. Identifique quem era os protagonistas e quais eram as principais reivindicações desta da Revolução Haitiana.
Respostas
1. LETRA C- Espera-se que os estudantes compreendam que. (Um dos grandes nomes da Revolução Haitiana foi Toussaint Louverture, um ex-escravo que passou a liderar tropas a partir de 1791. Foi capturado pelos franceses em 1802 e enviado para uma prisão na França.
02. Letra D - Espera-se que os estudantes compreendam que: 
(Após a morte de Toussaint Louverture, a liderança da Revolução Haitiana foi realizada por Jean-Jacques Dessalines. Até o início da Revolução, em 1791, Dessalines era um escravo. Durante o percurso da revolução, conquistou sua liberdade e ganhou importância entre os revolucionários ao longo da década de 1790. Foi o líder das tropas haitianas que lutaram contra os franceses na Batalha de Vertières, em 1803. No ano seguinte, declarou a independência do Haiti. Foi nomeado presidente do país, em 1804, mas logo se autoproclamou imperador do país. Em 1806, foi vítima de uma conspiração e assassinado.)
03. Espera-se que os estudantes respondam que: 
(A Revolução Haitiana foi uma grande rebelião de escravos e negros libertos que aconteceu na colônia
francesa de São Domingos a partir de 1791. Essa rebelião conduziu a colônia francesa de São Domingos à independência e foi motivada pela grande exploração e violência do sistema colonial escravista francês naquela região.)
04. Espera-se que os estudantes respondam que:
(Que o Haiti era uma colônia denomina de São Domingos antes de sua independência. Conforme encontra-se no texto: “A Revolução Haitiana foi uma grande rebelião de escravos e negros libertos que aconteceu na colônia francesa de São Domingos a partir de 1791”)
05. Letra B- Espera-se que os estudantes compreendam que: 
(Os escravos e os negros libertos da região foram fortemente influenciados pelos acontecimentos que se passavam durante a Revolução Francesa.)
06. Os escravos e os negros libertos da região foram fortemente influenciados pelos acontecimentos que se passavam durante a Revolução Francesa. Os ideais de igualdade entre os homens inspiraram-nos a lutar pela sua liberdade e por seus direitos. Os escravos lutavam pelo fim do sistema escravista, e os negros libertos lutavam pela equiparação dos direitos entre brancos e negros.
HIST?RIA/Atividade 8- 8? ano- HIS- A revolu??o de S?o Domingo e seus m?ltiplos significados e desdobramentos.pdf
 
ATIVIDADES 
Leia o Texto a seguir: 
 
Revolução Haitiana 
A Revolução Haitiana foi uma grande rebelião 
de escravos que levou São Domingos à 
independência sob a liderança de Toussaint 
Louverture e Jean-Jacques Dessalines. 
A Revolução Haitiana foi uma grande rebelião 
de escravos e negros libertos que aconteceu na 
colônia francesa de São Domingos a partir de 1791. 
Essa rebelião conduziu a colônia francesa de São 
Domingos à independência e foi motivada pela 
grande exploração e violência do sistema colonial 
escravista francês naquela região. 
Antecedentes: No final do século XVIII, a região 
que corresponde atualmente ao Haiti era colonizada 
pelos franceses e conhecida como São Domingos. A presença francesa ocorreu de maneira gradativa a partir 
do século XVI, quando a região – ainda conhecida como Hispaniola e sob posse dos espanhóis – passou a 
ser ocupada por corsários franceses que usavam a ilha de Tortuga como refúgio. 
A posse da região foi transmitida para os franceses oficialmente a partir do século XVII, quando 
Espanha e França assinaram o Tratado de Ryswick, que cedia de maneira oficial a parte oeste de Hispaniola 
para os franceses. O sistema colonial imposto pelos franceses transformou São Domingos em uma das 
colônias mais prósperas do mundo, sendo inclusive conhecida como “pérola das Antilhas”. 
Revolução Haitiana: No final do século XVIII, o sistema escravista imposto pelos franceses em São 
Domingos fez com que cerca de 40 mil franceses controlassem violentamente uma população de cerca de 
450 mil escravos. A violência com a qual os franceses tratavam os escravos em São Domingos é citada em 
diversos relatos, como no caso de Jean-Baptiste de Caradeux, o qual permitia que seus visitantes atirassem 
laranjas na cabeça de seus escravos. 
Esse sistema escravista extremamente violento havia motivado inúmeras rebeliões em outros 
momentos em São Domingos, como no caso de François Mackandal, que fugiu e passou a realizar pequenos 
ataques contra franceses na região. A Revolução Haitiana iniciou-se de fato em 1791, quando os escravos se 
rebelaram contra os franceses. Em poucas semanas, cerca de 100 mil escravos já haviam se rebelado. 
Os escravos e os negros libertos da região foram fortemente influenciados pelos acontecimentos que se 
passavam durante a Revolução Francesa. Os ideais de igualdade entre os homens inspiraram-nos a lutar pela 
sua liberdade e por seus direitos. Os escravos lutavam pelo fim do sistema escravista, e os negros libertos 
lutavam pela equiparação dos direitos entre brancos e negros. 
8º ANO 
 
HISTÓRIA 
ATIVIDADE 8 
Tema: A revolução de São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos 
Habilidades Essenciais: (EF08HI10) Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e 
desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações. 
NOME: 
UNIDADE ESCOLAR: 
Com a rebelião, os escravos passaram a organizar-se e a lutar contra as tropas francesas que estavam 
instaladas na região. A força do movimento em São Domingos e os desdobramentos da Revolução Francesa 
resultaram na abolição da escravidão em todas as colônias francesas, incluindo São Domingos em 1794. 
No decorrer dos acontecimentos no Haiti, todo o ódio que havia sido represado durante anos pelos 
escravos e negros libertos levou os escravos a cometerem atos de violência contra franceses. Foram comuns 
nesse período ataques de escravos e negros libertos contra propriedades de franceses, em que os donos e sua 
família eram mortos. Durante esse período de lutas, os haitianos foram liderados por Toussaint Louverture. 
O movimento em São Domingos seguiu sob a liderança de Toussaint Louverture até 1802. Pouco 
antes, em 1801, sob o comando de Napoleão Bonaparte, foi enviada uma expedição para São Domingos para 
controlar a situação e restabelecer o sistema escravista que havia sido abolido em 1794. 
As tropas francesas foram lideradas por Charles Leclerc, que, além de ter retomado o controle sobre a 
situação em São Domingos, também conseguiu aprisionar Toussaint Louverture. O líder haitiano foi enviado 
para a França em 1802 e permaneceu em uma prisão até a sua morte em 1803. Toussaint Louverture foi 
vítima de má nutrição e tuberculose. 
Com a prisão e morte de Toussaint Louverture, a liderança da Revolução Haitiana foi ocupada por 
Jean-Jacques Dessalines, que reiniciou a luta contra os franceses e derrotou-os de maneira definitiva em 
novembro de 1803. Pouco tempo depois, em 1º de janeiro de 1804, foi declarada a independência de São 
Domingos. 
Após a declaração de independência, Jean-Jacques Dessalines escolheu o nome de Haiti para o novo 
país que havia surgido. O nome foi escolhido em homenagem às populações indígenas que habitavam a 
região antes da chegada dos europeus. O governo do Haiti foi ocupado pelo próprio Dessalines. Após a 
independência, o Haiti tornou-se o único país das Américas que conquistou sua independência a partir de 
uma rebelião de escravos. 
Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/historia-america/revolucao-haitiana.htm> Acesso em 15 de maio de 2020. 
 
01. A Revolução Haitiana foi realizada pelos escravos explorados pelos franceses na colônia de São 
Domingos. Um dos grandes nomes da Revolução Haitiana liderou tropas na luta contra os franceses, sendo 
capturado e enviado para a França, local onde morreu vítima de má nutrição e tuberculose. Estamos 
falando de 
 
a) ( ) Charles Leclerc 
b) ( ) Maximilien de Robespierre 
c) ( )Toussaint Louverture 
d) ( ) Dutty Boukman 
 
02. Após o sucesso da Revolução Haitiana e declaração de independência Haitiana o novo país surgido 
passou a ser liderado por 
 
a) ( )François Mackandal 
b) ( )Dutty Boukman 
c) ( )Toussaint Louverture 
d) ( ) Jean-Jacques Dessalines 
 
03. Descreva o que foi a Revolução Haitiana e qual sua importância? 
 
04. Qual era o nome do Haiti antes da Revolução e da declaração da independência? 
 
05. Os escravos e os negros libertos da região, que promoveram a Revolução haitiana foram fortemente 
influenciados por acontecimentos no continente europeu. Qual o principal acontecimento que gerou 
essa influência? 
a) ( ) Revolução Russa 
b) ( ) Revolução Francesa 
c) ( ) Revolução Industrial 
d) ( ) Revolução Gloriosa 
 
 06. Identifique quem era os protagonistas e quais eram as principais reivindicações desta da Revolução 
Haitiana. 
L?NGUA INGLESA/Atividade 8- 8? ING -Friendship Future will and going to - Professor.docx
		8º ANO
		
		LÍNGUA INGLESA
		
		ATIVIDADE 8
		Tema: Friendship / Future: will and going to
		Habilidades essenciais: (EF08LI03-A) Ampliar o repertório lexical para construir significados nos textos orais referentes aos sonhos
e projetos familiares sobre o futuro, identificando as partes, o assunto principal e as informações relevantes de textos orais, para inferir significados; (EF08LI05-A) Relacionar as partes verbais e não verbais de um texto para compreender as informações implícitas ou explícitas e inferir significados para construir interações discursivas relacionados aos sonhos e projetos familiares sobre o futuro; (EF08LI11-A) Produzir textos, comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogs, com o uso de estratégias de escrita, como planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final, para apontar sonhos e projetos familiares sobre o futuro; (EF08LI14-A) Conhecer e distinguir as formas verbais do futuro para construir frases, textos orais e/ou escritos que expressem planos e expectativas e que façam previsões. 
		NOME: 
		UNIDADE ESCOLAR:
Disponível em: https://missabels.wordpress.com/grammar/future-will-or-going-to/ Acesso em 20 de abr. de 2020
1. Answer these questions and then ask your friends. Take notes in the following chart. (Responda essas perguntas e depois pergunte a seus amigos. Faça as anotações na tabela a seguir.)
		
		Your answer
		Your friend’s answer
		Your friend’s answer
		What will you do if you have time?
		
		
		
		Do you think people will live on Mars in 50 years?
		
		
		
		Are you going to play sports more often next month?
		
		
		
		What are you going to do next week?
		
		
		
Disponível em: https://fborfw.com/strip_fix/books/in-the-beginning-there-was-chaos/page/46/Acesso em 13 de maio de 2020
2. Ao lermos os dois primeiros quadrinhos da tirinha, podemos inferir pelo discurso do pai de Michael que ele deseja que Michael faça algo. Identifique esse desejo e a expressão / frase que te justifica a sua resposta.
3. Read the sentence from last picture of the comic strip and answer the questions below in English. (Leia a frase do último quadrinho da tirinha e responda as perguntas a seguir em inglês.)
Then I think I’ll stay seven forever.
a) Is Michael talking about an instant decision, a prediction (no evidence) or an offer?
b) What is the auxiliary verb that expresses future?
4. Leia as frases a seguir e identifique a intencionalidade do autor ao usar o WILL ou o GOING TO, ou seja, fale se é um PLANO, uma PREDIÇÃO COM / SEM EVIDÊNCIA, uma DECISÃO MOMENTÂNEA ou um OFERECIMENTO.
a) “I think that the oil price WILL DECREASE very soon.”
b) “IT’S GOING TO RAIN. Look at the sky! There are lots of clouds and it is very dark!”
c) “It is very cold. I WILL GET a jacket.”
d) “Don’t worry. I WILL HELP you with the exercises.”
e) “My daughter IS GOING TO BECOME a doctor. She has already decided.”
Now, let’s read another text and answer the questions about it. (Agora, vamos ler outro texto e responder as perguntas sobre ele.)
Disponível em: https://www.poemhunter.com/poem/friendship-92/Acesso em 13 de maio de 2020
5. Ao analisarmos o texto e seus elementos constitutivos, podemos classificá-lo como
a) ( ) carta ao leitor, visto que é um tipo de carta veiculada a um jornal em que o leitor apresenta a sua opinião.
b) ( ) poema, pois apresenta versos, estrofes, rimas e ritmo e o eu lírico expressa seus sentimentos.
c) ( ) conto, pois possui os elementos da narrativa como os personagens, narrador, enredo, espaço e tempo.
d) ( ) anúncio publicitário, visto que busca persuadir o leitor a vender produtos desse estabelecimento.
6. Ao analisarmos os textos, é comum encontrarmos as figuras de linguagem como metáfora, antítese, eufemismo, hipérbole, dentre outras. Nesse texto, encontramos a antítese que consiste no uso de palavras ou expressões com sentidos opostos, que contrastam entre si, como pode ser observado no seguinte trecho
a) ( ) “And a LIGHT to guide us to
 The safety from the DARK”
b) ( ) “many of us WOULD
 JUST shrivel up and die.”
c) ( ) “for friendship BRINGS a wealth
 Much MORE than anything money can buy,”
d) ( ) “A light of HOPE and reason,
 And a LIGHT to guide us to”
 Respostas Comentadas: 
Nessa aula, você, professor(a), pode explicar aos estudantes sobre a presença das figuras de linguagem nos textos escritos em Língua Inglesa e que eles podem observar a intencionalidade do autor do texto ao usar determinada figura de linguagem.
Sugestão de links sobre Figuras de linguagem:
https://englishlive.ef.com/pt-br/blog/gramatica-em-ingles-similes-e-metaforas/
https://mainenglish.com/pt/blog/figuras-de-linguagem-em-ingles/
1. O objetivo desse exercício é que os alunos respondam as perguntas, entrevistem seus colegas e anotem as respostas de seus colegas. Nesse momento, professor(a), você pode estimulá-los a dar respostas completas e a entrevistar vários colegas.
Respostas possíveis:
I will visit my friends.
Yes, I do. / No, I don’t.
Yes, I am. / No, I am not.
I am going to ride a bike.
 A leitura da Comic strip permite a resolução dos exercícios 2 e 3. Reforce com os estudantes o uso das estratégias de leitura, principalmente, a leitura de elementos não verbais. Converse com eles sobre a importância do tema abordado na Comic Strip. Eles podem produzir tirinhas como atividade de produção textual.
2. O pai de Michael deseja que ele faça as tarefas com muita dedicação, pois assim ele estará preparado para assumir as responsabilidades da vida adulta. Podemos reconhecer esse desejo na sua fala no segundo quadrinho: “This is more than homework! – This is gearing you for the responsible life of an adult.”
3. a) Michael is talking about a prediction (no evidence).
b) The auxiliary verb that expresses future is WILL (I’ll – forma abreviada de I WILL).
4. Esse exercício tem como objetivo uma reflexão sobre o uso do Will e Going to.
a) Predição sem evidência.
b) Predição com evidência.
c) Decisão momentânea.
d) Oferecimento.
e) Plano.
A leitura do poema Friendship permitirá aos estudantes uma reflexão sobre o valor da amizade. Ao lerem o poema, eles podem se aprimorar o vocabulário e discutir sobre a presença de figuras de linguagem nos poemas em Língua Inglesa. Como sugestão, você pode pedir que eles pesquisem outros poemas sobre o tema, identificando outras figuras de linguagem. 
5. Alternativa B.
6. Alternativa A: Antítese: “And a LIGHT to guide us to
 The safety from the DARK”
As palavras opostas são LIGHT # DARK
L?NGUA INGLESA/Atividade 8- 8? ING -Friendship Future will and going to.pdf
 
 
 
 
Disponível em: https://missabels.wordpress.com/grammar/future-will-or-going-to/ Acesso em 20 de abr. de 2020 
 
 
1. Answer these questions and then ask your friends. Take notes in the following chart. (Responda essas 
perguntas e depois pergunte a seus amigos. Faça as anotações na tabela a seguir.) 
 
 Your answer Your friend’s answer Your friend’s answer 
What will you do if you have time? 
Do you think people will live on 
Mars in 50 years? 
 
8º ANO 
 LÍNGUA INGLESA 
ATIVIDADE 8 
Tema: Friendship / Future: will and going to 
NOME: 
UNIDADE ESCOLAR: 
Are you going to play sports more 
often next month? 
 
What are you going to do next 
week? 
 
 
 
 
 
Disponível em: https://fborfw.com/strip_fix/books/in-the-beginning-there-was-chaos/page/46/Acesso em 13 de maio de 2020 
 
 
2. Ao lermos os dois primeiros quadrinhos da tirinha, podemos inferir pelo discurso do pai de Michael que ele 
deseja que Michael faça algo. Identifique esse desejo e a expressão / frase que te justifica a sua resposta. 
 
 
3. Read the sentence from last picture of the comic strip and answer the questions below in English. (Leia a 
frase do último quadrinho da tirinha e responda as perguntas a seguir em inglês.) 
 
Then I think I’ll stay seven forever. 
 
a) Is Michael talking about an instant decision, a prediction (no evidence)
or an offer? 
 
b) What is the auxiliary verb that expresses future? 
 
 
4. Leia as frases a seguir e identifique a intencionalidade do autor ao usar o WILL ou o GOING TO, ou seja, 
fale se é um PLANO, uma PREDIÇÃO COM / SEM EVIDÊNCIA, uma DECISÃO MOMENTÂNEA 
ou um OFERECIMENTO. 
 
a) “I think that the oil price WILL DECREASE very soon.” 
b) “IT’S GOING TO RAIN. Look at the sky! There are lots of clouds and it is very dark!” 
c) “It is very cold. I WILL GET a jacket.” 
d) “Don’t worry. I WILL HELP you with the exercises.” 
e) “My daughter IS GOING TO BECOME a doctor. She has already decided.” 
 
 
 
 
Now, let’s read another text and answer the questions about it. (Agora, vamos ler outro texto e responder 
as perguntas sobre ele.) 
 
 
Disponível em: https://www.poemhunter.com/poem/friendship-92/Acesso em 13 de maio de 2020 
 
5. Ao analisarmos o texto e seus elementos constitutivos, podemos classificá-lo como 
 
a) ( ) carta ao leitor, visto que é um tipo de carta veiculada a um jornal em que o leitor apresenta a sua 
opinião. 
b) ( ) poema, pois apresenta versos, estrofes, rimas e ritmo e o eu lírico expressa seus sentimentos. 
c) ( ) conto, pois possui os elementos da narrativa como os personagens, narrador, enredo, espaço e tempo. 
d) ( ) anúncio publicitário, visto que busca persuadir o leitor a vender produtos desse estabelecimento. 
 
6. Ao analisarmos os textos, é comum encontrarmos as figuras de linguagem como metáfora, antítese, 
eufemismo, hipérbole, dentre outras. Nesse texto, encontramos a antítese que consiste no uso de palavras ou 
expressões com sentidos opostos, que contrastam entre si, como pode ser observado no seguinte trecho 
 
a) ( ) “And a LIGHT to guide us to 
 The safety from the DARK” 
b) ( ) “many of us WOULD 
 JUST shrivel up and die.” 
c) ( ) “for friendship BRINGS a wealth 
 Much MORE than anything money can buy,” 
d) ( ) “A light of HOPE and reason, 
 And a LIGHT to guide us to” 
L?NGUA PORTUGUESA/Atividade 8- 8? ano- LP- Artigo de Opini?o- Professor.docx
		8º ANO
		
		LÍNGUA PORTUGUESA
		
		ATIVIDADE 8
		Tema: Artigo de Opinião
		(EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos. (EF89LP03-A) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, comentários, posts de blogs e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.). (EF89LP03-B) Posicionar-se, de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos. EF08LP04) Utilizar, ao produzir textos do Campo Jornalístico-Midiático, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominais e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.
		NOME: 
		UNIDADE ESCOLAR:
RETOMANDO O ARTIGO DE OPINIÃO
O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao tipo argumentativo e tem como intencionalidade apresentar o ponto de vista do(a) articulista, locutor(a) do texto, acerca de algum assunto relevante socialmente. Circula, em especial, em jornais, revistas e sites da internet, e pode tratar de temas polêmicos, em que são apresentados fatos, dados estatísticos e discursos de autoridade para fundamentar a tese apresentada.
O artigo de opinião visa a defesa de uma ideia e, para isso, é necessária a construção de uma tese sustentada por argumentos que podem gerar uma conclusão a respeito do assunto. Considerando as características dos veículos de publicação, o artigo de opinião é um texto geralmente curto, com linguagem direta, objetiva, simples e harmônica. A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes de regiões completamente distintas — como é o caso dos artigos publicados em jornais de alcance nacional no Brasil.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm Acesso: 12, abr. 2021. (Adaptado)
Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/artigo-opiniao-.html Acesso: 12, abr. 2021. (Adaptado)
Principais características de um artigo de opinião
• O uso da argumentação e persuasão;
• Os textos escritos na primeira e terceira pessoa;
• Normalmente os textos são assinados pelo autor;
• São textos veiculados nos meios de comunicação: rádio, TV, revista;
• Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;
• A maioria dos seus temas é da atualidade;
• Possuem títulos polêmicos e provocativos;
• O verbo aparece no presente e no imperativo.
Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/artigo-de-opiniao Acesso: 12,abr. 2021
Estrutura de um artigo de opinião
Embora cada autor possa demonstrar o seu estilo de escrita, sobretudo aqueles mais consagrados, minimamente é possível reconhecer alguns elementos composicionais:
1. Introdução — contextualização e/ou apresentação da questão que está sendo discutida.
2. Desenvolvimento — explicitação do posicionamento adotado com a utilização de argumentos e de contra-argumentos; apresentação de dados, informações e discurso de autoridade.
3. Conclusão — ênfase/retomada da tese e/ou proposta de intervenção social.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm Acesso: 12, abr. 2021. (Adaptado)
 Leia o texto a seguir para resolver as atividades propostas
Texto 1 - Treino curto e com máxima intensidade leva a maior gasto de calorias após exercício
Pesquisadores compararam três protocolos de exercícios. Resultados mostraram o quanto cada um deles eleva o gasto calórico após o fim do treino e pode ser útil a profissionais de educação física. 
O gasto calórico total promovido pela prática de um exercício físico não está limitado ao período de sua execução, podendo se estender por horas após a atividade. Um dos elementos que influenciam a quantidade de calorias gasta após o exercício físico é o tipo de protocolo adotado pelo praticante. Uma revisão sistemática sobre o tema foi publicada na revista Obesity Reviews. Ao compararem três tipos de protocolo, pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP mostraram que o sprint interval training (SIT) – que propõe a máxima intensidade em um curto período, como correr durante 20-30 segundos na maior velocidade e pela maior distância possível -, foi o que apresentou o maior consumo energético após o exercício.
A comparação incluiu dois outros protocolos: o exercício contínuo, realizado em baixa ou moderada intensidade, de modo que o praticante consiga sustentar o ritmo sem interrupção; e o exercício intervalado (HIIE), em que é adotada uma alta intensidade, com períodos de pausa. A diferença entre os três está na relação entre intensidade e duração do exercício. Essas diferenças geram respostas fisiológicas distintas para atender à demanda energética da atividade. Esses protocolos são compostos predominantemente de exercícios aeróbios, com importante contribuição das vias anaeróbias no HIIE e SIT.
Mais do que dizer qual protocolo eleva mais ou menos a quantidade de quilocalorias gastas após o exercício, a revisão fornece números, ou seja, o quanto cada protocolo pode elevar esse gasto.
“Isso é importante para ajudar profissionais de educação física a entenderem o quanto esses protocolos vão gerar de gasto energético após o exercício”, aponta o professor Emerson Franchini, coordenador do estudo.
O gasto calórico se estende por horas após a atividade porque o organismo mantém o metabolismo acelerado, procurando restabelecer o equilíbrio corporal após o esforço. Para isso, diversos ajustes fisiológicos são realizados como forma de repor os estoques de glicogênio muscular, regular a temperatura corporal, remover metabólitos, entre outros.
Analisando 22 artigos científicos sobre o assunto, os pesquisadores compararam o gasto
energético prolongado por meio da medida do excesso de consumo de oxigênio pós-exercício (Epoc). Essa medida é uma das principais variáveis utilizadas para estimar o gasto energético acima daquele de repouso, em decorrência da realização de esforço prévio.
De acordo com a revisão, o sprint interval training (SIT) é o protocolo que apresenta o maior consumo energético após o exercício, com gasto médio 137,5% maior que o exercício contínuo nos estudos que mediram o Epoc até três horas após a atividade. Já o HIIE apresentou gasto energético 37,5% maior que o contínuo em até três horas. Outra importante conclusão é que o exercício intervalado eleva mais o gasto calórico que o contínuo de intensidade moderada.
O professor Emerson Franchini ressalta que isso não quer dizer, necessariamente, que o SIT seja o melhor protocolo para quem busca o maior consumo energético total, pois se trata de um exercício de curta duração. A melhor prescrição de exercício deve levar em conta também o gasto calórico durante a sessão.
“A combinação de diferentes estratégias pode ser interessante para aumentar o gasto calórico, além de proporcionar maior variação de estímulos, o que poderia, potencialmente, aumentar a aderência ao programa de exercícios”, elucida.
 
Da Seção de Relações Institucionais e Comunicação / Escola de Educação Física e Esporte - Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/treino-curto-e-com-maxima-intensidade-leva-a-maior-gasto-de-calorias-apos-exercicio/ Acesso: 12, Abr. 2021.
ATIVIDADES 
		Cada texto possui uma função social, ele cumpre a um propósito específico de acordo com a intenção, para atender a uma necessidade comunicativa do locutor e do interlocutor. Nesse sentido, responda:
1. Qual a finalidade desse texto? 
2. Sabe-se que o assunto de um texto é mais generalizado, tem um significado mais amplo, mais geral, pode ser desdobrado em diversos temas. Nesse sentido, qual é o assunto abordado nesse artigo de opinião? 
3. Sabendo que o tema de um texto é um recorte do assunto, qual é o tema abordado nesse texto? 
4. Para qual público-alvo o texto foi destinado?
 
5. Observe a linguagem utilizada. Que variedade linguística foi empregada? 
6. Qual é a ideia principal defendida no texto? 
 7. Quanto às ideias abordadas no texto, apenas uma alternativa apresenta uma ideia falsa, identifique-a 
 ( ) [...] o sprint interval training (SIT) – que propõe a máxima intensidade em um curto período, foi o que apresentou o menor consumo energético após o exercício.
a) ( ) [...] Um dos elementos que influenciam a quantidade de calorias gasta após o exercício físico é o tipo de protocolo adotado pelo praticante. 
b) ( ) [...]O gasto calórico total promovido pela prática de um exercício físico não está limitado ao período de sua execução.
c) ( ) [...]Outra importante conclusão é que o exercício intervalado eleva mais o gasto calórico que o contínuo de intensidade moderada.
8. Os pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP compararam três protocolos de exercícios, nos estudos realizados. Cite-os. 
9. De acordo com os estudos e argumentos apresentados, qual dos protocolos apresentou o maior consumo energético após o exercício?
10. Você acha que os estudos realizados pelos pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP sobres esses três protocolos de exercícios tem relevância social. Por quê?
[...] “O professor Emerson Franchini ressalta que isso não quer dizer, necessariamente, que o SIT seja o melhor protocolo para quem busca o maior consumo energético total, pois se trata de um exercício de curta duração.” [...] 
11. A oração terá o sentido alterado se a conjunção destacada for substituída por 
a) ( ) porque.
b) ( ) mas.
c) ( ) já que.
d) ( ) visto que.
12. No trecho, “Essas diferenças geram respostas fisiológicas distintas para atender à demanda energética da atividade”, a palavra destacada, nesse fragmento do texto, evidencia a ideia de
a) ( ) continuidade, pois acrescenta algo ao texto, relacionado com o que anteriormente foi apresentado.
b) ( ) oposição,  pois apresenta uma ideia oposto no período.
c) ( ) finalidade, pois tem o propósito de apresentar um objetivo.
d) ( ) tempo, pois situa o leitor na sucessão dos acontecimentos.  
13. No trecho, “Mais do que dizer qual protocolo eleva mais ou menos a quantidade de quilocalorias gastas após o exercício, a revisão fornece números, ou seja, o quanto cada protocolo pode elevar esse gasto”, a vírgula, no fragmento destacado, exerce a função de
a) ( ) fornecer uma explicação.
b) ( ) inserir expressões intercaladas.
c) ( ) separar um aposto na oração.
d) ( ) separar um vocativo na oração. 
14. “Isso é importante para ajudar profissionais de educação física a entenderem o quanto esses protocolos vão gerar de gasto energético após o exercício”, aponta o professor Emerson Franchini, coordenador do estudo. Levando em consideração que os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) se unem aos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) para indicar a forma como ocorrem as ações, estados ou fenômenos expressados pelo verbo. 
Assinale a alternativa que demonstra o modo e o tempo verbal da palavra “é”, destacada no fragmento acima.
a) ( ) no presente do modo imperativo, pois a ação se passa no presente do imperativo e exprime ordens, pedidos. 
b) ( ) no presente do modo indicativo, pois a ação se passa no presente e exprime fatos, certezas.
c) ( ) no presente do modo subjuntivo, pois a ação se passa no presente e exprime desejos, possibilidades, dúvidas.
d) (   ) no pretérito do modo indicativo, pois a ação se passa no passado e exprime fatos, certezas.
Agora é a sua vez de escreveu um artigo de opinião. Vamos lá? O assunto é “Atividades esportivas”. O Tema é você quem irá delimitar e fazer o recorte. 
Sugestão: A importância das atividades físicas para a saúde mental do adolescente.
Dicas importantes antes de iniciar a sua escrita:
· Leia vários pontos de vista sobre o assunto que será escrito e anote os argumentos que embasem sua opinião. Esses argumentos poderão ser úteis no desenvolvimento do seu ponto de vista. 
· Após anotar os principais argumentos escolha alguns para fundamentar sua ideia principal e desenvolvê-la.
· O título deve ser convidativo para que o leitor continue a leitura. 
· Os parágrafos iniciais de um artigo de opinião costumam ser reservados para apresentar o assunto abordado e, além disso, o ponto de vista defendido pelo autor, também chamado de tese. 
· Construa uma tese clara e objetiva. 
· Uma vez que a tese é apresentada na introdução, apresente argumentos que comprovem o ponto de vista do texto. Os argumentos são apresentados no desenvolvimento do texto.
· Na finalização do texto de opinião retome o que foi exposto e confirme a ideia principal, se possível trazendo a citação de algum escritor ou alguma pessoa importante da área que esteja relacionada ao assunto abordado.
· Ao terminar seu artigo de opinião, releia atentamente, prestando atenção em seu posicionamento: se ele foi desenvolvido de forma clara e se está bem embasado. Verifique se a linguagem está adequada ao gênero, se o texto tem um título convidativo e se você argumentou o suficiente. Observe se não há inadequações da Língua Portuguesa (erros de ortografia, concordância, regência, etc.). Se necessário reescreva seu texto corrigindo-o.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm Acesso: 12, abr. 2021. (Adaptado)
Respostas comentadas:
1. Espera-se que o estudante compreenda que o texto tem como objetivo apresentar um posicionamento sobre o assunto abordado.
2. Espera-se que o estudante compreenda que o assunto é a generalização do que foi abordado no texto, ou seja, “exercício físico e gastos calóricos”.
3. Espera-se que o estudante compreenda que tema é a especificação, ou seja, o desdobramento do assunto. No caso desse artigo de opinião, o tema é “ Intensidade de

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando