Buscar

Discuta a Lei de Stokes para a viscosidade

Prévia do material em texto

1) Discuta a Lei de Stokes para a viscosidade, aborde a validade desta lei.
A viscosidade está associdada com o regime de escoamento de um fluido. Assim, quando o fluido tem dificuldade em escoar, ele escoa lentamento, sendo ele viscoso. A viscosidade é alta. Se ele escoa rapidamente, tem baixa viscosidade relativa, um exemplo é a água, já a do óleo é maior que o da água.
Para determinar a viscosidade cinemática, você precisa determinar a densidade dinamica. Isso ocorre por meio da Lei de Stokes. Quando você tem uma esfera abandona na superfice da clicerina. A esfera desse (cai), na clicesrina existem resistências, se fosse água, teria uma resistencias menor. Quando se troca os fluidos, as resistências são diferentes. E a força de resistência é o que está associda a viscosidade. Estando ela assosidade a estrutura moleculares, propriedades da substancias, estruturas intremoleculares, massa molar. Se a glicerina estiver pura, consegue-se determinar a viscosidade, por meio de um numero associdado uma substania pura. 
Assim precisa-se compreender quais as forças atua sobre o corpo quando está caindo, como a foça peso, a força de resistência que é menor que a foroça peso, também tem o empuxo.
O empuxo, é baseado no princípuo de Arquimendes, que diz se a pessoa tem um fluido qualquer dentro de um recipiente qualquer, você aplica uma força (empuxo), na direção vertical, no sentido de baixo para cima. O empuxo nesse caso é igual ao peso do fluido deslocado.
E= p (fluido deslocado)
E = p*g
E= m*g
E= p *v* m* (Intensidade do empuxo)
Assim temos uma força de resistenica dentro do liquido que é calculada por:
F
O que mostra que quanto maior visicodiade maior resitentica a esfera vai ter a ocair no fluido.
Na lei de Stokes isso é trabalhando com fluidos, eferas diferentes. Assim chegou-se a uma constate 6π.
*
r- raio da esfera
v- velocidade de queda da esfera
n – coeficiente de viscodiade 
Assim, existem essas 3 forças.
P = p v g
I= p*v*g
 O movimento de um corpo nesse meio viscoso sofre influencia da ação de uma força viscosa, F v, que é proporcional À velocidade, v, o que é conhecido como e lei de Stokes. Quano a esfera tem velocidade baixa, Temos Fv= *. Nesse caso o raio ( r) da esfera e o coeficiente (n) de viscosidade do meio. Quando uma esfrea de densidade maior que a do liquido for solta na superfície do mesmo, instante incial a velocidade será zero. Quando a força resultade acelera a esfera de modo que a velocidade aumente. Logo, pode-se observar que a velocidade aumenta não- uniformemente com o tempo e atinge o valor limente, que ocorre quando a força resultade for nula a velocidade aumenta não- uniformemente com o temop atingirá um valor limente, o que acontece quando a força resultante for nula. Assim, mostra como as 3 forças atuam na esfera e a validade da lei de Stokes.
A Lei de Stokes é válida quanto temos partículas esféricas pequenas, em se deslocando em velocidade baixas. A condição para baixos números sugere um fluxo laminar, podendo dizer que é uma velocidade relativa entre a esfera e o meio, inferior a um certo valor crtíco. Sendo válida para regime laminar (escoamento laminar).
2) Justique a necessidade de utilizar o fator de correção no coeciente
 da viscosidade na Lei de Stokes no experimento de Millikan?
Como as partículas tem várias formas, o que pode influenciar nas propriedades, tal como o empacotamento, interação com fluidos, a fluidez, e poder de cobertura de pigmentos. A medição de tamanho de uma mesma partícula por diferentes técnicas pode alterar o valor obtido, por isso se aplica fatores de correção. É preciso transformar as medidas obtidas de uma técnica para outra e vice-versa. Também pode ser preciso uma análise em faixa granulométrica ampla, que abarque dois métodos experimentais. É normal que se faça uma varredura com sobreposição parcial, sendo possível compatibilizar as duas curvas, em termos de concordância geométrica na região de transição dos métodos utilizados.

Continue navegando