Buscar

Atividade_Prática_Supply_Chain

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Cadeia de Suprimentos
Relatório de atividade prática
Prof. Me. Dayse Mendes
Aluno: Thiago Andrade Rangel RU: 1554469
Atividade prática Supply Chain
1. Descreva a organização que você escolheu para estudar apresentando, no mínimo: nome, setor de atuação (o que ela faz), onde atua (cidade, estado, país), histórico, porte e quais seus principais concorrentes. Use, para tanto, um parágrafo.
R: Fundada em 2011, na cidade de Itatiba/SP, a multinacional Stage Telecom tem foco na prorrogação da vida útil de redes de telecomunicações, tendo como estratégia central a contribuição com a redução de investimentos em infraestrutura (CapEx) e em operação e manutenção de redes (OpEx). Sua principal concorrente a Logictel está localizada no municipio de São Paulo.
2. Mapear a cadeia de suprimentos da empresa focal (a empresa que você escolheu para estudar) é fundamental para entende-la e geri-la. Para tanto, há necessidade de começar este mapeamento pela identificação de todas as empresas que fazem parte da cadeia de suprimentos. Faça o desenho do mapa (de acordo com a ilustração a seguir). Após o desenho, descreva o nome de cada fornecedor; o que fornece e qual seu nível de relação com a empresa estudada (1°, 2°, 3°, n° nível). Faça o mesmo procedimento quanto aos clientes. Caso tenha dificuldade em fazer o mapeamento da empresa como um todo, escolha um produto para fazer o mapeamento (não esqueça de comentar em sua resposta que decidiu por mapear um único produto e o porquê dessa escolha): Obs: O fornecedor de nível 1 é o fornecedor direto da empresa focal, o fornecedor de nível 2 é o fornecedor do fornecedor de nível 1, e assim sucessivamente. O mesmo raciocínio pode ser aplicado aos clientes.
R: O centro de reparo da Stage Telecom, realiza análise e reparo de placas eletrônicas pertencentes a equipamentos de telecomunicações. 
Resumindo a cadeia de suprimentos se define em apenas fornecedor nível 2 e fornecedor nível 1, a Stage acaba sendo o cliente final, pois os clientes da Stage não realiza a compra de componentes, mas sim compra o serviço de reparo.
3. É possível acontecer um gargalo na Cadeia de Suprimentos da empresa descrita por você? Justifique sua resposta: 
R: Pode ser que ocorra, pois dentro do processo há uma falha, o não mapeamento de riscos. A Stage possui processos bem definidos e por esse motivo se acomoda em não fazer o mapeamento, por menores que os riscos sejam deve existir um plano de ação para evitar que esse pequeno risco se torne uma grande ameaça. O plano de contingência pode ser utilizado tanto no supply chain quanto nos outros setores.
4. Dentre as ferramentas de TI existentes, cite quais são utilizadas na Cadeia de Suprimentos da empresa que você escolheu para estudar. Analise essas ferramentas e comente se você entende que elas são suficientes para uma gestão eficaz da Cadeia de Suprimentos da empresa, justificando sua resposta:
R: O C.A sistemas, aquiridido pela Stage Telecom é um sistema que abrange toda operação da empresa. Separado em blocos conforme setores que o utilizam, o C.A flexibiliza e unifica toda operação da empresa. O almoxarife fica conectado a produção, onde caso o técnico necessite de um componente, ele realiza a requisição de material via sistema, o almoxarife recebe o alerta de que há requisição em aberto, separa o material e o entrega assim que separado.
Por trabalhar com itens eletrônicos a Stage possui um estoque mínimo registrado no sistema que quando chega em seu limite é enviado mensagem ao setor de compras informando que há necessidade de compra do item que chegou a sua quantidade mínima no estoque, o setor de compras gera um relatório para verificar o consumo trimestral desse item e confirma a quantidade a ser comprada com gestor responsável pela produção.
Por tanto acredito que o sistema seja eficaz.

Outros materiais