Buscar

PARASITOLOGIA clinica atividade 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARASITOLOGIA CLÍNICA – UNIDADE IV – UNINGÁ
A preparação e coloração de esfregaços permanentes, pela coloração por hematoxilina férrica, é frequentemente utilizada para identificação de enteroprotozoários, graças à afinidade do corante para as estruturas nucleares. Sobre a preparação e coloração de esfregaços permanentes, pela coloração por hematoxilina férrica afirma-se que:
I – Esta técnica é indicada para pesquisa de trofozoítos no material diarreico ou disentérico e pesquisa de cistos em fezes pastosas ou moldadas.
II - Permitem um minucioso estudo da morfologia dos trofozoítos e cistos corados, com a objetiva de imersão (100x).
III – O Alúmen de ferro utilizado possui inicialmente ação mordente e posteriormente ação diferenciadora nas diferentes etapas do processo de coloração.
A resposta correta é: Todas as assertivas estão corretas.
Ameba intestinal que na forma cística, quando corada pela hematoxilina - férrica, apresenta as seguintes características: 10 a 30 µm de diâmetro, geralmente esféricos, apresentam de 1 a 8 núcleos, membrana nuclear grosseira com cariossoma irregular e excêntrico. Podem apresentar no citoplasma corpos cromatóides longos e finos.
A resposta correta é: Giardia duodenalis.
Assinale a seguir a alternativa que descreve as principais características de identificação das larvas rabditoides de Strongyloides stercoralis:
A resposta correta é: Vestíbulo bucal curto e primórdio genital grande e visível.
Com relação ao diagnóstico da leishmaniose tegumentar americana (LTA), assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: As formas amastigotas de Leishmania são encontradas parasitando células do sistema mononuclear fagocitário do hospedeiro vertebrado, principalmente macrófagos residentes na pele.
O exame parasitológico de fezes (EPF) tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais, por meio da pesquisa das diferentes formas evolutivas (ovos, larvas, trofozoítos, cistos, oocistos) que são eliminadas juntamente com as fezes do hospedeiro infectado. O EPF inicia-se com a avaliação macroscópica das fezes, seguida da análise microscópica. Dada as afirmativas abaixo:
I. A solução de iodo (lugol) é utilizada como uma coloração para destacar as estruturas internas de parasitas.
II. Quando as fezes são concentradas por meio da técnica de centrífugo-flutuação de Faust é utilizada, como líquido de elevada densidade, a solução de sulfato de zinco a 33% com densidade 1,18 g/mL.
III. A coloração hematoxilina-férrica é específica para pesquisa de helmintos. IV. Os trofozoítos formam cistos em amostras de fezes líquidas ou semiformadas, por isso devem ser rapidamente analisadas (dentro de 30 minutos).
A resposta correta é: Apenas a alternativa I e II estão corretas.
O Método da Fita adesiva ou de Graham é uma técnica especifica para a pesquisa de Enterobius vermicularis. Sobre o método da fita adesiva afirma-se que:
I – Este método é considerado padrão ouro para a pesquisa especifica de E. vermicularis, devido ao seu ciclo de vida peculiar, a maioria dos ovos deste parasito permanece aderida à mucosa e à pele da região perianal do indivíduo infectado.
II – A técnica é feita com o auxílio de uma fita adesiva, que é colocada em contato com a região perianal e transferida em seguida para uma lâmina de microscópio, que é analisada sistematicamente na objetiva de 10x.
III - A amostra deve ser coletada no laboratório, pela manhã, antes do paciente defecar ou banhar-se.
A resposta correta é: Todas as assertivas estão corretas.
O método de diagnóstico parasitológico de fezes que possibilita a quantificação de ovos por gramas de fezes (OPG) é:
A resposta correta é: Kato-Katz.
O método de diagnóstico parasitológico de fezes que utiliza o princípio da sedimentação espontânea é:
A resposta correta é: Hoffmann.
Sobre os métodos para pesquisa de larvas complete a frase: os métodos para pesquisa de larvas deverão ser realizados com ______________, formadas ou pastosas, preferencialmente coletadas no mesmo dia do exame. A viabilidade das larvas se tornam ________com a refrigeração, __________ a sensibilidade dos métodos. Estes métodos, pesquisam as larvas de helmintos por meio do ___________, associado à ação da gravidade. Assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: fezes frescas, menor, diminuindo, termo-hidrotropismo positivo.
Um diagnóstico clínico acurado das parasitoses intestinais é difícil de ser realizado, podendo ser confundido com outras doenças. Assim, é importante o diagnóstico laboratorial, pelo exame parasitológico de fezes (EPF), que permite a identificação do agente etiológico. Considerando a análise de amostra fecal para o diagnóstico parasitológico de parasitos intestinais, podemos afirmar:
I. O exame direto a fresco é um procedimento simples e eficiente para o estudo das fezes, permitindo observar as formas trofozoíticas vivas dos protozoários em fezes diarreicas conservadas em SAF (acetato de sódio, ácido acético e formol).
II. Método de Hoffmann, Pons & Janer ou Lutz (Sedimentação espontânea) é considerado um procedimento simples, indicado para pesquisa de ovos, larvas e cistos. Baseia-se no princípio da sedimentação em água por ação da gravidade.
III. Método de Willis (Flutuação em solução saturada de cloreto de sódio) fundamenta-se na dupla propriedade que alguns ovos de helmintos apresentam de flutuarem na superfície de uma solução de densidade elevada (solução saturada de cloreto de sódio) e de aderirem ao vidro.
IV. Método de Baermann modificada por Brug é indicado para a pesquisa de larvas de Strongyloides stercoralis e de Ancilostomídeos. No entanto, as larvas filarioides de Ancilostomídeos são geralmente as principais larvas encontradas nos espécimes fecais.
A resposta correta é: Apenas as alternativas II e III estão corretas.

Continue navegando