Buscar

Prova 3 formação integral saude

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 O Centro de Atenção Psicossocial, conhecido pela sigla CAPS, surgiu em 1987, no Estado de São Paulo. 
Com recursos federais e de caráter público, objetivou o atendimento de pessoas com saúde mental fragilizada,
 modelo que posteriormente foi seguido em todo o país, com intuito de promover a reabilitação psicossocial.
 Disserte sobre o Centro de Atenção Psicossocial.
2 O Movimento Preventivista tinha como ideal a prevenção do processo de doença através da interferência ao agente causador,
 da melhoria da higiene do ambiente e de outros fatores predisponentes, como: educação, promoção da saúde e mudanças de
 hábito. Assim, este movimento expandiu o paradigma microbiológico da doença para a população, associando a redução da
 doença para uma esfera de organização e higiene do espaço humano. Disserte sobre o Movimento Preventivista.
1 - Um dos sistemas nacional de vigilância epidemiológica no Brasil é o Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM. 
Esse sistema possui variáveis que permitem, a partir da causa mortis atestada pelo médico, construir indicadores e processar
 análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde. O Sistema de Informações sobre Mortalidade 
(SIM) é considerado uma importante ferramenta de gestão na área da saúde. Com relação ao SIM, classifique V para as sentenças
 verdadeiras e F para as falsas:
( ) É um dos mais antigos dos Sistema de Informações em saúde de abrangência nacional do Brasil, com modificações e aprimoramentos até hoje.
( ) A base de informações do SIM é a Declaração de Óbito (DO), que possui um modelo único padronizado para todo o país. Este modelo é o mesmo tanto para óbitos em geral quanto para óbitos fetais. Segundo a legislação brasileira, a DO deve ser preenchida por médicos e, nos casos de morte por causa não natural, por peritos legistas, após necropsia.
( ) Criado em 1979 e com as modificações, atualmente as secretarias municipais de saúde são as únicas que não têm controle sobre a distribuição das DO aos hospitais e médicos.
( ) Preenchida em três vias, desde 1994: - a primeira via (cor branca); - a segunda via (cor amarela) e a terceira via (cor rosa).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F.
B) V - F - V - V.
C) V - V - F - V. correta
D) V - F - F - F.
2-O programa de saúde da família o PSF foi criado pelo ministério da Saúde como uma estratégia que visa à reorientação do 
modelo assistencial, substituindo o modelo tradicional de assistência orientado para a cura de doenças e hospitalocêntrico,
 por um modelo cujas principais características são o enfoque sobre a família (PSF). Inicialmente, o PSF tinha como objetivo
 tornar-se um instrumento de reorganização do sistema de saúde nacional e da municipalização e sua implantação seria apenas
 em áreas de risco, assim o PSF, pela Portaria nº 648/06, passou a ser denominado Estratégia Saúde da Família (ESF). Assinale
 a alternativa CORRETA que apresenta o motivo desta alteração de nomenclatura:
A) Buscou transcender à lógica do grande número de programas horizontalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência sem criar compromisso e responsabilidade, mas partilhar os problemas entre os serviços de saúde e a população, favorecendo a consolidação do SUS.
B) Buscou transcender à lógica do grande número de programas verticalizados em uma tentativa de garantir a integralidade 
de assistência e a criação de vínculo de compromisso e responsabilidade, compartilhados entre os serviços de saúde e a 
população, favorecendo a consolidação do SUS. correta
C) Buscou transcender à lógica do grande número de programas verticalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência, sem a criação de vínculo de compromisso e responsabilidade e sem compartilhar os serviços de saúde com a população.
D) Buscou transcender à lógica do grande número de programas horizontalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência e a criação de vínculo de compromisso e responsabilidade, compartilhados entre os serviços de saúde e a população, desfavorecendo a consolidação do SUS.
3-Entre as estratégias de promoção à saúde estão inclusas várias ações de baixa complexidade, entre elas adentrar nas escolas e ensinar a importância do ato de escovar os dentes, conscientização do público tabagistas para o sua cessação e tratamento. Essas ações, que evoluíram em aspectos mais elaborados e de maior peso, resultaram na formulação da Política Nacional de Saúde Bucal e da Política Nacional de Controle do Tabagismo. Sobre as características dessas duas políticas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Política Nacional de Saúde Bucal.
II- Política Nacional de Controle do Tabagismo.
( ) Ações contínuas, objetivando incorporar, progressivamente, ações de promoção e proteção em saúde, como fluoretação das águas de abastecimento, aplicações tópicas de flúor, entre outros.
( ) Como um grande problema de saúde pública, devendo ser tratado como uma pandemia, com a incorporação de várias estratégias, sendo que uma dela é o aconselhamento telefônico.
( ) Cerca de cinco milhões de mortes (quatro milhões em homens e um milhão em mulheres) por ano em todo o mundo envolvendo na política ambos os sexos e indivíduos pertencentes a todas as faixas etárias e/ ou grupos e situações especiais.
( ) Parte integrante e inseparável da saúde geral do indivíduo e está diretamente relacionada às condições de alimentação, moradia, trabalho, renda, transporte, lazer, acesso aos serviços de saúde e à informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - II - I - I.
B) II - I - I - II.
C) I - II - II - I. correta
D) I - I - II - I.
4- O Ministério da Saúde enfatiza ações para fomentar a promoção, a proteção e a prevenção aos seus usuários. Para facilitar esse processo, estratégias de educação e comunicação foram criadas e utilizadas como instrumentos para melhorar a articulação e reflexão frente às principais necessidades dos indivíduos. Com relação aos processos de comunicação em saúde em seu caráter transversal, central e estratégico, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TEIXEIRA, J. A. C. Comunicação em saúde: relação técnicos de saúde-utentes. Análise psicológica, p. 615-620, 2004. Disponível em: <http://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/229/1/AP%2022%283%29%20615-620.pdf>. Acesso em: 5 abr. 2017.
A) Os processos de comunicação em saúde em seu caráter transversal, central e estratégico são estimulados, encorajados somente no período de graduação e especialização, entendendo que depois de formado não há necessidade para tal comunicação interpessoal.
B) Os processos de comunicação na área da saúde têm importância quanto ao seu caráter transversal,
 porque abordam diferentes áreas e contextos de saúde; central devido à relação dos técnicos de saúde 
conceder prestação dos cuidados de saúde aos usuários e estratégico pela satisfação dos usuários. correta
C) A comunicação em saúde tem caráter transversal, central e estratégico porque centralizam a comunicação numa mesma área.
D) A comunicação em saúde tem caráter transversal, central e estratégico porque preocupa-se única e exclusivamente em compreender as línguas estrangeiras.
5- A comunicação no âmbito da saúde está cada vez mais em discussão, na tentativa de obter um melhor entendido de como acontece na relação, entre o ponto de emissão (profissionais) e o receptor (indivíduo). Sobre a comunicação na relação interpessoal, assinale a alternativa CORRETA:
A) A comunicação existe em vários níveis, desde o individual até o coletivo. correto
B) A comunicação existe somente em nível coletivo.
C) A comunicação existe em vários níveis, no individual e sua relação com os meios de comunicação.
D) A comunicação existe somente em nível individual.
6- O Sistema de Informação de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) contribui como
um importante sistema, 
levando ao conhecimento da natureza e a magnitude dos problemas de nutrição, caracterizando grupos sociais de risco 
e assim gerar condições e subsídios para a formulação de políticas e estabelecimento de programas e intervenções. Assinale a alternativa CORRETA sobre as características que compõem o SISVAN:
FONTE: VENANCIO, S. I. et al. Sistema de vigilância alimentar e nutricional no Estado de São Paulo, Brasil: experiência da implementação e avaliação do estado nutricional de crianças. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., v. 7, n. 2, p. 213-220, 2007.
A) Auxilia programas de exercícios físicos, para quem não consegue o emagrecimento por meio do controle alimentar.
B) É um programa relacionado somente com o desmame precoce, auxiliando as mães com a incorporação de uma alimentação complementar adequada e assim melhorando os padrões de consumo alimentar nutricionais do bebê.
C) Embasadas decisões políticas no sentido de auxiliar no planejamento de programas relacionados com a desnutrição, mas não atua no alimentação do idoso.
D) A partir do SISVAN, são embasadas decisões políticas no sentido de auxiliar no planejamento, monitoramento e 
gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar nutricionais e da população.correta
7- O SUS segue os parâmetros e as estratégicas priorizadas pelo Ministério da Saúde em relação aos atendimentos. Dentre eles, existem níveis de agregação das ações de saúde de alta complexidade. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas. Diretrizes para a programação pactuada e integrada da assistência à saúde. Série B. Textos Básicos de Saúde v, 5, 2006.
A) A programação das internações para leitos complementares também seguem o CNES, de forma descendente por estarem
 concentradas em alguns polos, de acordo com a pactuação de cada região, sendo eles: (UTI adulto, UTI infantil, UTI neonatal,
 Unidade intermediária, Unidade intermediária neonatal, Unidade de isolamento).correta
B) Somente programa de procedimentos com finalidade diagnóstica, que compreende: Patologia clínica especializada: Exames para diagnóstico e acompanhamento das hepatites virais, entre outros exames; Radiodiagnóstico, entre outros.
C) A programação é ascendente, os municípios programam as internações da sua população e, se o caso doentio não for comtemplado no serviço de saúde do próprio município, será encaminhado para outros municípios que disponibilizem tal serviço.
D) A programação segue orientação de acordo com a distribuição de leitos do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) para os seguintes serviços: cardiologia; neurocirurgias; oncologia e trauma-ortopedia; as internações de alta complexidade são programadas sob a lógica descendente, definidas a partir de municípios que realizam o tipo específico de atendimento, mantendo conforme a regionalização.
8- O Plano Diretor Municipal (PDM) é um instrumento de planejamento e gestão de municípios e prefeituras. Está inserido no Estatuto das Cidades com a finalidade de orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. Assinale a alternativa CORRETA:
A) É um instrumento de planejamento e obrigatório em municípios com mais de 10 mil habitantes.
B) É uma lei elaborada e definida pelo Estado para reger os municípios, visando ao crescimento e à organização.
C) É um instrumento de planejamento e gestão dos municípios e prefeituras, de alta relevância para ambos, deve ser
 compatível com os regulamentos de ordem superior, a Constituição Federal, considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal 
e o Estatuto da Cidade. correta
D) Os únicos participantes na elaboração do PDM são o prefeito e o governador, para garantir a realidade e as expectativas quanto ao futuro.
9- A implementação e a concretização do SUS foi tardia, enfrentando várias dificuldades, como a desintegração das políticas e programas de saúde, a falta de gestão e do manejo social e a deficiência da sistematização. Com isso, as esferas dos governos iniciaram uma nova medida na tentativa de solucionar tais dificuldades com o Pacto pela Saúde, que tem como objetivo consolidar o SUS e possibilitar a equidade para a saúde brasileira. De acordo com o contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Entre as prioridades pactuadas definidas estão a diminuição da mortalidade infantil e materna, o controle das doenças emergentes e endemias, o controle do câncer de colo de útero e da mama, entre outras.
II- Os objetivos do Pacto pela Saúde foram divididos em três partes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e o Pacto da Gestão.
III- Um dos objetivos do Pacto pela Saúde foi implementar a centralização dos governos, com uma organização e uma gestão intersetorial.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I e III estão corretas.
B) As afirmativas I e II estão corretas. correta
C) As afirmativas II e III estão corretas.
D) Somente a afirmativa III está correta.
10- A partir da inquietação produzida pela reorganização setorial da saúde defendida por uma reforma com a população civil e seus líderes, sem influência de partidos, governo ou instituições internacionais, foi criado o Sistema Único de Saúde - SUS -, firmado na Constituição Federativa do Brasil em 1988, fundamentando o direito à saúde para todos, tendo o Estado o dever de promover tal direito (PAIM et al., 2011). Sobre a referida reforma, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PAIM, J. et al. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Publicado On-line, 9 de maio de 2011.
A) Reforma Financeira.
B) Reforma da Ditadura.
C) Reforma Sanitária. correta
D) Reforma Comunitária.
11- ENADE, 2010) De acordo com a Lei n.º 8 080/1990, o art. 33, § 1º, dos recursos financeiros do SUS, na esfera federal, originários da Seguridade Social e de outros orçamentos da União, são administrados pelo:
A) Conselho Nacional de Secretários da Saúde, por meio do Congresso Nacional.
B) Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional da Saúde.
C) Congresso Nacional, por meio do Fundo Nacional da Saúde.
D) Sistema Único de Saúde, por meio do Fundo Nacional da Saúde. correta
12- (ENADE, 2004) O Programa Saúde da Família (PSF) requer um trabalho interdisciplinar para lidar com a complexidade da saúde. Partindo dessa premissa, a equipe básica do programa pode ser constituída por:
I- Enfermeiro.
II- Auxiliares de enfermagem.
III- Médico.
IV- Agentes comunitários.
V- Assistente social.
Devem fazer parte efetivamente da equipe os profissionais indicados nos itens:
A) I e V.
B) II e V.
C) III, IV e V.
D) I, II, III e IV. correta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando