Buscar

Formação de empreendedores- atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Campina Grande
Disciplina: Formação de empreendedores Período: 2020.2e Turma: 02
Docente: Sídia Almeida Curso: Engenharia de Alimentos
Discentes: Ana Luiza da Costa Souza
Eduarda Monteiro Cavalcante 
Gabriel Wilham Braga Diniz 
Janaína Maria de Lima
Viviane Mary Patrício de Sousa
Atividade 2 
1) Por que estudar empreendedorismo? Qual a motivação que leva as pessoas a discutirem o assunto?
Estudar empreendedorismo com a finalidade de se preparar e ter o conhecimento necessário para começar um novo negócio, criar um novo produto, ou simplesmente organizar a vida cotidiana, a partir de análises fundamentadas e planejamento, minimizando, assim, os riscos de fracasso. Nos dias atuais, cresceu bastante o interesse das pessoas em torno do assunto, visando não só um aproveitamento de oportunidades, mas principalmente uma forma de ganhar a vida ou complementar a renda familiar, tendo em vista a escassez de empregos.
2) O que é empreendedorismo? O que é ser empreendedor? Dê um exemplo de um empreendedor que você conhece. Por que você considera essa pessoa empreendedora? Das características do empreendedor listadas no texto, quais essa pessoa possui?
Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades, as quais, por sua vez, levam à criação de negócios de sucesso quando implantadas corretamente. O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.
Como exemplo de uma empreendedora conhecida, temos a nossa colega Viviane Mary, que, juntamente com sua irmã, tem um negócio de confecção artesanal de doces e cestas. Ambas podem ser consideradas empreendedoras, pois têm paixão pelo que fazem e dedicação em tornar uma oportunidade em sucesso, vão em busca de novas ideias e fazem-nas acontecer, sempre com o pensamento positivo.
3) Qual a importância da inovação no processo empreendedor? Você acha que a criatividade pode influenciar o processo de inovação? Por quê?
O papel da inovação no empreendedorismo tem crescido cada vez mais, sendo essencial não apenas para impedir que a empresa vá à falência ou deixe de gerar lucros, mas também para impulsionar o real crescimento e sucesso de um negócio. A inovação também está muito relacionada com o poder de adaptação de um negócio frente a um novo cenário socioeconômico.
A criatividade é o passo anterior à inovação, e pode ser definida como o processo de geração de ideias originais com valor. A inovação, por sua vez, é responsável por colocar essas ideias em prática, gerando novos produtos, melhorando processos, ou criando novos modelos de negócio que levam ofertas de valor ao mercado com sucesso. Mas, para que isso ocorra, é preciso um ambiente e cultura que incentivem a criatividade, sem condenar o erro, o qual faz parte do processo de aprendizado.
4) Cite e explique os fatores que influenciam o Processo Empreendedor, de acordo com Moore (1986). Em seguida, enumere e detalhe as etapas do processo empreendedor
De acordo com Moore, existem quatro fatores que influenciam o processo empreendedor:
Fatores pessoais: influenciam quando uma pessoa não está satisfeita no seu trabalho atual e procura uma área nova para atuar que possibilite aplicar suas ideias. Mesmo sabendo que isso é um risco, o empreendedor está disposto a assumir em nome de sua realização pessoal e profissional.
Fatores sociológicos: impactam ambiguamente nas relações e relacionamentos que a pessoa está tendo antes, durante e depois de empreender. São aqueles ligados à família, networking, admiração por profissionais de sucesso e influência dos pais.
Fatores ambientais: irão pré-determinar o cenário do negócio e onde ele será inserido, ou seja, são as oportunidades, clientes e políticas públicas que podem direcionar o nicho de mercado.
Fatores organizacionais: atuam diretamente no início do processo de empreendedorismo, pois são eles que impulsionam o empreendedor a identificar a oportunidade do negócio, como, por exemplo, a cultura que o indivíduo pratica, estratégias de negócio, planos de ação a serem desenvolvidos, e estruturas que darão base ao negócio.
As etapas do processo empreendedor consistem em:
Identificar e avaliar a oportunidade: essa é a fase mais difícil, pois o conhecimento, a percepção e o feeling do empreendedor tornam-se fundamentos essenciais desse processo. Enquanto muitos dizem que isso ocorre por sorte, tantos outros afirmam que sorte é o encontro da competência com a oportunidade.
Desenvolver o plano de negócios: essa é, talvez, a fase mais trabalhosa para os empreendedores de primeira viagem, pois envolve conceitos que devem ser entendidos e expressos de forma escrita, em poucas páginas, dando forma a um documento que sintetize toda a essência da empresa, sua estratégia de negócio, seu mercado e competidores, como vai gerar receitas, dentre outros aspectos.
Determinar e captar os recursos necessários: essa fase é consequência do que foi feito e planejado no plano de negócios, podendo a captação de recursos ser feita de diferentes formas e por meio de várias fontes distintas.
Gerenciar a empresa criada: essa parece ser a parte mais fácil, mas não é bem assim, pois é na hora de colocar as ações em prática que começam a surgir os problemas, e o estilo de gestão do empreendedor fará toda a diferença. Ele deve reconhecer suas limitações e saber, antes de qualquer coisa, recrutar uma excelente equipe de profissionais para ajudá-lo a gerenciar a empresa, implementando ações que visem minimizar os problemas, e identificando o que é prioridade e o que é crítico para o sucesso do empreendimento.
5) Leia o Capítulo 2 do livro “Empreendedorismo na Prática” e tente identificar mais informações sobre outros tipos de empreendedores. Há pelo menos 8 tipos de empreendedores citados como possíveis (maneiras de classificar um empreendedor). Cite pelo menos um exemplo para cada um dos 8 tipos. O que os diferencia? O que eles têm em comum?
Empreendedor nato: Geralmente são os mais conhecidos e aclamados. Suas histórias são brilhantes e, muitas vezes, começaram do nada e criam grandes impérios. Exemplo: Andrew Carnegie.
Empreendedor inesperado: Este tipo de empreendedor tem sido muito comum. É normalmente uma pessoa que, quando menos esperava, se deparou com uma oportunidade de negócio e tomou a decisão de mudar o que fazia na vida para se dedicar ao negócio próprio. exemplo: Kazunori
Empreendedor serial: O empreendedor serial é aquele apaixonado não apenas pelas empresas que cria, mas principalmente pelo ato de empreender. É uma pessoa que não se contenta em criar um negócio e ficar à frente dele até que se torne uma grande corporação. Exemplo: Flávio Augusto da silva- dono da Orlando city
Empreendedor coorporativo: O empreendedor corporativo tem ficado mais em evidência nos últimos anos, devido à necessidade das grandes organizações de se renovar, inovar e criar novos negócios. São geralmente executivos muito competentes, com capacidade gerencial e conhecimento de ferramentas administrativas. Exemplo: Samuel Klein
Empreendedor social: O empreendedor social tem como missão de vida construir um mundo melhor para as pessoas. Envolve-se em causas humanitárias com comprometimento singular. Tem um desejo imenso de mudar o mundo criando oportunidades para aqueles que não têm acesso a elas. Exemplo: Viviane Senna
Empreendedor por necessidade: O empreendedor por necessidade cria o próprio negócio porque não tem alternativa. Geralmente não tem acesso ao mercado de trabalho ou foi demitido. Não resta outra opção a não ser trabalhar por conta própria. Geralmente se envolve em negócios informais, desenvolvendo tarefas simples, prestando serviços e conseguindo como resultado pouco retorno financeiro. Exemplo: Geraldo Rufino
Empreendedor herdeiro: O empreendedor herdeiro recebe logo cedo a missão de levar à frente o legado de sua família. Empresas familiares fazem parte da estrutura empresarial de todos os países,e muitos impérios foram construídos nos últimos anos por famílias empreendedoras, que mostraram habilidade de passar o bastão a cada nova geração. Exemplo: Henry Ford II
Empreendedor normal: Toda teoria sobre o empreendedor de sucesso sempre apresenta o planejamento como uma das mais importantes atividades desenvolvidas pelos empreendedores. E isso tem sido comprovado nos últimos anos, já que o planejamento aumenta a probabilidade de um negócio ser bem-sucedido e, em consequência, leva mais empreendedores a usarem essa técnica para garantir melhores resultados. Exemplo: Romero Rodrigues.
Cada um tem características inerentes ao seu tipo e isso os faz diferenciados. Eles são comuns na capacidade de acreditar e realizar os seus sonhos. Todos os empreendedores apresentam boas características de liderança, relacionamento, visão de mercado e netwoking (necessário também para a captação fundos de investimento).

Continue navegando