Buscar

Resenha do artigo "Políticas públicas: uma revisão da literatura"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA DO ARTIGO “POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA” DE CELINA SOUZA
No artigo, a autora se propõe a apresentar os principais conceitos e modelos de análise de políticas públicas, buscando minimizar a lacuna da bibliografia em língua portuguesa da literatura sobre políticas públicas, revendo as principais formulações teóricas e conceituais da literatura.
A área das políticas públicas surge nos Estados Unidos com grande ênfase nos estudos sobre a ação dos governos, a partir do pressuposto analítico de que a ação governamental é passível de ser formulada cientificamente e analisado por pesquisadores independentes. A disciplina surge no contexto da Guerra Fria, onde se valoriza a tecnocracia e que consolidou os think tanks. Seus fundadores são H. Laswell, H. Simon, C. Linblom e D. Easton.
Buscando entender as definições sobre políticas públicas, a autora aponta que existem várias definições de políticas públicas que guiam os olhares para os embates em torno das preferências e ideias do governo. No ponto de vista teórico conceitual, a política pública e social são campos multidisciplinares com foco nas explicações sobre a natureza da política e seus processos. A política pública é, assim, o campo do conhecimento que busca colocar o governo em ação e/ou analisar essa ação e, quando necessário, propor mudanças no rumo dessas ações. A política pública é um campo holístico, referenciando-se em várias disciplinas, teorias e modelos, tendo metodologia e teoria próprias.
Buscando entender o papel dos governos na implementação das políticas públicas, a autora se propõe a refletir sobre as pressões dos grupos de interesse sobre suas formulação, pois a sociedade e o Estado estão próximas no modelo de sociedade atual. 
Em seguida, a autora apresenta alguns modelos de análise de políticas públicas, tais como “o tipo da política pública”, o incrementalismo, o ciclo da política pública, o garbage can, o modelo de coalizão e defesa, arenas sociais, modelo do equilíbrio interrompido e modelos influenciados pelo novo gerencialismo público.
Por fim, a autora analisa o papel das instituições/regras na decisão e formulação de políticas públicas, pontuando que o debate sobre políticas públicas tem sido influenciado por premissas advindas de outros campos teóricos, principalmente do neo-institucionalismo e suas vertentes. De acordo com os vários ramos dessa abordagem, instituições são regras que moldam o comportamento dos atores, e tomam o curso de certas políticas mais facilmente do que outras, definindo as alternativas políticas e mudando a posição relativa dos atores. 
A autora conclui retomando a proposta de resenha da literatura sobre o campo da política pública, que busca integrar elementos da política, da sociedade e das instituições onde as políticas são decididas.
REFERÊNCIA
Souza, Celina. “Políticas públicsa: uma revisão da literatura.” Sociologias, 2006: 20 - 45.

Continue navegando