Buscar

Idade Média

Prévia do material em texto

Idade Média
- Século V ao século XV.
- Início marcado pela queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e o fim pela tomada de Constantinopla em 1453.
- Os humanistas do século XV, denominam esse período como Idade das Trevas. Devido ao retrocesso intelectual, artístico, filosófico, em relação a Antiguidade Clássica.
- A Igreja Católica tornou-se uma instituição poderosa e influente não somente na religião, mas também na sociedade. A invasão bárbara provocou a fuga da cidade para o campo. A Europa Ocidental ruralizava-se, e a riqueza era a terra. A agricultura tornou-se a principal atividade econômica, e a produção dos feudos era para seu sustento.
CARACTERÍSTICAS:
 O PERÍDO MEDIEVAL É DIVIDIDO EM DUAS PARTES: A ALTA IDADE MÉDIA E A BAIXA IDADE MÉDIA.
ALTA IDADE MÉDIA
- Marcada pela instabilidade e insegurança.
- Sem possibilidade de ascensão social
Feudalismo:
- Sistema social, econômico e político
- Nesse sistema, terras eram concedidas por um suserano ao seu vassalo em troca de fidelidade e ajuda militar. Os senhores feudais controlavam o feudo, e a mão de obra era servil. Os servos deveriam pagar impostos e trabalhar para os senhores e o clero.
- Atividade econômica feudal era a agricultura.
- A Igreja Católica exercia grande influência dentro dos feudos, onde aconteciam as cerimônias religiosas e os registros de nascimento, casamento e morte.
* Impostos: 
- Talha ( uma parte do que era produzido ia para o senhor feudal)
- Banalidades ( uso de ferramentas como o forno e moinho)
- Capitação ( número de servos que moram no feudo )
Destaques:
- Reinos Germânicos: povos árias estabelecidos na fronteira do Império Romano. Eram conhecidos como bárbaros, por serem estrangeiros e não falarem latim.
- Francos: reino mais poderoso da Europa Ocidental.
- Império Bizantino: estabelecido em Constantinopla, sobreviveu as invasões bárbaras e ao período medieval.
- Árabes e o Islamismo: localizado na Penísula Arábica, nasceu em 630 o islã, como resultado das guerras santas chefiadas por Maomé. Aos poucos, a religião islã expandiu pela Ásia, África e Europa
BAIXA IDADE MÉDIA
 Crise do feudalismo:
- Fatores:
* Crescimento demográfico: aumento do número de pessoas e o surgimento de uma nova classe social, devido ao comércio: a burguesia.
* Revolução burguesa: com a burguesia, muitas pessoas fugiam do feudo em busca de melhores condições de vida. O surgimento da moeda, o desenvolvimento das cidades medievais e da intensificação das atividades comerciais, foram essenciais para o declínio do sistema de feudo.
Obs: a nova classe era contra o absolutismo, almejava independência e a favor do capitalismo, ou seja, lutavam por enrequecimento e mobilidade social.
* Peste negra: epidemia da peste bubônica, que matou milhões de pessoas no século XVI, ou seja, um terço da população europeia. A população vivia em condições precárias de habitação e higiene, o que fez com que o vírus se instalasse em ratos e se proliferasse.
* Cruzadas: movimento religioso, econômico e militar, contabilizou um total de oito expedições organizadas pela Igreja, que como resultado intensificou o comércio e o renascimento comercial.
* Renascimento: movimento artístico, filosófico e cultural que permitiu a mudança de mentalidades na sociedade europeia.
- Teocentrimo x antropocentrismo.
- Trocas comerciais.
- Sistema capitalista.

Mais conteúdos dessa disciplina